Você sabia que aprender como calcular ticket médio é essencial para mensurar o sucesso das vendas do seu empreendimento?
A verdade é que o empreendedor inteligente deve estar sempre em busca de novos métodos que podem ser utilizados para conhecer melhor a própria empresa e aplicar melhorias.
Sendo assim, é sempre interessante consultar diferentes informações e perspectivas sobre os resultados gerados pelo empreendimento.
Leia também “Força de vendas: um fator essencial para o sucesso de um negócio” para saber como potencializar a força de vendas da sua empresa.
Neste post, você vai entender a importância desta ferramenta, além de descobrir como calcular o ticket médio e utilizá-lo na rotina de gestão das suas vendas.
O que é o Ticket Médio
Basicamente, o ticket médio é o valor médio de compras que o cliente faz no seu estabelecimento. A prestação de serviços também pode ser contabilizada pelo ticket médio.
Para chegar ao dado é simples, para saber como calcular ticket médio, basta dividir o faturamento total de um determinado período pela quantidade de vendas. Sendo assim, basta seguir os seguintes passos:
- Determine um período de análise, pode ser um mês, três meses ou até mesmo um semestre;
- Registre o valor que foi faturado neste período e a quantidade de vendas que foi realizada;
- Divide o valor faturado pelo número de vendas e pronto! É tudo o que você precisa para entender como calcular ticket médio.
Desta forma, é possível saber quanto dinheiro cada cliente está investindo no seu empreendimento, com a intenção de criar métodos e estratégias que possam aumentar esses números.
É interessante estabelecer uma periodicidade de cálculo do ticket médio, especialmente para comparar os novos dados com números anteriores e descobrir se as estratégias implantadas realmente estão gerando resultados.
Por que calcular o ticket médio das suas vendas
Por meio do cálculo do ticket médio, é possível reunir características importantes sobre o comportamento dos seus clientes e os números das suas vendas.
Por exemplo, digamos que você percebe que faturou R$1.000,00 a mais em vendas neste mês, comparando ao anterior.
Entretanto, o número de vendas também foi maior, desta forma, cada cliente gastou menos que o normal, mas a quantidade deles foi maior e representou esse ganho novo.
Desta forma, é possível perceber que é a hora certa de aplicar estratégias que possam aumentar o valor de cada venda por cliente, trazendo ainda mais lucro ao empreendedor.
Sendo assim, é essencial entender como calcular ticket médio para planejar novos métodos e projetos para as vendas do seu produto.
Periodicidade do cálculo do ticket médio
Como mencionamos anteriormente, o ticket médio se torna uma informação ainda mais valiosa quando é reunido periodicamente.
Desta forma, é possível acompanhar resultados e descobrir quais são os efeitos reais das estratégias implantadas no empreendimento.
Sendo assim, é interessante que a empresa estabeleça um período específico para analisar o ticket médio. Neste caso, não há regras, tudo depende da rotina do empreendimento.
Por exemplo, para uma empresa, pode ser que o cálculo mensal seja o suficiente para analisar as vendas. Entretanto, uma loja maior pode sentir a necessidade de promover a análise semanalmente, já que as vendas são maiores e mais frequentes.
Com isso, é essencial que você analise as necessidades e rotinas da sua loja para estabelecer a periodicidade ideal.
Como usar o Ticket Médio
Agora que você já sabe como calcular ticket médio e a importância que ele possui no seu empreendimento, chegou a hora de conhecer as melhores formas em que ele pode ser aplicado nas suas vendas.
Como mencionamos anteriormente, a técnica traz detalhes importantíssimos sobre seus clientes e suas vendas, sendo assim, pode funcionar como dados para novas estratégias.
Já sabemos que o ticket médio oferece importantes informações sobre as suas vendas, mas quais são elas? Continue lendo para entender como os resultados do ticket médio podem te ajudar a elevar suas vendas ao nível de sucesso!
Definir metas
Ao conhecer os valores das suas vendas, se torna possível criar metas mais específicas para aumentar os números.
Sendo assim, ao invés de simplesmente dizer que você quer aumentar as vendas gerais, você pode estabelecer uma meta que visa aumentar em 10% o valor das vendas individuais, levando a um resultado ainda melhor.
Na hora de estabelecer metas, é sempre importante se manter realista, porém ambicioso. Ou seja, pense em objetivos que a sua equipe é capaz de atingir com muito trabalho e os recursos disponíveis.
Estabeleça limites e não tente ir além do que o seu empreendimento pode, no momento. Caso você não delimitar os extremos do projeto, é até possível que a empresa acabe sofrendo prejuízos caso a aposta não dê certo.
Categorizar clientes
A verdade é que a forma como calcular ticket médio pode ser feita tanto utilizando o número de vendas quanto o número de clientes.
Quando o número de clientes é utilizado, é possível conhecer o perfil das pessoas que consomem seus produtos ou contratam seus serviços.
Desta forma, é possível desenhar estratégias personalizadas para diferentes perfis de cliente, visando um atendimento mais especializado que possa estimular o cliente a comprar ainda mais na loja.
Além disso, é possível reunir informações que ajudem a determinar quem é o seu público-alvo, um dado que é essencial para toda a empresa escolher o tipo de voz que quer utilizar para se comunicar com os clientes.
Analisar a distribuição
Caso você venda seu produto em diferentes lojas ou até mesmo canais de distribuição, como lojas online, por exemplo, o ticket médio pode te ajudar a analisar e comparar o desempenho de cada canal.
Com isso, você pode criar estratégias personalizadas para cada local de venda, levando em consideração o tipo de cliente que opta por cada canal.
Sendo assim, o mesmo método pode oferecer diferentes tipos de informações, basta analisar todos os ângulos do seu empreendimento se aprofundar em cada um deles para conseguir aplicar melhorias efetivas.
Ticket médio baseado em número de clientes
Como mencionamos anteriormente, o ticket médio não precisa ser calculado apenas dividindo o faturamento pelo número de vendas.
Para conhecer mais sobre os clientes, o valor das vendas pode ser dividido pelo número de clientes. Desta forma, você descobre a média de valor que cada pessoa investe na sua loja.
Por exemplo, você descobre que um cliente gastou um valor X, enquanto outro gastou um valor bem menor. Com isso, você pode tentar entender o perfil de cada um deles e analisar qual deles se alinha melhor com o seu produto ou serviço.
Com isso, é possível traçar perfis de diferentes clientes e aplicar estratégias personalizadas para atender melhor cada público.
10 dicas para aumentar o ticket médio das vendas
Depois de entender como calcular ticket médio e aplicá-lo de diversas formas no estudo do seu empreendimento, chegou o momento de aprender a elevar os números levantados por esse conceito.
A partir do momento que você conhece o valor médio das suas vendas, surgem diversas oportunidades e estratégias que podem te ajudar a aumentar este número e gerar mais lucros ao empreendimento.
Definir metas e colocar estratégias em ação nem sempre é fácil, mas nós reunimos 10 dicas valiosas que podem te ajudar a dar o pontapé inicial na sua nova visão sobre suas vendas e lucros.
Confira 10 dicas que te ajudarão a elevar os números de ticket médio das vendas do seu empreendimento!
Recomendar produtos complementares
Para elevar o valor do ticket médio, é interessante recomendar produtos complementares ao que o cliente já decidiu comprar.
Por exemplo, caso um cliente compre uma calça em uma loja de roupas, o funcionário pode oferecer um cinto. Se ele compra um sapato, que tal oferecer uma meia?
Em lojas online, é possível fazer isso antes que o visitante finalize a compra, mostrando produtos relacionados ou que sejam muito procurados pelo público do site.
Conseguir vender pelo menos uma peça complementar já eleva consideravelmente o valor da compra e, consequentemente, o resultado do lucro total.
Descontos acima de um determinado valor ou quantia
No supermercado é muito comum encontrar promoções como “pague 3, leve 2”, em lojas online não é difícil encontrar oportunidades de frete grátis em compras acima de um determinado valor.
É uma estratégia muito comum para estimular o cliente a levar mais unidades do produto, tanto para atingir um determinado valor e conseguir benefícios, ou simplesmente porque “compensa” mais comprar mais unidades.
A técnica é simples, mas é famosa e costuma trazer ótimos resultados, já que é de fácil entendimento ao público. O cliente entende imediatamente que ele está sendo beneficiado e não quer perder a oportunidade de comprar no seu estabelecimento.
Criar pacotes atrativos
Geralmente, os pacotes de produtos oferecem preços atrativos e mais praticidade ao cliente, o que é uma ótima estratégia, principalmente nas lojas online.
Por exemplo, supondo que você possui uma loja que comercializa produtos de beleza. Um shampoo custa R$10, um condicionador R$8 e um creme de finalização R$7.
Comprando estes itens separadamente, o valor total seria R$25, sendo assim, é interessante construir um pacote com todos os produtos cobrando um total de R$20, por exemplo.
Desta forma, é possível que o cliente leve outros produtos além do pacote, acreditando na maneira como a loja quer ajudá-lo e simplificar o processo de compra no estabelecimento.
Ofereça um programa de fidelidade
Em alguma loja que você já visitou, provavelmente já te ofereceram algum programa de fidelidade ou até mesmo cartão de pontos.
Com isso, o empreendimento passa a oferecer promoções a um grupo seleto de clientes, que já se apresentou fiel à loja.
Para atrair clientes que ainda não frequentam tanto o estabelecimento, o programa de fidelidade oferece recompensas imperdíveis.
Sendo assim, a técnica é ideal para aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, fidelizar clientes.
Por fim, é uma oportunidade de se destacar da concorrência, oferecendo benefícios mais atrativos em relação aos outros estabelecimentos.
Realize promoções e sorteios
É interessante oferecer promoções regularmente no seu estabelecimento. Seja uma vez por mês ou de acordo com algum feriado, é uma forma de aproveitar uma data ou um determinado período de tempo para oferecer preços mais baixos e atrair a atenção do público.
Por exemplo, é comum que a maioria das lojas promova preços mais baixos e descontos durante o fim do ano, já que é um período em que todos recebem o 13º e buscam por presentes para entes queridos.
É preciso levar as datas importantes em consideração para estrategizar promoções de sucesso.
Use uma linguagem específica para seu público
Para criar estratégias de sucesso, é preciso ter o perfil do seu cliente em mente. Sendo assim, é essencial promover uma pesquisa de público antes de tomar qualquer passo.
Como mencionamos anteriormente, todo o processo de como calcular ticket médio e analisá-lo pode trazer importantes informações sobre o seu cliente.
Sendo assim, utilize estes dados para identificar a linguagem e estratégia que se identifica melhor com o perfil do seu público. Com isso, é possível criar estratégias mais especializadas e diretas, que falem com o seu cliente de forma mais próxima e pessoal.
Aumente seu portfólio de produtos
Por mais que nem sempre seja a opção mais acessível aos empreendimentos, aumentar a gama de produtos da sua loja.
Nem sempre você precisa trazer variedades de um mesmo produtos, mas sim artigos que sejam relacionados a sua linha comercial principal.
Por exemplo, se você possui uma loja especializada na venda de pneus, que tal apostar em outros produtos importantes para a manutenção de um carro? É uma forma de aumentar a quantidade de produtos por venda e, consequentemente, os lucros totais.
Por vezes, pode ser mais barato comprar produtos relacionados ao seu nicho comercial do que se especializar em apenas um produto. Vale a pena pesquisar as opções que pode fazer seu negócio prosperar!
Aposte no treinamento da equipe
O atendimento especializado e de qualidade faz toda a diferença na experiência do cliente e, por fim, na venda dos produtos.
Sendo assim, é essencial investir no treinamento da equipe e ensiná-los exatamente como se comunicar por meio da linguagem que está alinhada com o cliente.
É interessante que o vendedor saiba apontar os pontos positivos do produto, aponte peças complementares que possam atrair o cliente e, por fim, oferecer um serviço que faça o visitante querer retornar ao estabelecimento.
Além disso, é interessante que a gerência fique de olho nos vendedores e ofereça feedbacks periodicamente, tanto positivos quanto negativos.
Bom relacionamento com o cliente
A relação com o cliente vai muito além do atendimento, sendo assim, é preciso entender os processos envolvidos no conceito para se conectar verdadeiramente com o seu público.
Por exemplo, é interessante manter um canal de comunicação com o seu público, para que ele possa deixar opiniões, dúvidas e comentários sobre o seu empreendimento.
Sendo assim, é essencial gerenciar os canais de comunicação e se apresentar disponível ao cliente sempre que possível, respondendo as perguntas que ele possui e oferecendo todo o apoio antes, durante e depois da compra.
É a oportunidade perfeita de colocar estratégias de marketing digital em ação, como ações de e-mail marketing e controle de relacionamento com o cliente.
Não deixe o cliente esquecer os itens
A estratégia é muito utilizada em lojas onlines. Existem muitos clientes que colocam os produtos no carrinho e até fazem o cadastro no site, mas não finalizam a compra.
Por meio de notificações por e-mail, a marca começa a lembrar o cliente periodicamente dos produtos que ele selecionou.
Sendo assim, são altas as chances de que ele finalmente finalize a compra, caso ele a tenha abandonado por motivos simples, como oscilações na internet.
Além disso, a loja passa a estreitar a sua relação com o cliente, mostrando a ele que a marca está sempre ali lembrá-lo do que ele desejou, algum dia, comprar.
Utilize o sistema de gestão para aumentar o Ticket Médio
A forma desenvolvida de como calcular ticket médio oferece dados importantes para o seu empreendimento. Por meio dele, é possível reunir dados que fundamentam novas estratégias e planejamentos.
Além disso, você passa a ter um olhar mais analítico sobre suas vendas, conhecendo melhor o perfil do seu público e também identificando as oportunidades disponíveis de aumentar o número de vendas.
Para auxiliar a analisar e organizar os resultados obtidos no processo de como calcular ticket médio, você pode contar com um programa de gestão integrada!
Por meio do software, é possível reunir diversas informações em um único lugar, facilitando a criação de relatórios e análises de dados.
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Conclusão
Por fim, é possível perceber que o ticket médio é uma métrica essencial para o empreendimento que quer aumentar o número e valor das suas vendas.
Por meio de algumas análises e estratégias relativamente simples, é possível trazer mais lucro ao seu empreendimento e melhorar sua relação com o cliente.
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