Como aumentar os resultados da sua contabilidade gerencial? Guia completo para contadores

Felix Schultz
Felix Schultz
contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial é uma área fundamental para o desenvolvimento de um negócio. Afinal, ela possibilita um acompanhamento completo e detalhado da situação da empresa por meio da análise de dados e métodos seguros.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo sobre a importância e os benefícios da contabilidade gerencial nas organizações. Nele, você, contador, também encontra dicas para otimizar os serviços oferecidos aos clientes e aumentar seus resultados com a estratégia. 

Confira! 

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é o conjunto de ações e processos contábeis responsáveis por executar as operações financeiras e reunir dados sobre a gestão do negócio. 

Para isso, o contador analisa dados e informações financeiras, identificando o que é importante para a gestão dos negócios. Como resultado, é possível realizar a precificação de produtos e serviços, assim como definir as metas a serem atingidas, por exemplo. 

Assim, essa modalidade da contabilidade permite determinar oportunidades, tendências, ameaças e melhorias, automatizando as áreas da empresa e facilitando a tomada de decisão fundamentada por parte dos gestores.

Quais são os benefícios da contabilidade gerencial?

Agora que você já sabe o que é contabilidade gerencial, confira mais algumas vantagens dessa estratégia:

1. Gestão mais eficiente

A contabilidade gerencial permite compreender onde a organização se encontra e quais caminhos ela pode seguir. Dessa forma, os gestores conseguem otimizar as operações, definindo onde investir mais tempo e recurso para alcançar os melhores resultados.

2. Apoio para tomada de decisão

Essa contabilidade fornece dados sólidos e conhecimento técnico para a sua análise. Portanto, minimiza os riscos, potencializa as chances de sucesso e garante segurança na tomada de decisões. Com isso, possibilita o crescimento saudável e constante do negócio.   

3. Melhor controle financeiro

A área também promove uma visão integrada dos processos, auxiliando no gerenciamento dos recursos, na identificação de tendências e na definição de previsões de mercado. Assim, é possível evitar surpresas e se preparar para o futuro.

4. Aumento da produtividade

A interpretação de dados e informações corretas permite a tomada de decisões mais coerentes com a realidade da empresa. Essa postura gera mais valor para o negócio e otimiza o trabalho dos colaboradores.

Qual a diferença entre contabilidade gerencial e financeira?

Muitas pessoas confundem contabilidade gerencial e financeira. Afinal, as duas modalidades compõem a parte econômica da empresa. No entanto, existe uma diferença entre esses dois conceitos. 

A contabilidade gerencial, como vimos acima, é responsável pelo tratamento de dados, proporcionando uma visão mais clara da situação da empresa e permitindo uma gestão eficiente para alcançar os objetivos propostos.

Já a contabilidade financeira refere-se às operações cotidianas do setor. Assim, tem na rotina atividades como o pagamento de impostos, manutenção da empresa em conformidade com as leis vigentes, entre outros. 

Leia mais no blog: Contabilidade de Custos: Entenda o que é e como usar na sua empresa

Benefícios da contabilidade gerencial para contadores

I. Maior valor agregado aos clientes

A contabilidade gerencial oferece aos contadores uma ferramenta poderosa para agregar mais valor aos clientes. Afinal, fica responsável pela análise de dados contábeis e financeiros de maneira estratégica. 

Como resultado, é vantajoso fornecer insights sobre o desempenho financeiro e operacional da empresa e identificar oportunidades de otimização e crescimento sustentável. 

II. Diferenciação no mercado e fidelização

Por fornecer análises completas e personalizadas sobre as operações da empresa, a contabilidade gerencial financeira também fortalece a confiança e fidelidade dos clientes. Dessa forma, é possível se diferenciar e fortalecer sua posição como parceiro estratégico.

III. Aumento da rentabilidade e lucratividade

Por fim, as atividades da contabilidade gerencial ajudam a aumentar a rentabilidade e a lucratividade das empresas. Afinal, com a análise de custos, receitas e indicadores de desempenho, os profissionais podem identificar pontos de otimização e tomar decisões estratégicas para maximizar os lucros.

Como melhorar os resultados da sua contabilidade gerencial?

Como você já viu até aqui, a contabilidade gerencial contribui para uma gestão eficiente da empresa. E, se você tem interesse em melhorar os resultados do seu negócio contábil, vale a pena rever e otimizar as seguintes etapas: 

1. Defina metas claras e alinhadas com a estratégia

Estabeleça os objetivos da empresa e determine os indicadores mais importantes para a avaliação do desempenho da empresa em relação aos seus objetivos. 

2. Invista em tecnologia adequada

Utilize sistemas de informação contábil específicos para registrar e processar dados financeiros, como o BomControle, que facilita a coleta e análise das informações.

3. Capacite a equipe de contabilidade

Desenvolva uma comunicação eficiente, garantindo que os profissionais responsáveis pela contabilidade financeira e gerencial compreendam as práticas contábeis e estejam capacitados e atualizados. 

4. Utilize um sistema de controle de custos eficaz

Para centralizar as operações da empresa, reduzir erros em processos e automatizar tarefas manuais, é fundamental ter um sistema de gestão financeira prático e eficiente, como o BomControle. 

Com ele, é possível reunir os dados da empresa de forma mais segura, evitando erros e vazamentos de informações. Além disso, graças aos seus relatórios completos, detalhados e customizáveis, o processo de análise de dados torna-se muito mais simples e assertivo. 

5. Realize análises consistentes e aprofundadas

Por fim, avalie o desempenho da empresa com relatórios claros e concisos. É fundamental que os documentos contenham informações que auxiliem na definição de pontos de melhoria, como alocação eficiente de recursos e identificação de áreas de maior contribuição para o resultado final.

Conte com o BomControle para fazer a sua contabilidade crescer 

Agora que você já sabe o que é contabilidade gerencial, entende que, no dia a dia, a área lida com alto volume de dados. Portanto, para propor análises mais completas, é essencial investir em um sistema de gestão financeira, como o BomControle. 

Com ele, é possível otimizar as rotinas contábeis, mantendo todas as informações integradas ao financeiro dos clientes. Assim, é possível promover um desenvolvimento contínuo dos seus clientes e negócio. 

Para aproveitar agora mesmo as vantagens do BomControle para fazer a sua contabilidade crescer, fale com nossa equipe e teste por 7 dias grátis. Aproveite essa oportunidade agora mesmo.

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *