Linguagem corporal: guia para aumentar suas vendas

Felix Schultz
Felix Schultz
Linguagem corporal: guia para aumentar suas vendas

Você já deve ter ouvido falar na importância da linguagem corporal. Por meio dela, é possível identificar diferentes tipos de comportamento, interpretar as reações das outras pessoas e até adotar uma abordagem correta para interpelar clientes.

Por isso, essa é uma das técnicas de vendas relevantes do setor comercial. Afinal, essa é uma maneira eficiente de entender o que o cliente realmente quer dizer. Portanto, é bem aquela ideia de que “o corpo fala”.

Então, como usar a linguagem do corpo a seu favor? Neste post, vamos explicar melhor esse conceito e trazer algumas dicas para você aumentar suas vendas. Continue lendo!

O que é linguagem corporal?

Linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal, que abrange gestos, expressões faciais e posturas. Todos esses elementos evidenciam o que estamos realmente sentindo, e esses sinais são enviados de maneira inconsciente. Portanto, quem os entende consegue fazer uma abordagem de vendas mais eficiente e com maior potencial de sucesso.

Assim, os sinais não verbais complementam os verbais, ajudando na compreensão da mensagem. Inclusive, é possível perceber que o interlocutor está escondendo alguma informação. É o caso de se mostrar interessado, mas estar com os braços cruzados. Esse ato indica que a pessoa está desconfortável.

Dessa forma, fica claro que o processo de comunicação é complexo e precisa ser entendido de modo amplo. É preciso saber que ele vai muito além das palavras — e ter esse entendimento ajuda a efetivar uma abordagem ao cliente mais bem-sucedida.

Como usar a linguagem corporal em vendas?

Assim como os gatilhos mentais, o bom uso da linguagem corporal ajuda a ter sucesso nas vendas. Essa também é uma maneira de entender a jornada do cliente e fazê-lo passar pelas diferentes etapas.

Ou seja, é uma forma de turbinar a quantidade de negócios fechados por meio da eficiência da passagem pelo funil de vendas. Então, como usar esse recurso? Veja as dicas a seguir.

Faça contato visual

Manter o contato visual transmite confiança e mostra ao cliente que você está falando a verdade. Isso tende a aumentar o interesse na compra, porque fica claro que está sendo prestada a atenção necessária.

Portanto, deixar de olhar diretamente nos olhos passa a sensação de hesitação. Isso faz a pessoa procurar a venda em outro lugar. Apenas evite o exagero, porque o contato visual o tempo todo também pode ser intimidador e incômodo.

Ou seja, o ideal é buscar o equilíbrio. Para chegar a esse resultado, mantenha o contato visual por alguns segundos de cada vez.

Cuide da vestimenta

A maneira como você se veste é fundamental para comunicar o que deseja repassar. Caso pretenda transmitir confiança e seriedade, precisa estar com a roupa adequada. Por isso, vale a pena optar por um estilo mais formal.

Além disso, é preciso atentar às cores usadas. Veja alguns exemplos:

  • vermelho: passa coragem, energia e foco;
  • laranja: transmite simpatia, energia e força de vontade, sem contar que contribui na socialização;
  • amarelo: remete à positividade e à alegria;
  • verde: acalma e ajuda o cliente a ficar menos ansioso ou inquieto;
  • azul: indica confiança, força, maturidade e harmonia. Ainda passa um senso de credibilidade e inovação;
  • roxo e lilás: transmitem mudanças e sabedoria;
  • preto: atrai a atenção por representar poder, autoridade e suavidade.

Tenha um aperto de mão amigável

Comece e termine suas interações com um aperto de mão. Tenha firmeza e agite duas vezes, mantendo o olho no olho. Evite a força ou a moleza em excesso, pois pode prejudicar a negociação. Inclusive, lembre-se de sorrir sempre que fizer esse cumprimento, pois ajuda a repassar confiança.

Faça a gesticulação certa

Mexer as mãos da forma correta pode passar a impressão de poder. Por isso, complemente a sua comunicação verbal com a gesticulação. Apenas cuide para não parecer ansioso, como mexer no cabelo com muita frequência. Isso tende a demonstrar falta de confiança.

Adote uma boa postura

Sua postura deve transmitir confiança. Por isso, adote algumas dicas, como:

  • não fique de cabeça baixa. Isso transmite tristeza e insegurança;
  • evite colocar as mãos na cintura;
  • mantenha os pés e as pernas quietos;
  • evite cruzar os braços;
  • sente-se ereto na cadeira, mantendo as costas no encosto da cadeira, os ombros para trás, o peito para frente e os pés apoiados no chão;
  • incline-se levemente para frente, sinalizando interesse na conversa;
  • movimente suas mãos com firmeza e leveza.

Essas posturas contribuirão para passar uma imagem de precisão ao falar e reforçar sua credibilidade.

Expressão facial

As expressões faciais devem ser condizentes com a sua fala. Por exemplo, se você diz que algo é bom, sua linguagem corporal deve transmitir essa impressão. Por isso, sorria e levante as sobrancelhas. Aproveite para ver o que seu cliente também está demonstrando para fechar mais vendas.

Vale a pena destacar que você nunca deve parecer robótico e impessoal. Ao ter expressões faciais naturais e simpáticas, é possível se conectar com os clientes e ter abordagens mais precisas.

Com todas essas dicas de linguagem corporal, você já conseguirá melhorar suas técnicas de vendas e obter melhores resultados. Assim, lembre-se que é indispensável ter naturalidade, enquanto transmite confiança e simpatia. Esse é o segredo do sucesso.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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