8 passos para aumentar os lucros da sua empresa

Felix Schultz
Felix Schultz
8 passos para aumentar lucros da empresa

Como aumentar o lucro da empresa? Se a sua resposta é somente aumentar as vendas, você está prestes a cometer um erro comum. Muitos gestores acreditam que ter mais lucro é igual a entrar mais dinheiro! É óbvio que fazer mais negócios é parte considerável do faturamento, porém tão importante quanto isso é sair menos dinheiro dos seus cofres.

Ou seja, uma das estratégias para manter o seu fluxo de caixa positivo é diminuir os custos das suas operações. Desta forma, seus lucros vão crescer mesmo que você mantenha o mesmo número de negociações. Além disso, é uma boa ideia investir em programas, treinamentos e outras iniciativas que você verá agora.

Saiba, a seguir, como aumentar os seus lucros e garantir o sucesso a longo prazo da sua companhia.

1. Tenha controle sobre as despesas

Quanto custa para sua empresa o uso mensal de água? E os gastos com materiais de limpeza? Se você não tem na ponta da língua essas respostas, falta-lhe algo essencial para aumentar os lucros da sua empresa: controle.

Manter o domínio sobre o orçamento de todos os setores é primordial para a saúde financeira de qualquer organização. Somente por meio do monitoramento constante, você será capaz de identificar onde o gasto é maior e o que pode ser feito para reduzi-lo. No início, esse levantamento significa muito trabalho, mas depois será uma ferramenta incrível para aumentar o faturamento.

2. Aposte na tecnologia

E como garantir que esse controle será feito de forma eficaz e prática no dia a dia? No mercado há uma infinidade de soluções tecnológicas para isso. Softwares dão conta de inúmeros processos integrados e são capazes de gerir estoque, relacionamento com cliente e fluxo de caixa, somente para citar algumas funções.

Os softwares específicos para Gestão Financeira do negócio, por exemplo, são cruciais para que você tenha acesso rápido às rotinas do dia a dia, pague e receba títulos em aberto, concilie contas e analise com segurança as movimentações de entrada e saída de dinheiro. Tudo isso evitará erros, cobrança de juros, atrasos e até problemas com seus parceiros de negócio e inadimplência por parte dos clientes.

3. Separe as contas

Todo o lucro da empresa pertence a você? Claro que não! Não é porque a empresa é sua que todo dinheiro vai direto para o seu bolso! Para ter mais lucro é necessário separar as contas pessoais das empresariais.

Na prática, você tem que ter contas bancárias separadas e manter os débitos do dia a dia independentes. A parcela do seu carro novo não deve estar na programação financeira da empresa está errado, por exemplo. Ou se a fatura das passagens aéreas das suas férias vai direto para o setor de compras, também não funciona. Para evitar essa confusão, mantenha um pró-labore que varie de acordo com o faturamento da organização.

4. Invista na equipe de vendas

Finalmente um tópico que está diretamente relacionado com as vendas! Percebeu como os passos anteriores referem-se muito mais a ações estruturais internas? Agora é hora de partir para o ataque externo investindo nos seus vendedores.

E isso é possível por meio de treinamentos, programas de incentivo, ações motivadoras, bônus e recompensas. E claro: um bom planejamento de cargos e carreiras. É fundamental que o vendedor tenha expectativa de crescimento junto à organização. Desta forma, ela dará passos mais ousados e será mais engajado.

5. Planeje suas vendas

Vender é uma arte, já diz o antigo ditado popular. Portanto, deve ser tratada como tal, recebendo atenção específica do gestor. Não basta colocar uma cartilha de produtos nas mãos do colaborador e esperar que ele se vire. Suas vendas precisam seguir uma estratégia.

Um plano de vendas é indicado para que a empresa execute negociações seguras. É possível fazer um mapeamento das áreas de vendas, das épocas do ano mais propícias para determinadas ações promocionais, dos clientes mais pontuais, dos produtos mais ventáveis, das formas de pagamento mais adequadas, de uma logística mais eficiente e de métodos mais convincentes.

6. Aumente o mix de produtos

Cliente gosta de ter várias opções. E essa é uma oportunidade para aumentar o lucro da empresa. Se você já tem uma marca consolidada no mercado, tem expertise nas negociações do ramo e já sabe as carências do setor, pode ser uma boa ideia aumentar o mix de produtos.

É claro que antes de partir para isso, você tem que fazer um estudo detalhado da situação do mercado e ter um controle absoluto sobre as suas finanças. É altamente recomendado que você converse com seus vendedores, pois são eles que estão na ponta das negociações, cara a cara com o cliente e sabem exatamente quais são as necessidades e solicitações dos consumidores.

7. Trate bem o cliente

Já passou o tempo em que os clientes ficavam presos à marca somente por tradição ou por não existir outras opções. Atualmente, o cliente é fiel à qualidade do produto e preço. Há alguns que também se preocupam com a responsabilidade social da marca e até questões de sustentabilidade entram na balança.

Logo, é requisito básico tratar bem o cliente, atender as suas necessidades e ir além no pós-venda. SAC que não funciona, vendedor que não escuta ou empresa que só quer aumentar os lucros não conseguem se sustentar por muito tempo. Atendimento é tudo.

8. Seja diferente

Se você já coloca em prática todos as dicas anteriores, deve ainda levar a sério a inovação. A capacidade de ser diferente e sair à frente da concorrência é um grande passo para ampliar a sua lucratividade.

Observe como se apresentam as suas embalagens, como acontece a abordagem aos clientes, o que tem de mais novo para as linhas de produção e busque estudos de casos que transformaram empresas comuns em marcas modernas e valiosas. Você pode até formar uma equipe antenada e buscar novas soluções para impasses antigos.

Aumentar o lucro da empresa não é algo que se conquista da noite para o dia. Contudo, garantir a observância dessas 8 dicas é contribuir significantemente para a expansão do seu faturamento. Aceite esse desafio e esteja pronto para comemorar muitas conquistas!

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.