Planejamento estratégico de vendas: 8 passos matadores

Toda empresa que almeja o sucesso de forma organizada necessita ter um plano estratégico. A área comercial é uma das mais importantes, afinal suas atividades afetam o faturamento do negócio. Por isso é essencial que a área também tenha um planejamento estratégico de vendas.

Muitas empresas deixam de alcançar seu potencial máximo ou até deixam de existir por falta de uma visão mais analítica. O importante é que seja investida a quantidade de tempo adequada para preparar um planejamento de vendas que seja efetivo . Veja a seguir como você pode criar um para seu negócio.

Como fazer o planejamento estratégico de vendas

A mais complexa atividade da área comercial pode ser o planejamento estratégico de vendas. Afinal, é ele que traduz na prática o direcionamento que uma empresa irá tomar em relação ao mercado, produtos e atuação .

Um bom plano de vendas deve ser curto, simples e ir direto ao ponto. Deve conter, basicamente, os objetivos e metas de receita e as ações a serem executadas para conquistar novos clientes e crescer as vendas a partir dos já existentes. Confira a seguir o passo a passo para criar o seu!

Coleta de dados

Um bom planejamento estratégico de vendas começa com a coleta e análise de dados . Aliás, é fundamental ter em mãos números como:

  • Período de sazonalidade do mercado;
  • Crescimento previsto da economia;
  • Taxa de juros, câmbio e eventos que possam influenciar as vendas.

Entretanto, é nessas horas que uma ferramenta de automação facilita o trabalho do profissional. Soluções como o Scopi e o Bom Controle podem oferecer relatórios de áreas como planejamento, vendas, estoque, entre outras.

Análise do cenário atual

De nada adianta começar um projeto sem entender o que a área de vendas já tem, quais seus pontos fracos e fortes , ameaças ou oportunidades. Aliás, a Análise SWOT faz muito bem esse papel. Este diagnóstico tem como objetivo avaliar o ambiente interno e externo do negócio.

Contudo, com essas informações, a área comercial saberá exatamente onde são bons, onde podem melhorar, quais oportunidades estão disponíveis e quais ameaças precisam de atenção. Com base nisso, determine quanto pretende vender no período de seu planejamento estratégico de vendas.

Definição de objetivos

Nesta etapa você vai precisar ter a previsão de vendas bem definida para então traçar os objetivos de cada produto ou serviço. Divida as metas ao longo do ano, como por exemplo, mensais, trimestrais e semestrais. Depois é só distribuir a meta entre a equipe, para cada vendedor conforme o desempenho, área de atuação e estilo de venda.

Mapeamento de recursos

Certamente ao definir as metas, é imprescindível fazer um mapeamento dos recursos necessários. Afinal, traçar os objetivos e deixar a equipe dar conta do recado não vai funcionar muito bem. Os recursos que vão auxiliar a equipe comercial, como materiais impressos e digitais, ferramentas de automação, pesquisas e treinamentos devem ser definidos.

Montagem de mulher analisando gráficos para um planejamento estratégico de vendas

Além disso, os vendedores também precisam de treinamentos, equipamentos de acesso, celulares, transporte e até contratação de novos funcionários. Aliás, é necessário estar preparado para executar seu planejamento com todos os materiais e recursos definidos.

Apresentação do plano

Após a definição de todos os objetivos, metas, recursos e demais processos necessários para execução do planejamento estratégico, é necessário apresentá-lo à equipe. Executivos, gestores e todos os envolvidos precisam ter conhecimento de tudo o que o plano prevê e como as ações devem ser colocadas em prática.

Implantação das ações

Após a apresentação é hora de colocar tudo em prática. Cada um deverá ter de forma clara qual o seu papel no plano. Entretanto, para que tudo funcione da maneira correta, é fundamental escolher os profissionais que estarão envolvidos. Aliás, as tarefas devem ser direcionadas de acordo com a habilidade de cada um.

Análise dos resultados

Para que o planejamento estratégico de vendas seja efetivo é necessário o acompanhamento dos resultados. Eles podem ser desdobrados por objetivos de longo prazo em tempos menores, como por exemplo, meses, trimestres ou semestres.

Otimização das estratégias

Com o acompanhamento dos resultados feitos de tempos em tempos, é possível que as estratégias sejam revistas e otimizadas. Ao executar as ações, é possível acompanhar se o desempenho está sendo bom ou ruim e assim tomar uma decisão baseada em dados.

Apesar de todos os passos serem importantes, é importante enfatizar que cada empresa possui suas particularidades específicas da área de atuação. Entretanto, a estrutura do planejamento pode ser adaptada de acordo com as necessidades do atual momento.

Equipe de pessoas caucasianas olha para painel em momento de planejamento

Por fim, um planejamento estratégico de vendas é muito importante para uma empresa saber o rumo que deve seguir na área comercial. Entretanto é ele que vai guiar a equipe de vendas da maneira correta.

O principal objetivo é melhorar os resultados de acordo com as metas estabelecidas . Aliás, é no plano que constam informações importantes como: novas oportunidades, desenvolvimento e ações para o gerenciamento do negócio.

Este artigo foi desenvolvido pelo Scopi : o software para criar e executar o seu planejamento estratégico, uma empresa de tecnologia B2B cuja solução reúne canvas de modelo de negócios, diagnósticos, definição de objetivos, gestão de indicadores, projetos, processos e outras funcionalidades em um só lugar.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

 

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    Felix Schultz
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