5 estratégias de sucesso para o crescimento empresarial

Felix Schultz
Felix Schultz
Homem segurando placa com ícones representando o crescimento empresarial

As diferentes estratégias de crescimento empresarial são fundamentais para que as corporações ampliem suas atuações e, consequentemente, seus lucros. Diferentes necessidades demandam ações distintas, sempre em busca de uma evolução em termos corporativos.

A busca pelo crescimento deve ter como base algumas estratégias que garantam a saúde financeira da empresa, de modo que ela se desenvolva de forma segura e sustentável, minimizando qualquer tipo de risco e garantindo a sustentabilidade de sua atuação diante do mercado.

Para saber quais caminhos seguir é importante se atentar às estratégias que deram certo para grandes empresas, proporcionando bons resultados. Confira 5 dicas!

1. Expanda sua segmentação no mercado

Estar sempre atento às oportunidades no mercado é importante para aproveitar o momento ideal para expandir sua atuação.

Ficar preso a apenas um segmento ou a produtos ou serviços específicos pode não ser a melhor ideia. Inicialmente é uma estratégia interessante, já que isso proporciona crescimento para a marca, fazendo com que ela se torne referência no que se propõe. Mas, o que vem depois?

Se sua empresa já está estabelecida, tem credibilidade no segmento e bons números, é hora de dar um passo à frente, visando o crescimento institucional. Se uma marca tem um nome estabilizado é muito mais fácil tentar ampliar sua atuação, já que a aceitação do público será maior.

O investimento financeiro será necessário, mas, diante desses fatores, o sucesso é provável — se tudo for feito com competência.

É importante buscar serviços ou produtos que tenham alguma relação com a sua área de atuação. Por exemplo, se você tem uma empresa de cervejas artesanais, por que não pensar em abrir um bar com a sua marca? Busque atender as demandas do mercado e ampliar sua segmentação.

2. Busque melhorias específicas

O que pode funcionar melhor dentro da sua empresa? O crescimento está muito ligado a como a instituição é observada de maneira geral.

Bons gestores sabem perfeitamente em que investir para conseguir um desenvolvimento mais agressivo, de modo que a empresa elimine suas falhas e pontos fracos. Uma maneira muito eficiente de detectar essas questões é ouvir feedbacks.

Reuniões são importantes para definir pontos para buscar melhorar cada um dos departamentos e processos realizados dentro da empresa.

É importante estar sempre aberto a ouvir o que os diretores, gestores e lideres têm a dizer, considerando que a melhora desses pontos pressupõe uma busca por uma atuação cada vez mais livre de ruídos e empecilhos.

O feedback do consumidor também é fundamental, afinal, é ele o grande foco da empresa. É fundamental disponibilizar espaços para que eles opinem sobre sua prestação de serviços ou qualidade de produtos. O trabalho em cima dessas questões é fundamental para desenvolver a empresa.

3. Expanda sua atuação geográfica

Atuar em mais regiões naturalmente traz um maior faturamento, isso é bem lógico e uma grande prova disso são as multinacionais.

É fundamental que sua empresa esteja sempre atenta a esse tipo de oportunidade, já que é muito comum que, por exemplo, uma empresa venda um produto que seja bem famoso em um estado e no outro ele é desconhecido ou, até mesmo, haja a demanda de consumo, mas ele não chega até lá.

Uma empresa que busca crescimento precisa sempre considerar que sua atuação ultrapasse fronteiras.

O limite geográfico é uma questão cada vez menor, especialmente porque a internet e os e-commerces são muito bem-aceitos pelos consumidores, então essa deve ser uma opção realmente a ser considerada por quem pretende expandir seus negócios.

A exportação também é uma possibilidade! Para atuar nessa área é importante se certificar de ter profissionais preparados para atender às demandas que o comércio internacional impõe.

Sendo assim, especialistas em comércio exterior devem estar em sua pauta de contratação, antes mesmo de iniciar o planejamento de expansão de atuação da sua empresa.

4. Acompanhe os resultados do seu negócio

Uma das principais estratégias de crescimento empresarial, ela é também uma das mais simples: acompanhar de perto os resultados.

É preciso ter acesso constante às informações detalhadas sobre absolutamente tudo que está acontecendo com a empresa, especialmente, aos números e ao desempenho. Como saber o status atual dos seus negócios, sem o acompanhamento adequado?

Somente diante dessas informações será possível ter um diagnóstico da situação atual da empresa no que diz respeito ao faturamento. Um desempenho ruim, por exemplo, pode demandar mudanças mais profundas em uma série de processos e atuações, em busca de um equilíbrio maior e números satisfatórios.

Em contrapartida, bons resultados podem servir para mostrar o caminho certo para o crescimento.

Um gestor de sucesso é aquele que não se distrai quanto aos resultados do negócio, ele sempre tem uma visão analítica, observa as oportunidades, interessantes e estuda possibilidades de mudança, tudo em prol da busca pelo crescimento da empresa de uma maneira geral.

5. Expanda seu público-alvo

Para quem você oferece seus produtos ou serviços? Toda empresa acaba naturalmente atendendo a um público específico, mesmo que isso não seja intencional. São muitos fatores que influenciam nessa segmentação, como preço, tipo de produto, tipo de serviço, entre outros pontos.

Entretanto, nada impede que sua empresa estude formas de atingir novos mercados no que diz respeito ao consumidor.

Se você vende, por exemplo, produtos cosméticos de luxo, com preços altos, por que não desenvolver uma marca voltada para um público das classes C e E, por exemplo, que poderão ter acesso à sua qualidade, mas sob outra marca, direcionamento e proposta?

Isso permite que uma empresa amplie o número de clientes, mesmo obtendo um lucro menor com esse novo empreendimento. No final das contas, haverá crescimento dos lucros e expansão dos negócios.

Outra abordagem diferente é a questão do gênero. Se você vende shampoos para cabelos femininos, por exemplo, porque não estudar o desenvolvimento de uma linha masculina. Homens e mulheres têm diferentes necessidades e poder atender a esses dois públicos só traz vantagens para a marca.

As diferentes estratégias de crescimento empresarial são fundamentais para atender às necessidades dos negócios de várias maneiras. Cada uma delas tem o seu valor na busca pelo desenvolvimento da marca e pelo aumento dos lucros.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.