Saiba como prevenir problemas no seu planejamento empresarial

O planejamento empresarial é um processo de organização onde serão definidos os objetivos e as metas a serem alcançadas, as estratégias corporativas, quais indicadores serão usados, quem serão os responsáveis pelas atividades e o cronograma que a empresa deve seguir. Esse plano também serve para antecipar os resultados que se pretende alcançar e verificar se o negócio está se desenvolvendo como o esperado.

Por meio dessa ação é possível alcançar benefícios como o entendimento dos valores da empresa, ter opções para lidar com as diversas situações e a agilidade para tomar decisões importantes. Fazer o planejamento empresarial de forma adequada pode ser a chave do seu sucesso no mercado.

Mas como criá-lo de uma maneira que esteja preparado para evitar os problemas? Continue lendo este post e descubra a resposta para essa pergunta!

Levante informações e dados suficientes

Para fazer um planejamento empresarial de sucesso é importante que você não se deixe levar pela correria do dia a dia. Reserve um bom tempo na sua rotina para poder elaborá-lo. Um planejamento bem feito e completo pode auxiliar na previsão de problemas e contribuir para que você crie um plano de ação para solucioná-los.

Levante todas as informações disponíveis no mercado, tire tempo para conhecer melhor os seus processos internos, leve em consideração os seus pontos fortes e fracos, avalie a situação do mercado e deixe tudo isso registrado no seu planejamento.

Ao fazer isso, mesmo que não tenha conseguido se antecipar a uma situação, você terá a base necessária para tomar a melhor decisão para a sua empresa. Afinal, você terá disponível todos os dados que precisa para ter segurança no que faz.

Defina metas e objetivos realistas

Muita gente acaba confundindo os objetivos com as metas de uma empresa. Apesar de estarem muito relacionados, o conceito de cada um deles é diferente.

Para entender a diferença, pense neste exemplo: o objetivo da empresa X é aumentar a sua lucratividade e, com a intenção de alcançá-lo, precisa estipular metas como vender mais e diminuir os custos da produção.

Assim, fica claro que objetivo é aquilo que você pretende alcançar, ou seja, seu propósito. Já a meta está relacionada ao caminho que decidiu seguir para alcançar tal objetivo.

Ao montar seu planejamento empresarial, tanto o objetivo como as metas devem ser claros e realistas. Tentar alcançar algo muito além do seu contexto pode ser desanimador e dá a sensação de que nunca vai conseguir chegar a lugar nenhum.

Uma dica é usar o método SMART — Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time-based (tempo limitado). Com ele você responde a 5 perguntas básicas. São elas:

  1. O que você quer?
  2. Como medir o seu objetivo e/ou meta?
  3. É possível alcançar? É realista?
  4. Por que é importante estabelecer esse objetivo e/ou meta?
  5. Quanto tempo vai levar para alcançá-lo?

Conheça o mercado de atuação

Para evitar problemas no seu planejamento empresarial é preciso conhecer bem o mercado em que atua ou vai atuar, no caso de novos investimentos. Isso vai muito além de conhecer o serviço e/ou produto que irá oferecer, é preciso conhecer o mercado, saber quem são os seus concorrentes e como você pode se destacar deles.

Isso também envolve não fazer uso de planos que já foram criados para outra empresa. Afinal, cada negócio, por mais parecido que seja, tem as suas particularidades, enfrenta situações diferentes no mercado e, consequentemente, precisa de soluções diferentes para cada problema.

Leve em consideração os riscos do mercado

Vale a pena lembrar que o planejamento não garante a execução. Muitas vezes o que funciona na teoria sofrem imprevistos e precisam ser replanejados. Portanto, considere todas as interferências possíveis e como você pode lidar com elas. Isso faz parte de calcular os riscos do mercado.

Nenhum investimento pode te dar a certeza de que vai dar certo. Por isso, você também precisa aceitar que precisará correr riscos. Fazer isso de maneira consciente e saber até onde está disposto a ir para alcançar os seus objetivos é a melhor forma de lidar com eles.

Defina as prioridades

Executar um trabalho a esmo, sem saber o que está fazendo e o que é importante não irá contribuir para que a sua empresa cresça como deve. Por isso, na hora de fazer o seu planejamento empresarial, defina quais são as prioridades do seu negócio.

Lembre-se de que nem tudo que acontece tem a mesma importância. Ao definir as suas prioridades, pense bem em qual ordem cada uma delas deve aparecer na sua lista. Focar no que realmente precisa da sua atenção ajudará você e a sua equipe a serem bem-sucedidos.

Além do foco, você conseguirá distribuir os recursos que o negócio possui para aquilo que realmente é necessário. À medida que as tarefas urgentes forem diminuindo, será possível fazer novos investimentos e definir novas prioridades.

Envolva toda a sua equipe no planejamento empresarial

Dificilmente alguém consegue ser bem-sucedido em seu empreendimento se procurar resolver todas as coisas sozinho. As pessoas mais indicadas para conseguir visualizar os possíveis problemas são as que estão envolvidas nas atividades rotineiras da empresa.

Por isso, na hora de fazer um planejamento empresarial, envolva toda a sua equipe e procure pelos responsáveis de todas as áreas da empresa. Assim, é possível levantar com mais segurança quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Os envolvidos no processo terão liberdade para se expressar e passarão a entender melhor a importância de cada um deles para o desenvolvimento da empresa, terão conhecimento de qual é a melhor forma de entregar resultados e se sentirão motivados a fazer isso.

Como você já viu, fazer um bom planejamento empresarial pode ajudá-lo a se tornar mais competitivo no mercado e a definir quais os caminhos que deve seguir. Por isso, faça uso das dicas que mencionamos neste post para evitar os problemas que podem surgir no meio da sua trajetória.

Gostou de saber como evitar problemas no seu planejamento empresarial? Que tal conferir as 5 maneiras de alcançar o crescimento escalável por meio da gestão comercial?

Publicado por Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.