Atendimento ao cliente: estratégias para sua empresa

Felix Schultz
Felix Schultz
Profissional fazendo atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é fundamental para estabelecer conversas que permitam atender e esclarecer as necessidades, dúvidas e reclamações do consumidor. 

O sucesso de um negócio é resultado de diversas práticas essenciais ao dia a dia da empresa. Entre elas, destacamos o bom atendimento ao cliente. Mais do que uma necessidade, é uma obrigação de qualquer organização, seja ela de produtos ou serviços. 

Confira a seguir a importância do atendimento de qualidade e saiba o que fazer para fidelizar o seu cliente. 

Importância do atendimento ao cliente 

O acesso à informação e a velocidade de comunicação decorrente da internet e das ferramentas digitais deixam os clientes cada vez mais exigentes quanto à qualidade do atendimento. 

Prova disso é uma pesquisa divulgada pela Salesforce Research que mostrou que 84% dos clientes desejam ser tratados como clientes, não como um número para atingir uma meta. 

Isso mostra que é necessário focar em estratégias que ofereçam o melhor atendimento ao cliente faz toda a diferença para o sucesso de um negócio. 

Assim, é necessário focar em estratégias que estabeleçam o relacionamento desde o primeiro contato até o pós-venda, possibilitando, entre outras vantagens: 

  • Fidelização do cliente;
  • Divulgação orgânica da marca; 
  • Aumento no volume de vendas; 
  • Redução do ciclo de vendas e do churn (métrica que indica quanto a empresa perdeu de receita ou clientes);
  • Conhecimento sobre o público e capacidade de antecipar suas necessidades;
  • Melhoria dos processos através dos feedbacks recebidos. 

Dicas de atendimento ao cliente

Conheça a jornada do cliente 

Saiba o perfil do cliente e suas necessidades em cada etapa da jornada. Com essas informações, é possível definir práticas que dialoguem com os clientes em diferentes fases do funil, acompanhando em todo o caminho até a compra. 

Seja transparente 

Baseia a comunicação da empresa em transparência. Isso significa que você deve explicar de forma clara as condições do seu produto ou serviço e ser sempre sincero ao assumir erros e propor soluções para manter a satisfação do cliente. 

Seja ágil e empático 

Tenha um guia de atendimento, mas não se limite a scripts robóticos. Coloque-se no lugar do consumidor e pratique a empatia para tentar ajudá-lo. 

Além disso, tenha processos organizados e não deixe a pessoa esperar demais. Uma boa dica é configurar respostas automáticas para e-mails, chats e Whatsapp e tentar responder tudo o mais rápido possível. 

Personalize o atendimento 

Seja amigável e adote um discurso acessível aos diferentes públicos. Para isso, use uma linguagem simples e objetiva e evite termos muito técnicos. 

Fale com calma e apresente as soluções de forma didática e direta. Assim, caso o cliente tenha a mesma dúvida em outro momento, poderá consultar a conversa e resolver o problema sozinho. 

Crie conexões reais 

O relacionamento com o cliente é um aspecto fundamental do atendimento. Por isso, esteja disponível para tirar dúvidas e ajudar na solução de problemas antes, durante e depois da compra. 

Outra prática importante é entrar em contato com o consumidor para saber se o produto ou serviço atendeu às expectativas, ou se o seu problema foi resolvido após ele procurar o suporte.

Por último, realize o acompanhamento pós-venda. Envie uma pesquisa para avaliar a satisfação do cliente com o atendimento e reforce a importância das respostas para sua empresa fazer um trabalho cada vez melhor. 

Tenha uma equipe treinada 

O mercado exige que o contato seja cada vez mais humanizado e personalizado, por isso é necessário investir constantemente na capacitação dos profissionais por meio de cursos e conteúdos ricos, como vídeos, e-books e podcasts. 

Além disso, é preciso posicionar a equipe sobre os processos e as boas práticas de atendimento da empresa, acompanhar o dia a dia da atividade e pontuar o que precisa ser melhorado ou usado como exemplo. 

Defina limites 

Determine o horário de atendimento ao cliente em cada canal e disponibilize essa informação de forma clara. 

Assim você cria um ambiente de trabalho favorável, respeitando a jornada de trabalho de cada colaborador, e garante que o cliente entenda quando e como pode entrar em contato com a empresa. 

Tenha uma boa ferramenta de suporte 

Para tornar o atendimento ao cliente mais prático e eficiente, a dica é investir em um bom sistema de gestão, que garanta que você tenha mais tempo e confiabilidade de dados. 

Por que escolher o BomControle par auxiliar no atendimento ao cliente? 

O BomControle é um sistema ERP completo, que oferece módulos para automatização e integração dos processos de todos os departamentos, desde a venda no CRM, procedimentos de pós-venda, faturamento e interação com estoque até o atendimento de solicitações.

Isso é fundamental porque o bom atendimento é um diferencial para negócios de qualquer área. Afinal, um cliente satisfeito tende a divulgar a marca aos seus conhecidos, o que impacta diretamente no aumento das vendas.

Ficou interessado? Confira a seguir algumas vantagens do BomControle para o atendimento ao cliente e entenda como podemos ajudar em diversos processos da sua empresa. 

  1. Dados dos clientes acessíveis para a criação de dashboards e relatórios.
  2. Geração de processo de pós-venda. 
  3. Lançamento automático de novos clientes no faturamento.
  4. Baixa automática no estoque.
  5. Informações sobre inadimplência disponíveis no atendimento dos chamados.

Aproveite essa oportunidade! Conheça o BomControle e teste gratuitamente por 7 dias. 

Conclusão

O atendimento ao cliente ajuda a sua empresa a reduzir gastos, proporciona uma boa reputação no mercado e, o mais importante, garante uma experiência positiva ao cliente, o que ajuda a criar um relacionamento duradouro.

Para conquistar e fidelizar clientes e alcançar o sucesso em sua empresa, conte com o BomControle. Nós temos as ferramentas necessárias para o seu negócio: inicie o período de teste agora mesmo.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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