ERP integrado à loja: como escolher o ideal?

Felix Schultz

Felix Schultz

ERP Integrado a Loja

Você conhece a real importância de utilizar um sistema ERP integrado a loja virtual? Não se preocupe, pois no artigo de hoje vamos nos aprofundar no assunto, mostrando como o casamento dessas duas tecnologias pode alavancar o faturamento do seu negócio.

Veremos, ainda, porque é tão importante integrar todos os processos da empresa em um só lugar e mostraremos o que buscar em um software e em um fornecedor antes de fechar o contrato. Confira na sequência!

Como funciona a integração?

Todo mundo está cansado de saber que os sistemas integrados de gestão corporativa (ERP) chegaram para ficar! Talvez a principal funcionalidade do ERP seja mesmo a integração de dados relativos a todos os processos da empresa.

Isso faz com que os gestores possam melhorar e muito a qualidade das decisões que tomam todos os dias, o que, por sua vez, tem um impacto grande na saúde da organização no longo prazo.

Além disso, essa integração também é capaz de aumentar a produtividade de diversos setores, na medida em que elimina uma boa dose de retrabalho, erros humanos e a necessidade de manutenção de registros duplos, por exemplo.

Diante dessa necessidade cada vez maior de integração para tornar o produto ou serviço competitivos no mercado, é que surge a importância da integração do e-commerce com os demais setores da empresa.

Suponhamos que determinada empresa possua uma loja física e esteja pensando em inaugurar uma loja virtual, de modo a ampliar sua presença na internet e, consequentemente, o seu volume de negócios.

Nesse caso, podemos pensar em duas abordagens: a primeira seria utilizar dois sistemas de gestão, fazendo a compatibilização manual entre ambos. A segunda abordagem (e certamente a mais interessante) seria trabalhar com um ERP, gerindo de forma integrada os dois ambientes.

Assim, a realização de uma venda virtual ou presencialmente já fazem desencadear um longo processo automatizado de ações que atualiza, em tempo real, os “subsistemas” ligados a todos os setores da empresa.

Com isso, a venda é realizada e simultaneamente o sistema emite a nota fiscal, transmite informações para as autoridades, dá baixa no estoque e alerta o setor de compras ou de produção. Além disso, ele armazena todas essas informações para que possam ser utilizadas pelos gestores no momento de basear suas decisões em informações sólidas.

O que buscar em um software?

Gestão de estoque

Um dos maiores e mais evidentes benefícios da integração entre a loja física, virtual e toda a parte de back office da empresa  é justamente a gestão de estoque. A verdade é que o mercado, hoje em dia, exige que as empresas tenham respostas integradas em tempo real.

Já pensou vender o último par de sapatos para um cliente na loja física e após apenas alguns segundos vender o mesmo produto para um cliente por meio da loja virtual? É isso que acontece quando você não tem um controle de estoque integrado!

A situação também não é muito diferente para as empresas prestadoras de serviços, já que elas também possuem limitações com relação à mão de obra disponível.

Controle e fidelização de clientes

A integração de todos os processos da empresa em um só lugar permite com que o gestor tenha um controle maior sobre a sua base de clientes. Conhecer o cliente é essencial para que possamos colocá-lo no centro de todas as nossas preocupações.

Por outro lado, ter um ERP por trás do seu negócio também faz com que você preste um serviço melhor para o cliente. Aliás, o seu cliente é o primeiro a perceber quando você não tem um sistema de gestão integrado.

Ele percebe isso quando pede um produto e recebe outro ou quando recebe o produto que pediu com atraso, por exemplo. Esse é um cliente que provavelmente nunca mais voltará a consumir na nessa loja, ainda mais se considerarmos a competitividade do mercado.

Importação e exportação de produtos

Um recurso muito importante de se considerar no momento de escolher um bom ERP é a capacidade que o sistema tem de reconhecer, importar e exportar automaticamente alguns dados importantes.

Essa conexão com a plataforma de e-commerce pode poupar a empresa de muita dor de cabeça e também economizar muito tempo e dinheiro. Imagine, por exemplo, não precisar cadastrar manualmente todos os produtos vendidos pela empresa.

O que buscar em um fornecedor?

Suporte

Uma das palavras-chave no momento de procurar um fornecedor de serviços de TI é suporte. Ele tem se tornado uma figura cada vez mais central no mundo corporativo, já que as empresas precisam de fornecedores que se comprometam com o resultado final do produto que entregam.

Foi assim que nasceu a tendência de oferecer softwares como serviços e não propriamente como produtos. Com isso, é de suma importância analisar a qualidade do pós-venda de cada fornecedor da lista. Uma boa dica aqui é conversar com outros empreendedores que já são usuários do serviço.

Curva de aprendizado da ferramenta

Outro fator que deve ser considerado pela empresa antes de escolher o melhor ERP para o seu perfil é a curva de aprendizado da ferramenta. Toda mudança em rotinas de trabalho acaba causando algum inconveniente, mas temos que, ao menos, tentar mensurar o tamanho do problema com alguma antecedência.

O fornecedor tem um peso grande nessa área, já que conta com várias ferramentas à sua disposição para facilitar um pouco a vida do seu cliente. Pode criar interfaces intuitivas, tutoriais, apostilas, vídeos explicativos, além, é claro, de prestar suporte na forma de treinamentos e instruções.

Atendimento e experiência do cliente

Por fim, não poderíamos deixar de dizer que o fornecedor é um verdadeiro parceiro comercial da empresa. Trata-se de uma parceria entre organizações para oferecer ao cliente o que há de melhor dentro daquele mercado.

Por isso, é importante escolhermos parceiros que tenham valores e visões parecidas com as nossas.

É natural que, com o crescimento do negócio, precisemos de soluções informáticas cada vez mais específicas e não simplesmente um ERP integrado a loja. Por isso, é bom escolher trabalhar com um fornecedor com o qual você poderá contar no futuro caso a sua demanda venha a mudar.

E aí, ficou com alguma dúvida a respeito do tema? Entre em contato com nosso time de especialistas agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.