Pedido de compras: saiba o que é e como aplicar esse processo em sua empresa

Sistema de pedido de compras

O pedido de compras é um processo fundamental para o gerenciamento eficiente do tempo e dos recursos da empresa. 

O pedido de compras pode ser definido como um documento com todos os dados que caracterizam a aquisição. No entanto, mais do que isso, ele representa um método essencial para garantir o aproveitamento dos recursos e evitar problemas no orçamento.  

Ficou interessado? A seguir explicamos todo o processo de pedido de compras, suas vantagens e como o BomControle pode ajudar o seu negócio a melhorar o desempenho das aquisições de produtos. 

Continue lendo e confira! 

O que é um pedido de compra?

O pedido de compra pode ser definido como o documento que formaliza a aquisição dos insumos necessários a uma empresa, que vão desde a matéria-prima até os produtos utilizados no dia a dia do negócio. 

Esse contrato especifica, entre outros fatores, os itens adquiridos, a quantidade e o tipo, assim como o prazo, o local de entrega, o preço, os impostos e o frete. Dessa forma, é possível compreender a rotina da empresa, evitando erros de processamento e garantindo maior eficiência a essa atividade. 

Para isso, a recomendação é adotar algumas práticas básicas que permitam criar, aprovar, validar, gerenciar e rastrear a ordem de compra. 

1. Solicitação de compra

Após escolher o melhor fornecedor, deve ser feita a criação do pedido. Nessa etapa, é necessário informar o que será comprado, a prioridade, o orçamento e quem precisa aprovar a requisição.

2. Aprovação

Depois de solicitar a compra, é preciso obter a aprovação. O nível de aprovações varia conforme o valor da  compra, os requisitos do fornecedor e as políticas da empresa, podendo ser verbal, por e-mail ou com preenchimento de papelada.  

3. Definição do fornecedor

Quando o pedido é aprovado, a solicitação se torna uma Ordem de Compra. Nessa etapa, ela é encaminhada aos fornecedores, que apresentam uma proposta com valor, serviço, qualidade do material, cronograma, entre outros elementos.

4. Estabelecimento do contrato 

Após analisar e aceitar a proposta, a empresa e o fornecedor devem definir os termos e condições relevantes para o processo de compra e assinar o contrato. 

5. Verificação 

Nessa etapa, a empresa deve verificar se o fornecedor cumpriu os termos da proposta e dar o aceite. Caso haja algum problema, é o momento de notificar o fornecedor. 

6. Aceite da mercadoria  

Se o material entregue corresponder ao solicitado, o comprador compara o pedido de compra com a ordem de compra e a fatura do fornecedor e encaminha o aceite e a nota fiscal para o setor responsável. 

7. Fechamento

Após o pagamento, a ordem de compra é encerrada.

Importância do pedido de compra

O processo de pedido de compras é essencial para a otimização dos recursos e a conquista de melhores resultados para o negócio. Diante disso, podemos listar entre os benefícios da gestão eficiente:

  • redução de custos operacionais;
  • maior precisão na compra de produtos e matérias-primas;
  • garantia de escolher os melhores fornecedores;
  • melhor administração do volume de recursos;
  • otimização de tempo;
  • segurança para tomada de decisão com base em dados.

Dicas para fazer a gestão do pedido de compras

Tenha um bom relacionamento com os fornecedores

Escolha empresas com boa reputação e credibilidade e tenha mais de um parceiro para determinado produto. Dessa forma, é possível criar boas relações e negociar preços, além de evitar prejuízos por indisponibilidade de mercadorias em um fornecedor.

Pesquise os preços

Faça cotações para saber quanto os fornecedores estão cobrando por seus produtos e saiba o custo operacional de todo o processo para saber qual a opção mais vantajosa para a empresa.  

Planeje as compras

Estabeleça um calendário de compras e elabore um documento de requisição padrão que possa ser encaminhado para o setor responsável com todos os dados necessários. 

Acompanhe os pedidos de compras

Monitore os indicadores de compras e siga o planejamento de compras para garantir a eficiência na rotina empresarial. 

Utilize um bom programa de gestão

O uso de um bom software de gestão, como o BomControle, permite a automatização dos pedidos de compras e fornece uma visão completa dos ciclos de aquisições da empresa, garantindo mais produtividade e evitando a ocorrência de falhas. 

Como o BomControle pode ajudar sua empresa com pedido de compras? 

Você já sabe que o BomControle é um sistema de ERP completo para gerenciamento do negócio de forma simples. 

Mas talvez você ainda não saiba que ele pode ajudar a controlar o estoque e o processo de pedido de compras de forma organizada e assertiva. Dessa forma, é possível calcular o giro das mercadorias, aperfeiçoar o processo de compras e diminuir a pressão sobre o capital de giro da empresa.

Além de saber o momento certo de fazer um novo pedido de compras, com o BomControle você: 

  • Automatiza tarefas, evitando a repetição de atividades simples e permitindo que você se concentre no que é prioridade.
  • Garante mais clareza às ordens de compra, organizando os requisitos e informações de cada pedido. 
  • Controla as despesas, melhora o orçamento e organiza os pedidos de compra para que todos possam visualizar ou compartilhar as informações.
  • Centraliza os dados, criando um ambiente único para gerenciar os produtos de forma rápida e fácil. 
  • Cria relatórios completos para manter o controle de muitas ordens de compra ao mesmo tempo.

Conclusão

Neste artigo você compreendeu o que é o pedido de compra, quais as práticas fundamentais para aplicá-lo em sua empresa e como o BomControle ajuda a gerenciar seu estoque, integrando o controle de vendas e a gestão financeira. 

Então aproveite. Teste por 7 dias grátis e conte com nosso sistema para acompanhar todos os processos de compras com os fornecedores e até mesmo importar as compras com NFe diretamente para o BomControle.

Centralize todos os processos do seu negócio com o software BomControle - Teste grátis!
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

Assine nossa newsletter



    Aceito receber novidades.

    Felix Schultz
    Felix Schultz

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *