Gestão financeira: o que é, como funciona e quais as melhores práticas?

Felix Schultz

Felix Schultz

A gestão financeira é um conjunto de processos que permite que as empresas planejem e analisem seus recursos para potencializar seu crescimento.

A gestão financeira é um grande desafio para as empresas. Afinal, envolve diversos conhecimentos e processos que devem ser desenvolvidos com eficiência para que a administração seja precisa e segura.

Pensando nisso, preparamos um guia completo que explica o que é gestão financeira, quais processos ela envolve, quais as melhores práticas e como o sistema ERP BomControle pode ajudar nessa missão. 

Boa leitura!

O QUE É GESTÃO FINANCEIRA?

A gestão financeira é uma estratégia administrativa focada em processos e atividades de planejamento, análise e controle das finanças com o objetivo de equilibrar os custos e maximizar o lucro da empresa. 

Assim, as ações de gestão devem se basear em quatro pilares: 

  • Planejamento

Essa etapa envolve a definição das metas e dos resultados a serem alcançados, além de elaborarem planos para diferentes cenários, inclusive momentos de crise. 

Para isso, é importante avaliar a situação financeira do negócio, identificar as oportunidades de investimento mais adequadas e otimizar a utilização dos recursos. 

  • Controle 

Esse ponto se refere à validação dos processos e operações. Com os dados em mãos, é possível avaliar os resultados e desenvolver ações para corrigir ou evitar erros.

  • Análise 

Nesse passo, o objetivo é buscar oportunidades para otimizar as entregas. Para isso, é feita a análise dos dados e são definidas ações para melhorar os processos e resultados.

  • Investimento 

Essa etapa envolve contratações, aquisições e demais operações que ajudem os colaboradores e gestores nas tarefas do dia a dia.

Um bom exemplo são os sistemas ERP, como o BomControle, que conta com módulos para controle financeiro, de vendas, estoque, BPM e muito mais. Assim, é possível controlar todas as atividades financeiras do seu negócio de forma integrada entre os departamentos, ganhando tempo e confiabilidade de dados.

Com essas informações, é possível estabelecer metas e objetivos realistas e tomar decisões mais assertivas, garantindo bons resultados em todas as áreas. 

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA 

A gestão das finanças é fundamental na tomada de decisões, pois oferece os dados necessários para operar de forma lucrativa, alcançando bons resultados e garantindo a qualidade da entrega do produto ou serviço. 

Dessa forma, a administração financeira é importante para que a empresa cresça e se desenvolva de forma saudável, sabendo quando e como usar seus recursos. 

Em outras palavras, significa dizer que uma boa gestão do capital financeiro possibilita um planejamento mais seguro dos gastos e investimentos, assim como a redução de custos desnecessários. 

PRINCIPAIS PROCESSOS DE GESTÃO FINANCEIRA 

A gestão financeira de uma empresa envolve diversas operações e departamentos. No entanto, é importante conhecer alguns processos essenciais: 

  1. Planejamento financeiro para definição de metas e orçamentos;
  2. Gestão de contas a pagar e a receber;
  3. Acompanhamento e administração do capital de giro;
  4. Emissão e organização de notas fiscais;
  5. Controle de estoque;
  6. Controle de vendas;
  7. Análise dos resultados do negócio.

IMPACTOS DA GESTÃO FINANCEIRA INEFICIENTE 

A má administração dos recursos de uma empresa pode ter consequências graves, como dívidas, estagnação e até mesmo falência.

Por isso, é muito importante estar atento aos erros mais comuns na gestão financeira de uma empresa. São eles: 

  • Não analisar o desempenho

A gestão financeira se baseia em diversas métricas. Por isso, é fundamental avaliar os resultados constantemente por meio de uma ferramenta que integre os dados e permita a visualização dos indicadores para uma tomada de decisões assertiva.

  • Não ter controle sobre o estoque

A gestão do estoque impacta diretamente nas vendas e, consequentemente, nos resultados. Por isso, é necessário prestar atenção ao armazenamento e às práticas de gestão utilizadas.

  • Misturar finanças pessoais com as corporativas

Outro erro muito comum – e muito grave – é juntar as contas pessoais com as da empresa. Além de atrapalhar no controle dos gastos pessoais, isso pode gerar problemas referentes ao seu patrimônio. 

  • Não considerar o capital de giro

O capital de giro é um recurso essencial para o dia a dia do negócio, pois se refere aos bens disponíveis a curto prazo e pode ser usado para despesas recorrentes, como salários, materiais, água e luz.

DICAS PARA UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA  

Para alcançar bons resultados, é necessário melhorar a gestão financeira. Para isso, é importante adotar algumas práticas: 

  • Faça um bom planejamento

Um planejamento financeiro eficiente ajuda a definir prioridades e mapear os recursos disponíveis e necessários, organizando as ações e processos internos.

Esse é o momento de estabelecer as metas e objetivos, assim como as métricas e as ferramentas que serão utilizadas. 

Entre os principais indicadores de desempenho (KPIs) estão: 

  • Faturamento;
  • Lucro líquido;
  • Liquidez corrente;
  • Margem de lucro;
  • Margem de contribuição;
  • Ponto de equilíbrio.
  • Gerencie o fluxo de caixa 

Acompanhe e avalie as despesas e a receita da empresa para entender a situação financeira e, mais do que isso, prever, planejar e controlar as entradas e saídas.

  • Escolha uma boa ferramenta de gestão 

Um sistema ERP completo centraliza as responsabilidades operacionais e automatiza os processos financeiros do seu negócio, garantindo: 

  • organização dos processos operacionais da empresa;
  • aumento da produtividade de diferentes equipes;
  • redução dos custos de operação;
  • unificação dos dados e informações gerenciais;
  • análise de dados e auxílio às decisões estratégicas.

COMO O BOMCONTROLE PODE AJUDAR NA GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA? 

O BomControle é um sistema de ERP completo que atua na gestão dos processos operacionais da sua empresa, auxiliando em diversas áreas.

Entre suas principais vantagens podemos citar:

  • Automação de processos: transforma os processos de coleta, armazenamento, gestão  e integração das informações muito mais eficientes.
  • Produtividade: proporciona melhor aproveitamento de dados e informações, torna o fluxo de trabalho mais rápido e assertivo e reduz os erros e falhas nas operações. 
  • Centralização da informação: concentra os dados em um único lugar, padronizando os processos e facilitando a rotina de trabalho. 
  • Gestão de estoque: administra o inventário de forma mais eficiente, evitando o baixo nível de produtos ou itens parados por muito tempo. 
  • Acesso a informações estratégicas: fornece relatórios com dados, cálculos e avaliações automatizadas que proporcionam uma visão mais completa acerca dos resultados do negócio.
  • Economia de recursos: ajuda a identificar falhas processuais, quedas de produtividade e desperdício de materiais, possibilitando entender as operações e controlar os impactos nas finanças.   

Agora você já sabe o que é, como funciona e quais as práticas fundamentais de gestão financeira para alcançar o sucesso nas vendas e potencializar o crescimento da sua empresa.  

Então não perca mais tempo, teste o BomControle por 7 dias grátis e descubra como nosso sistema ERP pode fazer seu negócio se destacar dos concorrentes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.