Como o Open Finance pode impulsionar sua contabilidade e BPO Financeiro 

Felix Schultz
Felix Schultz
Open finance

A tecnologia automatizou uma série de questões burocráticas, transformando a forma de lidar com as operações financeiras. Diante dessa realidade, para otimizar os procedimentos da área, surgiu o Open Finance. 

Inclusive, a tecnologia pode facilitar a rotina de contadores e BPOs Financeiros. Se você quer otimizar a sua rotina e saber mais sobre as vantagens do Open Finance para isso, continue a leitura! 

O que é Open Finance e como funciona?

O Open Finance (ou Finanças Abertas, em português) consiste no compartilhamento de dados e informações entre instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. 

Com ele, também é possível realizar a movimentação de contas bancárias a partir de diferentes plataformas. Afinal, ele funciona por meio de um sistema unificado entre as instituições financeiras atuantes no Brasil, criando um ecossistema financeiro mais inclusivo e eficiente.

Ao acessá-lo e autorizar o compartilhamento dos seus dados financeiros, você permite que o seu banco ou fintech saiba suas informações e sua renda. 

Ou seja: as instituições financeiras não podem fazer isso por conta própria. Dessa forma, profissionais especializados na gestão financeira não precisam ficar presos aos aplicativos ou sites do banco para realizar movimentações financeiras. 

O melhor é que tudo é feito de forma segura, ágil e conveniente. Com isso, simplifica o armazenamento de dados, garante segurança e facilidade de acesso às informações e oferece mais propostas de crédito, taxas, produtos e serviços bancários para o consumidor.

É seguro usar o Open Finance?

Após entender como funciona o Open Finance, é normal ter dúvidas sobre a sua segurança. O sistema é regulado no Brasil pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional. 

Além disso, adere a padrões rigorosos de segurança e privacidade, assegurando a proteção dos dados dos usuários. Ainda, demanda seu consentimento explícito antes de compartilhar informações, ou seja, sim, podemos considerar que o Open Finance é seguro. 

Dessa forma, ele garante a segurança das informações compartilhadas entre as instituições e garante que nenhuma entidade financeira terá acesso a esses dados se os consumidores não autorizarem.

5 vantagens da integração bancária com Open Finance

Em resumo, o Open Finance ajuda as empresas a alcançarem mais agilidade e transparência entre diferentes contas bancárias. Além disso, entre seus principais benefícios destacamos os seguintes pontos: 

1. Automação da conciliação bancária

O Open Finance permite que todos os dados do cliente sejam armazenados em um único lugar. Isso automatiza o processo de gerenciamento e checagem de informações. Dessa forma, a conciliação bancária acontece de forma mais rápida e sem fricções. 

Leia mais no blog: Conciliação bancária: como realizar o processo em 4 passos na sua empresa!

2. Obtenção de dados financeiros em tempo real

Por meio desse recurso, é viável monitorar diversas fontes, incluindo contas bancárias, cartões de crédito, transações e até mesmo os detalhes de pagamento dos clientes. Diante disso, o Open Finance permite acessar os dados financeiros de maneira centralizada, proporcionando uma visão mais abrangente das finanças empresariais.

3. Criação de relatórios personalizados

Uma das principais vantagens do Open Finance integrado ao BomControle é a possibilidade de geração de relatórios personalizados e completos. Tudo isso de forma simplificada! 

Afinal, por garantir acesso a informações compiladas, o sistema permite a criação de relatórios completos com poucos cliques. Assim, os gestores podem acompanhar a saúde financeira do negócio e até realizar análises preditivas.

4. Oferta de novos serviços aos clientes

O Open Finance garante acesso a diversos dados financeiros, possibilitando que pequenos negócios, por exemplo, tenham acesso e explorem serviços financeiros inovadores. Entre eles, ofertas de crédito flexíveis, investimentos específicos para corporações e seguros para proteger contra riscos específicos do negócio.

5. Redução de custos e otimização de processos

Por fim, como o Open Finance possibilita a automação de procedimentos financeiros e a integração de sistemas, ele pode ajudar a reduzir despesas e otimizar a eficiência operacional das empresas. Além disso, é claro, reduzi a burocracia e os erros. 

Assim, com dados mais abrangentes e precisos, os gestores podem tomar decisões mais embasadas e estratégicas. Isso inclui previsões de fluxo de caixa mais precisas e insights para as vendas. 

BomControle: feito para uma gestão financeira completa e simplificada 

Viu como o Open Finance vale a pena? Portanto, investir nesse recurso pode ser uma excelente estratégia para garantir uma rotina enquanto contador ou BPO Financeiro mais eficiente. 

Para melhorar a experiência dos clientes e reduzir as burocracias e processos, o BomControle traz a tecnologia que a sua empresa precisa. Por meio da integração bancária com o Open Finance, a plataforma permite um novo método de conexão para o download automático do extrato. 

Assim, garante maior estabilidade de conexão e agilidade na disponibilização de novos bancos.

Com ele, é possível fazer o download automático do extrato e consultar diariamente as informações financeiras da empresa. Para isso, basta fazer a conexão do sistema e, caso haja movimentações, verificar o menu Financeiro > Dia a Dia > Conciliação. 

Além disso, a plataforma permite selecionar um período ao clicar no botão de importação para baixar o extrato desejado dos bancos Inter, Cora, Itaú, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Sicoob, Sicredi e Caixa Econômica.

Quer saber mais e conhecer todas as funcionalidades do BomControle para o Open Finance? Fale com nossa equipe de especialistas e aproveite agora mesmo todas as vantagens da nossa plataforma. Aproveite essa oportunidade e  teste por 7 dias grátis

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *