Logística Reversa – O que é, Tipos e como aplicar na sua empresa

Felix Schultz
Felix Schultz

A logística reversa é o procedimento que permite o consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto.

Esse conceito é mais atual do que o de logística, e vai de encontro à crescente preocupação de pessoas e empresas em relação à consciência e sustentabilidade ambiental.

Enquanto a logística possibilita que produtos e mercadorias sejam enviados aos consumidores em qualquer parte do mundo, a logística reversa trata de cuidar dos resíduos pós-consumo.

Existem produtos sabidamente prejudiciais à natureza, que impactam, inclusive, a saúde e a qualidade de vida do ser humano.

Por isso, conhecer e implementar uma política de logística reversa é não só uma excelente forma de estabelecer uma imagem positiva para sua marca, como, também, um compromisso ambiental.

Leia também: Entenda como melhorar a gestão e controle de compras da sua empresa

Neste artigo, vamos abordar:

  • O que é logística reversa
  • A logística reversa e a sustentabilidade
  • Qual o objetivo da logística reversa
  • Qual a importância da logística reversa
  • Indústrias obrigadas a implantar a logística reversa
  • Tipos de logística reversa
  • Etapas da logística reversa
  • Empresas que utilizam logística reversa
  • Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Boa leitura!

O que é logística reversa

Com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei nº 12.305 , em agosto de 2010, ficou firmado um acordo setorial.

Nele, fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes passam a compartilhar as responsabilidades sobre o ciclo de vida do produto, buscando uma redução dos resíduos e de seus impactos à saúde. 

Foi aí que surgiu o conceito de logística reversa, aplicado através de projetos públicos e privados que promovem ações para conscientização em relação à coleta ou descarte de rejeitos.

A logística reversa e a sustentabilidade

Como você já deve ter percebido, a logística reversa tem uma relação muito próxima com a sustentabilidade, já que é um meio para resolver problemáticas importantes em relação ao meio ambiente. 

No entanto, não é somente a sustentabilidade ambiental que percebe o impacto com a logística reversa.

Conceitos de sustentabilidade mais amplos, como reaproveitamento de materiais, que muito tem a ver com ideias de economia compartilhada, por exemplo, também são reforçados com ações de logística reversa. 

Um produto que sai da indústria em uma forma pode retornar, se transformar e virar um novo produto. 

Como você pode notar, as aplicações e benefícios da logística reversa são amplas, podendo ir desde a correta forma de descarte de resíduos perigosos (como petróleo), até a construção e remanufatura de novos produtos.

Qual o objetivo da logística reversa

O objetivo da logística reversa, a grosso modo, é reduzir o impacto do lixo.

Assim, dá às empresas, governo e pessoas físicas a responsabilidade sobre o ciclo de vida do produto, conscientizando sobre seu papel e seu compromisso frente ao meio ambiente. 

Com a logística reversa, empresas de variados setores podem cumprir uma importante função social e ambiental, contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Qual a importância da logística reversa

A logística reversa tem um impacto significativo na preservação do meio ambiente e na redução dos prejuízos à saúde do ser humano. 

Mas, além disso, traz inúmeros outros benefícios para a empresa, provando-se uma estratégia eficaz e de grande importância para empresas de todos os segmentos.

– Potencial de redução de custos

A logística reversa pode ter uma importante participação na redução de custos. Tudo depende de como você vai trabalhar esse conceito!

Por exemplo: se você estabelecer uma política de logística reversa visando o reaproveitamento de matéria-prima para desenvolvimento de outros produtos, você poderá ter um custo de produção bastante reduzido. 

Outra forma de reduzir custos é com a melhora do processo de produção, que veremos em seguida.

– Melhoria do processo produtivo

A logística reversa nem sempre é aplicada pós-consumo. Ou seja: você pode ter uma política de logística reversa para recolher produtos com defeitos, por exemplo.

Se você acompanhar o volume de produtos devolvidos por defeito, insatisfação do cliente ou erros na gestão de estoque ou de transporte, você poderá identificar oportunidades importantes, melhorando seus processos.

– Imagem corporativa e relacionamento

Uma empresa que aposta em políticas de logística reversa, seja pós-consumo, seja por outros critérios, tende a ser mais querida pelos consumidores. 

Isso porque a consciência ambiental, a flexibilidade em entender e se adaptar, e reforça conceitos positivos que estão sendo cada vez mais cobrados pelos clientes, como responsabilidade, compromisso social e economia colaborativa.

– Ampliação das vantagens competitivas

Com um mercado competitivo, a logística reversa pode ser um diferencial e uma vantagem para você sair frente à concorrência, aumentando, ainda, o valor da sua marca.

Indústrias obrigadas a implantar a logística reversa

A lei estabelecida em 2010 firma um acordo setorial que abrange fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinados tipos de produtos a aderirem à logística reversa.

Apesar de qualquer empresa poder criar projetos e ações relacionadas, algumas são obrigadas a implementar esse processo, já que seus produtos são de maior risco para a saúde humana e meio ambiente. São elas:

– Agrotóxicos

Toda a cadeia produtiva de agrotóxicos deve implementar uma política de logística reversa, que dê conta tanto do produto, em si, quanto seus resíduos e embalagens.

A obrigação também inclui produtos cujas embalagens, após o uso, possam se tornar resíduos perigosos, conforme as normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas.

– Pilhas e baterias

Pilhas e baterias, quando lixo, liberam materiais tóxicos para o meio ambiente se descartadas de forma incorreta.

Por isso, devem existir ações voltadas para a coleta destes materiais, retornando para fabricantes ou empresas responsáveis pela correta destinação, evitando prejuízos ambientais.

– Pneus

Um pneu, se descartado na natureza, demora 600 anos para se decompor. Além disso, podem ser morada de inúmeros insetos, incluindo o mosquito da dengue.

Um pneu que não pode mais ser reformado, pode ser transformado em outros objetos, ou ser utilizado como combustível a indústrias de cimento ou fabricação de asfalto.

– Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens

Assim como os agrotóxicos, todas as empresas da cadeia de produção e distribuição de óleos lubrificantes devem estabelecer uma política de logística reversa, tanto para o produto quanto para o lixo por ele gerado, como resíduos e embalagens.

– Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista

As lâmpadas possuem substâncias tóxicas, prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente.

Pontos de coleta podem ser estabelecidos para que o cliente faça o correto descarte das lâmpadas queimadas, possibilitando a destinação correta, responsabilidade do setor.

– Produtos eletroeletrônicos e seus componentes

Assim como acontece com os produtos citados anteriormente, o chamado lixo eletrônico pode causar danos à saúde do homem e ao meio ambiente, se descartado de forma incorreta.

Por isso, esse é, também, um setor que tem como obrigação a implementação de uma logística reversa.

Etapas da logística reversa

Apesar do conceito de logística reversa ter surgido com a discussão em relação ao descarte de materiais perigosos, ela pode ser aplicada em diferentes etapas do ciclo de vida do produto.

Por exemplo:

– Logística reversa no pós-venda

Neste caso, o produto será devolvido à cadeia de distribuição (comerciante, distribuidor ou fabricante) antes de ser utilizado pelo consumidor ou quando houver pouco uso, como é o caso de produtos que apresentam defeito.

A empresa deve, portanto, ter uma política clara de gestão para tratar essa devolução, controlando o fluxo e as informações logísticas, ajustando o que for necessário para conserto ou melhoria do melhoria, permitindo uma nova comercialização.

É importante, também, que a empresa mantenha o controle sobre os motivos que acontecem essa devolução, buscando encontrar oportunidades de melhoria em seu processo.

Algumas razões possíveis de ocorrer uma logística reversa no pré-consumo são:

  • Defeitos de fabricação ou uso
  • Avarias na embalagem ou no produto
  • Erros na emissão do pedido (por exemplo, errar a quantidade ou o modelo solicitado)
  • Mercadorias em consignação (para teste antes da compra, por exemplo)
  • Término do prazo de validade antes do consumo (em caso de demora na entrega ao cliente final, por exemplo)
  • Recall

– Logística reversa no pós-consumo

A logística reversa pós-consumo, como o nome sugere, é a mais vinculada aos aspectos ambientais, já que resolve o problema encontrado por todos os clientes: o descarte.

Uma vez que um produto não é mais útil ou possível de ser utilizado (como um antigo rádio relógio sem funcionamento, ou uma pilha que não funciona mais), ele precisa ser descartado.

No entanto, sabemos que muitos produtos podem emitir substâncias tóxicas ao meio ambiente e à saúde do homem. Assim, é vital que o descarte desses produtos perigosos aconteça da forma correta.

O receptor desse produto poderá acabar reutilizando-o para outros fins, reciclando, desmanchando e destinando os resíduos, sólidos ou líquidos, adequadamente.

Aqui, também, entram as empresas que, mesmo sem trabalhar com produtos perigosos, oferecem opções de logística reversa e usam essa política como um diferencial competitivo.

Por exemplo, você pode trabalhar com a coleta de inúmeros produtos em borracha para desenvolver um novo produto, como um sapato, totalmente através da reciclagem deste material.

Empresas que utilizam logística reversa

Inúmeras empresas já desenvolvem projetos e ações para a logística reversa, seja para seus próprios produtos, seja para arrecadar matéria-prima para desenvolvimento de novos produtos.

Um exemplo é a Insecta Shoes , uma empresa vegana de calçados. Além de criar seus produtos com borracha, algodão reciclado, PET e outros materiais que seriam jogados no lixo, ainda tem uma política de devolução do sapato usado.

Para isso, o cliente devolve seu sapato Insecta usado, que será desmontado e reciclado (ou reaproveitado), e ganha um cupom de R$ 50,00 de desconto para a próxima compra.

A Bridgestone destina seus resíduos para aplicação diversa, inclusive como substituto da brita em obras.

A Natura, empresa nacional de cosméticos, criou um programa que recolhe as embalagens vazias dos seus produtos, após o uso, evitando que sejam descartados na natureza.

Outro modelo de logística reversa é o aplicado pelas lojas de telefonia, como a Vivo, ou marcas de aparelhos smartphones, como a Apple, que recebem o seu aparelho usado como parte do pagamento em um novo.

Empresas de grande renome no setor de eletroeletrônicos costumam manter, em suas lojas, pontos de coleta de lixo eletrônico. É o caso da Apple, HP, Dell e Samsung, por exemplo.

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Agora que você já entendeu o que é logística reversa e todos os benefícios que ela oferece, não só para o meio ambiente, mas também para a imagem da sua empresa, chegou a hora de saber como aplicar esse conceito na realidade do seu negócio.

Como você sabe, a logística reversa pode ser utilizada por empresas de todos os segmentos e tamanho, ainda que seja obrigatória somente para o setor que lida com produtos perigosos.

Assim, pode ser um diferencial competitivo e um importante valor para sua marca. Vamos começar?

– Estabeleça uma política de troca e devoluções

Para devolução de mercadoria, o Código de Defesa do Consumidor estabelece alguns critérios em que é obrigatório o aceite do produto por parte da empresa.

Neste caso, trata-se exclusivamente da devolução pré-consumo, em que se observa defeitos ou avarias e o cliente tem um prazo determinado para buscar o ressarcimento do valor.

No entanto, no caso da logística reversa, sua empresa pode estabelecer sua própria política de troca ou devoluções, seja no pré-consumo, seja no pós, atendendo às necessidades e oportunidades envolvidas nesse conceito sustentável.

É importante, porém, que a empresa tenha claro quais métodos e critérios para que a devolução do produto aconteça, e quais serão as formas de compensação ao cliente.

Além disso, a política deve determinar os processos envolvidos e como deverão ser executados, como, por exemplo, em relação ao frete, às notas fiscais e à destinação do produto dentro da empresa.

– Capacite sua equipe

Uma vez tendo documentada a sua política de logística reversa, sua equipe precisa ser treinada.

Essa etapa é essencial, já que a equipe estará frente a frente do consumidor e precisa entender o que deve ser feito, quais casos deve ou não aceitar a devolução, e o que fazer a partir daí.

A equipe também deve se sentir confortável com a autonomia, necessária para lidar com possíveis casos de insatisfação do cliente, buscando alternativas para reverter a experiência negativa.

– Ofereça atendimento eficiente multi-canal

Em tempos onde o digital domina a rotina de muitas pessoas, é essencial que sua empresa tenha condições de atender seus clientes em diferentes canais, on e offline.

O telefone, apenas, não basta. Existem inúmeros consumidores que preferem e fazem questão de entrar em contato com a empresa através de ferramentas que sejam mais confortáveis para eles, como redes sociais, whatsapp ou e-mail.

Busque estruturar um atendimento que funcione e supra as necessidades dos seus clientes, para evitar aumentar o desconforto e a insatisfação.

Existem alternativas que otimizam esses processos, como os chatbots, que podem auxiliar para uma triagem efetiva, reduzindo custos com pessoal.

– Informe seu cliente

De nada adianta você estabelecer uma política de logística reversa se o seu cliente não souber disso, certo?

Utilize seus canais de comunicação oficiais para divulgar a novidade! Enriqueça a comunicação dessa iniciativa e utilize isso como um valor de sua empresa, reforçando positivamente sua marca.

– Tenha um protocolo de retorno de materiais

Parte fundamental da logística reversa é ter estabelecido o protocolo que deve ser seguido ao receber os materiais, sejam eles quais forem.

Quem deve receber? Para onde devem ser destinados? Existem tratamentos a serem feitos antes da reutilização, reciclagem ou descarte?

Essas são perguntas que devem estar bastante claras para todos da sua empresa. Um claro mapeamento de processos pode auxiliar nessa tarefa.

– Tenha controle financeiro e de estoque

Implementar uma logística reversa só trará benefícios de redução de custos, otimização de processos e valorização de marca se você conseguir ter um bom controle das entradas e saídas de produtos e materiais.

A gestão dos processos é de extrema importância para que você não perca informações que podem distorcer as análises e prejudicar os resultados financeiros da sua empresa.

– Utilize um sistema de gestão integrado

Para apoiar seu controle gerencial, considere utilizar um sistema de gestão integrada.

Com um ERP completo você tem uma visão de todos os processos e do ciclo do produto, desde compras, controle de estoque, entradas e saídas, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e muito mais!

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Conclusão

A logística reversa surgiu com a necessidade de se buscar soluções para o problema do lixo.

O descarte incorreto de determinados produtos é nocivo para o ser humano e para o meio ambiente. Assim, estabeleceu-se uma lei que compartilha a responsabilidade sobre o descarte de produtos e resíduos de determinados setores.

Fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes de produtos como pneu, lâmpadas, pilhas e eletroeletrônicos, devem promover ações de conscientização e facilitação para a coleta de rejeitos e produtos pós-consumo.

Aliado ao crescimento constante da preocupação ambiental e social dos consumidores, a logística reversa tornou-se uma grande aliada para empresas buscarem um diferencial competitivo, aumentando o valor de suas marcas e conquistando um público exigente.

De quebra, ainda colaboram para a construção de um mundo melhor, fazendo sua parte para a preservação da saúde e da natureza.

Uma boa política depende, porém, de um controle eficiente na gestão do seu negócio.

Isso porque é importante entender indicadores e processos envolvidos, buscando formas de melhorias e garantindo a preservação (ou melhora!) dos resultados financeiros.

Com um sistema de gestão integrada , sua empresa pode implementar mantendo as informações estratégicas sob controle, facilitando as tomadas de decisões e experimentando todos os benefícios que essa prática pode oferecer.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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