Como convencer o seu chefe que a sua empresa precisa de um novo ERP

Felix Schultz
Felix Schultz
Como convencer o seu chefe que a sua empresa precisa de um novo ERP

O apoio de profissionais com poder de decisão em uma empresa é um dos maiores desafios na hora de iniciar a busca por um novo ERP. Isso ocorre porque esses projetos demandam um investimento considerável e muitas vezes os executivos não entendem a necessidade e as vantagens de um Bom Controle para projeto deste porte.

Quando a proposta de um sistema ERP é rejeitada pelo conselho executivo, o gerente de TI ou CIO acaba pausando um projeto que muitas vezes é necessário para a empresa. Mesmo assim, essa situação pode persistir até quando a empresa está em um ambiente técnico e operacional difícil.

Para evitar que isso ocorra na sua empresa, veja a seguir como convencer o seu chefe que a sua empresa precisa de um novo ERP, e fazer a mudança.

Comece com o ROI: foque em melhorar os resultados da empresa.

A primeira coisa que todo executivo quer saber é o valor do investimento e o possível retorno. Os problemas identificados nos processos atuais podem estar bem claros, mas a necessidade de mudança pode não parecer tão urgente, a não ser que sejam apresentados os reais investimentos, benefícios e o potencial de aumento do ROI.

Outro fator que é bem recebido, é a redução de grandes custos como manutenção de software, processos manuais e outros. De qualquer maneira, esses benefícios devem ser revertidos em números tangíveis para que sejam reconhecidos pelo seu chefe e/ou conselho executivo.

Procure o apoio de outros profissionais

Peça apoio a outros profissionais que podem ser influenciadores ou também têm poder de decisão. Independente de qual setor você pertence, as chances de aprovação do projeto são maiores se você tem outros colaboradores que também identificam a necessidade e apresentam bons argumentos.

Quando você tem o apoio de profissionais como o CFO, diretor de marketing, vendas e outros, fica mais fácil para que o conselho executivo identifique as vantagens para os diversos setores da empresa. Além disso, quando for o momento de fazer a implementação, esses setores já estarão alinhados e poderão fazer um bom trabalho de adaptação com os seus colaboradores.

Demostre outras opções viáveis além da troca de ERP.

Analise a sua empresa e quais seriam outras alternativas viáveis além do projeto de ERP. Para tomar uma decisão, é preciso antes ter todas as informações a respeito e muitos executivos preferem essa abordagem.

Mesmo que a escolha por um novo ERP pareça a única opção viável, vale a pena mostrar aos seus superiores que você considerou todas as opções cuidadosamente. Por outro lado, essa avaliação pode apontar que existem opções mais baratas, menos arriscadas e mais eficazes. Sendo assim, não tenha medo de recomendar atualizações no ERP atual ou reestruturar e customizar os processos.

Essas ações podem transmitir mais credibilidade para a sua recomendação principal ou até comprovar que uma das outras alternativas pode ser mais adequada a sua empresa.

Explique como o processo de implantação do ERP será feito

Conseguir a aprovação do projeto já é uma grande vitória. Com isso, o maior desafio passa a ser como aplicar a solução na empresa. Ou seja, a sua análise e recomendação também deve abordar como fazer essa implementação no contexto da empresa. O planejamento será melhor recebido se você detalhar como serão os novos processos, a gestão da mudança organizacional e sugerir como gerenciar e reduzir riscos.

Não deixe a necessidade de mudança se tornar uma urgência.

Boas decisões não são tomadas com pressa. As chances de o projeto ser prejudicado e gerar ainda mais gastos são maiores quando a empresa precisa trocar o ERP com urgência.

Para evitar essa situação, faça o seu planejamento e procure apoio de outros setores bem antes do projeto passar de uma necessidade para uma obrigação. Sendo assim, não espere que a versão do seu atual sistema fique sem o suporte do fornecedor ou perca a sua total funcionalidade, faça antes a apresentação de todas as opções estudadas aos seus superiores.

Essas dicas podem aumentar as chances de como convencer o seu chefe que a sua empresa precisa de um novo ERP, e aprovação do seu projeto. No entanto, cada proposta deve ter argumentos de acordo com o tipo de empresa, o conselho executivo e o seu atual contexto.

Se você já está em processo de seleção, não deixe de conhecer o Bom Controle nosso ERP tem uma das implementações mais rápidas do mercado e proporciona todas as vantagens de grandes soluções já existentes. Confira!

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.