O objetivo central de toda empresa é a lucratividade. Então, se está em busca de estratégias eficazes e dicas de como aumentar o faturamento do escritório contábil, este artigo é para você.
Reunimos os principais motivos para a estagnação do lucro contabil para ajudar você, contador, a identificar se o seu negócio chegou num platô. Além disso, é claro, preparamos um passo a passo para que você faça sua empresa se diferenciar. Portanto, continue a leitura e confira ações direcionadas para elevar o ticket médio, impulsionar a receita e fortalecer relacionamentos com os clientes.
Crescimento estagnado: principais motivos
O crescimento estagnado é um desafio comum para muitas empresas, independentemente do setor ou porte. Por isso, é fundamental identificar os principais motivos por trás desse fenômeno para implementar estratégias eficazes de superação.
Para saber mais sobre isso, confira os principais fatores que podem contribuir para a estagnação do crescimento empresarial.
1. Ausência de um plano de negócios claro e definido
A ausência de um planejamento estratégico bem estruturado pode resultar em decisões equivocadas, desperdício de recursos e, consequentemente, estagnação. Além disso, a falta de um plano de negócios dificulta a identificação de problemas e a implementação de melhorias.
Sem falar na falta de diferenciação de serviços ofertados frente aos concorrentes.
2. Acomodação com sua cartela de clientes
A prospecção ativa de clientes é crucial para o crescimento do lucro contabilidade. No entanto, muitos negócios, seja por falta de divulgação, pela sobrecarga das equipes ou pela venda ineficaz de seus serviços, não conseguem crescer sua base atual. Como resultado, há uma acomodação com sua cartela de clientes e os resultados param de evoluir.
3. Falta de especialização
O mundo está em constante evolução e, diferentemente do que muitos pensam, a contabilidade também está mudando. Novas áreas de atuação e novas ferramentas surgem a todo o momento e é necessário manter-se atualizado e especializado.
A falta de especialização, inclusive, é um grande motivo para a estagnação de escritórios de contabilidade. Afinal, isso limita sua capacidade de oferecer serviços diferenciados e personalizados aos clientes.
Além disso, afeta a credibilidade do escritório, uma vez que pode resultar em uma abordagem genérica e pouco eficaz na resolução dos problemas contábeis e financeiros dos clientes.
O resultado disso é a perda de oportunidades de negócio e a incapacidade de se destacar em meio à concorrência.
4. Desatualização
Outro motivo para a estagnação do faturamento contábil é a falta de conhecimento acerca de novidades no cenário. Não acompanhar mudanças na legislação ou nas melhores práticas do setor pode colocar os clientes em risco. Ainda, não se manter atualizado pode prejudicar a imagem do escritório no mercado e sua competitividade.
Como aumentar faturamento do escritório contábil?
Indentificou-se com alguns dos tópicos anteriores? Então, agora é hora de conferir como aumentar o faturamento do escritório contábil. Confira a seguir estratégias que podem contribuir para sua empresa atrair mais clientes, aumentar a produtividade e otimizar a gestão financeira.
1. Estabeleça metas reais
Primeiramente, é fundamental estabelecer metas realistas e mensuráveis, determinando objetivos claros para o crescimento do faturamento contábil. Para que isso seja possível, é necessário definir ações que forneçam uma direção clara para o sucesso.
Em paralelo, defina e acompanhe métricas e indicadores financeiros que ajudem a entender a saúde financeira do escritório. Dessa forma, é possível identificar oportunidades de melhoria, aumentando a eficiência da empresa.
2. Tenha a tecnologia como aliada
As ferramentas de automação são a solução ideal para aumentar a produtividade e elevar o faturamento do escritório contábil. Isso é possível porque o software para contabilidade otimiza os processos e reduz os custos.
Afinal, dispensa a contratação de mais gente. Outro ponto que deu destaque aos sistemas para contabilidade é o fato de reunirem muitos outros recursos que auxiliam na gestão do negócio.
Ou seja, eles ajudam a manter o relacionamento com os clientes organizado, permitem personalizar o atendimento, proporcionar mais produtividade da equipe, centralizar as informações, fazer a gestão de cobranças, reduzir as taxas de erros e muito mais.
3. Explore novos segmentos de atuação da contabilidade
Outra dica para quem tem dúvidas de como aumentar o faturamento do escritório contábil é ofertar mais serviços. Para isso, a empresa pode avaliar as necessidades de cada cliente, atendendo áreas mais estratégicas do que burocráticas.
Alguns exemplos de segmentos que estão ganhando visibilidade e têm muita demanda na área contábil são: contabilidade consultiva, contabilidade gerencial e BPO financeiro. Além disso, outra possibilidade é dar consultorias e ministrar treinamentos sobre temas contábeis.
4. Torne-se um parceiro de confiança dos seus clientes
Quando os clientes percebem o escritório como um parceiro confiável e competente, tornam-se mais propensos a continuar contratando os serviços. Inclusive, clientes satisfeitos têm mais chance de recomendar a empresa para outros.
Afinal, a confiança estabelecida ao longo do tempo leva a uma relação mais sólida e duradoura. E isso se traduz em uma maior fidelidade por parte dos clientes. Além disso, a construção de uma relação de confiança mútua resulta em benefícios financeiros tangíveis para o escritório de contabilidade, pois fortalece sua posição no mercado e promove o crescimento sustentável a longo prazo.
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Agora, você já sabe como aumentar o faturamento do escritório contábil. E, para garantir uma abordagem estratégica de forma organizada, você pode contar com o sistema de gestão financeira BomControle.
Esse é um dos sistemas contabeis mais usados do mercado que conta com diversas soluções para que você possa gerenciar seu negócio com mais facilidade e eficiência.
Para isso, oferece diversas funcionalidades que possibilitam a organização da empresa em diferentes camadas, como:
- Prospecção de novos clientes utilizando o CRM;
- Gestão de processos internos com o BPM;
- Gestão de pós-venda;
- Centralização de canais de atendimento e relacionamento;
- Controle financeiro de receitas e despesas;
- Gestão de inadimplência ativa;
- Gestão de contratos recorrentes ou eventuais;
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