Rapport é a palavra usada para definir uma técnica de comunicação que ajuda a estabelecer conexão entre as pessoas. Muito usada na área comercial, ela tem o objetivo de criar a sensação de confiança em uma pessoa desde o primeiro contato. Portanto, para acompanhar a nova jornada do consumidor, é fundamental conhecer e colocar em prática o rapport no BPO financeiro.
Afinal, hoje as pessoas estão mais propensas a fechar negócio quando sentem uma conexão, seja por confiar nas palavras da outra pessoa, pela forma como foi abordada ou pelo jeito que o profissional de vendas escutou suas dores.
Quer saber mais sobre essa técnica e como ela pode ajudar a sua empresa de BPO Financeiro? Então, continue a leitura para entender o que é rapport, quais os benefícios dessa técnica e como utilizá-la no BPO financeiro para estreitar seu relacionamento com clientes.
Confira!
O que é rapport?
Rapport é uma palavra de origem francesa usada para definir a conexão entre pessoas que criaram uma relação harmoniosa e pautada por confiança mútua. Para isso, ela se desenvolve por meio de conversas significativas e acontece quando as existe a disposição para compreender diferentes pontos de vista.
Assim, criar rapport com o cliente é a forma que os humanos têm para se conectar, identificar sentimentos e estabelecer uma comunicação bidirecional. Isso permite a construção de relacionamentos tanto em nível pessoal quanto no ambiente de trabalho.
Isso é possível por meio da imitação de gestos, tom de voz, estilo e ideias entre os interlocutores, o que torna a conversa mais harmônica. Dessa forma, é possível gerar empatia e fazer com que potenciais clientes fiquem mais receptivos, aumentando as chances de fazer uma venda.
Os princípios fundamentais do rapport
As técnicas de rapport são aplicadas às vendas para promover uma conexão verdadeira com os clientes. Afinal, elas criam um ambiente adequado para a negociação. No entanto, para que isso seja possível, é preciso seguir alguns princípios básicos, como:
I. Empatia
A empatia é essencial na construção de rapport com clientes de BPO financeiro. Afinal, refere-se à capacidade humana de compreender e se conectar com as emoções e necessidades do outro. Portanto, ao demonstrar que realmente se importa com as dores do cliente, é possível criar um relacionamento mais forte.
II. Escuta ativa
Outro aspecto fundamental para criar rapport no BPO Financeiro é prestar atenção ao que o cliente está falando. Assim, mais do que apenas ouvir, essa habilidade exige entender os sentimentos e questões por trás de cada palavra. Para isso, faça perguntas claras ao interlocutor, demonstrando interesse e garantindo que está compreendendo corretamente suas necessidades.
III. Comunicação verbal e não-verbal
A harmonia entre as palavras (comunicação verbal) e a linguagem corporal, as expressões faciais e o tom de voz (comunicação não-verbal) é fundamental para um bom rapport. Afinal, uma linguagem corporal acolhedora, um tom de voz amigável e expressões faciais positivas criam uma atmosfera de confiança.
IV. Adaptação ao estilo de comunicação do cliente
Algumas pessoas buscam informações técnicas e detalhes, enquanto outras preferem histórias e exemplos. Por isso, ao fazer a prospecção para BPO financeiro, é importante adequar sua comunicação ao estilo do cliente, pois isso contribui para a criação de uma conexão mais profunda.
V. Construir confiança
A confiança é um dos principais pilares do rapport! Isso porque, quanto maior for a confiança do cliente, maior será a chance de que ele aceite suas sugestões. Portanto, cumpra os compromissos que assumir, fale a verdade sobre os produtos ou serviços e compartilhe informações precisas.
VI. Respeitar o tempo do cliente
O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos. Portanto, é indicado evitar ser excessivamente invasivo ou insistente, respeitando quando o cliente precisar de espaço para se decidir. Apesar disso, lembre-se de se mostrar disponível quando ele estiver pronto para avançar.
VII. Personalização da abordagem
Por fim, é importante mostrar que cada cliente é único. Para isso, a dica é evitar abordagens genéricas e adaptar as soluções, demonstrando que conhece as necessidades e preocupações específicas de cada um.
Como as técnicas de rapport ajudam o seu BPO Financeiro?
O rapport é fundamental nas interações humanas e pode promover uma série de benefícios para os negócios de BPO Financeiro. Confira algumas das vantagens a seguir:
1. Melhora a comunicação
O rapport deixa as pessoas mais propensas a compartilhar ideias e preocupações e dar feedback. Afinal, cria um ambiente propício para uma comunicação mais aberta e eficaz.
2. Constrói confiança
Outro ponto importante no rapport com clientes para BPO financeiro é a construção de confiança entre os indivíduos.
3. Facilita a colaboração
Pessoas com um bom rapport apresentam maior probabilidade de trabalharem juntas, pois colaboram de forma mais eficiente para alcançar objetivos comuns.
4. Aumenta a empatia
O rapport também deixa os indivíduos mais propensos a se colocarem no lugar do outro. Esse ponto possibilita a compreensão das emoções e perspectivas da outra pessoa.
5. Reduz conflitos
O rapport no BPO Financeiro também diminui os desentendimentos e conflitos. Além disso, cria as condições para que eles sejam solucionados de forma mais amigável.
6. Melhora a retenção e fidelidade
O rapport faz com que as pessoas se sintam mais valorizadas e compreendidas, o que pode aumentar a retenção de clientes e membros da equipe.
7. Facilita a abertura para mudanças
As pessoas são mais receptivas e propensas a aceitar mudanças ou ideias quando sentem que têm um bom relacionamento com quem está propondo as novidades. Isso é vantajoso para o BPO uma vez que suas recomendações sobre as decisões financeiras são mais propensas a serem aceitas.
Como aplicar rapport no BPO Financeiro?
O rapport é uma técnica que nos permite conectar de maneira mais próxima e respeitosa com outras pessoas, estabelecendo uma relação de confiança profunda. Isso é crucial no contexto de BPO financeiro, afinal, o contador será responsável pela gestão financeira das empresas.
Dessa forma, para aplicar o rapport no BPO financeiro é preciso desenvolver uma comunicação eficaz e empática entre contadores e clientes. Além disso, lembre-se de alinhar a comunicação verbal com a não-verbal para demonstrar receptividade e confiança.
Ainda, é fundamental que os contadores escutem ativamente, compreendendo as necessidades e preocupações dos clientes. E, claro, responda-os de maneira clara e amigável, construindo uma relação de confiança mútua.
Com essas dicas, é possível garantir que suas expectativas sejam atendidas de forma precisa e respeitosa.
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