Planejamento tributário estratégico: como a CND federal se encaixa na sua gestão?

Felix Schultz
Felix Schultz
cnd federal

O planejamento tributário estratégico é fundamental para as empresas! Afinal, suas atividades são especialmente úteis na hora de prestar contas e comprovar a regularidade de suas obrigações tributárias, fiscais e trabalhistas. Para isso, existem alguns documentos que podem ser emitidos pela organização, e o principal deles é a CND federal.  

Pensando nisso,  neste artigo, explicamos a importância da certidão de regularidade fiscal federal e trazemos dicas de como ela pode ser implementada na sua gestão financeira. Continue a leitura e confira!

O que é CND Federal?

A CND federal, sigla para Certidão Negativa de Débitos, é um documento emitido pelo Governo para confirmar que não há dívidas ativas em órgãos governamentais ou processos judiciais em aberto. 

Assim, a certidão negativa federal comprova que não há pendências no CNPJ da empresa. Ou seja, funciona como um “nada consta” em relação a débitos e dívidas.

O documento é emitido no site da Receita Federal e tem prazo de validade de até 60 dias contados da sua emissão, de acordo com a Lei n°8.212/91. No entanto, esse período pode ser ampliado para até 180 dias mediante regulamentos específicos.

Tipos de certidões negativa de débitos

A certidão negativa débito federal é a mais completa e utilizada pelas empresas. Entretanto, existem outros documentos que atuam como subtipos e podem ser gerados para atender necessidades específicas. Sendo assim, confira alguns deles:

  • Certidão de regularidade do FGTS 

É emitida pela Caixa Econômica Federal para atestar a regularidade da empresa com relação às obrigações de FGTS de seus colaboradores.

  • Certidão Negativa de Débito Estadual

    Gerada pela Secretaria da Fazenda de cada estado, comprova que não há pendências ou irregularidades fiscais no pagamento dos tributos gerenciados pelo órgão.

    • Certidão Negativa de Tributos Mobiliários e Imobiliários

    Documento gerado pela Prefeitura do Município que atesta que a empresa não possui débitos referentes a imóveis, como IPTU, e não tem dívidas do Imposto sobre Serviço (ISS).

    • Certidão de Regularidade Fiscal Municipal

    É emitida pela prefeitura para comprovar a inexistência de pendências em relação ao município onde a sede da empresa está situada. 

    • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas 

    Certidão que comprova a inexistência de débitos trabalhistas, é emitida pelo do Tribunal Superior do Trabalho e requer o número do CNPJ. 

    O que precisa para emitir CND federal?

    Normalmente, para emitir a CND federal, seja na esfera municipal, estadual ou federal, são solicitadas apenas informações básicas.

    No caso de pessoas físicas, basta apresentar: 

    • CPF;
    • Identidade (RG);
    • Data de nascimento;
    • Informações de filiação.

    Para pessoas jurídicas, é exigido apenas:

    • CNPJ;
    • Razão Social;
    • Dados do responsável pela empresa na Receita Federal.

    Se ainda tem dúvidas de como emitir CND federal,fique tranquilo. Afinal, com esses documentos em mãos, é só entrar no site da Receita Federal, acessar a página destinada à emissão desse documento e informar o CNPJ. Pronto! Após o processamento, a certidão será baixada automaticamente no dispositivo e ficará disponível em PDF.

    Importância da certidão negativa de débitos na gestão financeira e tributária das empresas

    Como explicado, a CND federal é importante para comprovar a regularidade fiscal da empresa. Afinal, o documento atesta que a instituição age sempre de acordo com as normas e leis vigentes.

    Além disso, a CND federal ajuda a acelerar processos e permite identificar pendências, corrigindo erros e proporcionando mais segurança jurídica. Dessa forma, o compliance comprova a conformidade com a legislação e assegura a transparência. 

    Ou seja, essa é uma maneira de manter o nome da empresa limpo e fortalecer a confiança em novos negócios e parcerias.

    Como resultado, a certidão negativa de débitos possibilita a participação da empresa em:

      • Processos de licitação pública;
      • Qualificação e homologação de fornecedores;
      • Processos administrativos e/ou judiciais;
      • Abertura de concorrência e convite para participar de licitações;
      • Solicitação de empréstimos;
      • Participação em programas de incentivo;
      • Aquisição de empresas.

      Como encaixar a CND Federal na gestão financeira?

      1. Aprofunde-se no conceito

      Para a realização de um planejamento tributário estratégico, é fundamental compreender os critérios que impactam na emissão da CND. Entre eles, a escolha do regime tributário ideal, a identificação de incentivos fiscais e a adoção de medidas para otimização dos impostos. 

      Afinal, assim é possível garantir a economia de recursos financeiros.

      2. Integre a CND na rotina de gestão

      Outro ponto importante para o planejamento estratégico tributário é o monitoramento constante das documentações. Para isso, a dica é implementar um sistema automatizado, que integre em uma única plataforma as certidões de todos os clientes do escritório, possibilitando que o contador tenha uma visão completa do negócio.

      Além disso, é importante criar um calendário de obrigações fiscais que inclua as datas de vencimento para pagamento de tributos e entrega de obrigações acessórias. Assim, você garnte que todas as etapas necessárias para obtenção da CND sejam cumpridas. 

      3. Utilize a CND Federal como ferramenta estratégica

      Se você planeja expandir suas operações ou entrar em novos mercados, manter a CND empresa atualizada é essencial. Afinal, o documento demonstra a saúde financeira do negócio e a capacidade de cumprir com suas obrigações fiscais em diferentes contextos.

      Assim, pode facilitar processos de fusões, aquisições e parcerias estratégicas. Além disso, a CND atualizada também demonstra para clientes, fornecedores e parceiros comerciais que a empresa possui uma gestão financeira sólida. 

      Por fim, o documento pode facilitar o acesso a empréstimos, linhas de crédito e investimentos.

      4. Domine as ferramentas tecnológicas

      Dominar as ferramentas tecnológicas pode otimizar e aprimorar os processos de gestão financeira. Afinal, o uso de softwares de gestão financeira permite automatizar processos de obtenção e manutenção da CND. 

      Do cálculo de impostos à geração de relatórios fiscais, as novas soluções do mercado reduzem a possibilidade de erros humanos e agilizam o cumprimento das obrigações fiscais.

      Além disso, os sistemas podem ser integrados, fornecendo uma visão abrangente e em tempo real da situação financeira da empresa. Assim, podem proteger informações sensíveis contra ameaças cibernéticas, garantindo a integridade e confidencialidade das informações necessárias para obtenção da CND.

      5. Mantenha-se atualizado sobre legislação

      A CND federal pode ser uma ferramenta útil para manter-se atualizado sobre a legislação, especialmente a legislação tributária. Afinal, para obter a certidão, a empresa precisa cumprir uma série de requisitos que estão diretamente relacionados à legislação tributária vigente.

      Além disso, por interagir com a Receita Federal periodicamente, a empresa tem acesso a informações atualizadas sobre eventuais mudanças na legislação tributária, prazos de entrega de obrigações acessórias e outras questões relevantes, como comunicados, orientações e esclarecimentos sobre questões tributárias. 

      Conte com o BomControle para uma gestão financeira completa 

      Agora que já sabe o que é CND federal, como consultar CND federal e como tirar CND federal, é hora de agir!

      Para manter a gestão fiscal e financeira em dia e realizar um planejamento tributário estratégico, é fundamental contar com um sistema de gestão online que integra e automatiza processos, simplificando sua rotina, como o BomControle. 

      Com ele, você tem soluções completas e automatizadas. Sendo assim, não perca mais tempo! Descubra como o BomControle elimina as tarefas burocráticas do setor financeiro, ajudando seu escritório de contabilidade a crescer por meio da gestão completa dos clientes.
      Para aproveitar agora mesmo todas as vantagens do BomControle, fale com nossa equipe e teste por 7 dias grátis. Não perca essa oportunidade!

      Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
      Felix Schultz

      Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *