Muito se fala a respeito das consultorias e da sua importância para o negócio, porém, sempre fica uma dúvida para o gestor, será que vale a pena contratar uma consultoria empresarial?
As consultoras são empresas responsáveis pela regularização de procedimentos falhos ou ineficientes dentro da empresa. Nesse sentido, cabe à consultoria identificar os principais pontos nos processos empresariais e, devido ao know-how que detém, apresentar as possíveis causas e soluções para os respectivos problemas.
Por isso, no artigo de hoje, serão demonstrados os principais benefícios da contratação de uma consultoria empresarial e como ela impacta positivamente o negócio. Confira!
O que é uma consultoria empresarial?
As consultoras são empresas especializadas na prestação de serviço para a normalização dos processos empresariais da contratante, por meio de procedimentos externos e metodologias específicas de trabalho.
A consultoria empresarial, então, consiste no diagnóstico de uma situação-problema e no levantamento das principais causas para a sua ocorrência. A partir dessas atividades, pode-se traçar um plano de ação adequado para a resolução dos distúrbios.
Seguindo o plano de ação traçado é possível normalizar e controlar os procedimentos para se analisar se o plano foi eficaz e capaz de sanar as necessidades da empresa.
Quando contratar uma consultoria?
As consultorias — de maneira geral — são contratadas em dois momentos, quando se deseja ampliar o mercado e a produção como um todo ou quando há problemas perceptíveis nos processos empresariais que necessitam de solução.
Dessa maneira, a identificação de alguns fatores são fundamentais para a definição do melhor momento para se contratar uma consultoria, como:
Insatisfação dos clientes
O nível de satisfação/insatisfação dos clientes é uma medida fundamental para se definir a qualidade dos produtos ou serviços ofertados pela empresa — levando em consideração as demais varáveis como tempo, preço, materiais.
Desse modo, a insatisfação, muitas vezes, está relacionada a falhas nos processos empresariais que resultam em prejuízos, tanto financeiros quanto relacionados à imagem.
Por esse motivo, quando identificado, faz-se necessária a intervenção em determinados setores para a regularização e, consequentemente, aumento da satisfação do cliente com a empresa.
Afinal, todo o processo empresarial visa à garantia de participação no mercado e, principalmente, lucro advindo das operações.
Crescimento da demanda
Ampliar a demanda empresarial acarreta, não somente, no aumento da produção, mas também no aumento de diversas outras áreas que estão relacionadas aos processos.
O papel da consultoria é auxiliar a expansão das atividades dos setores relacionados ao crescimento da demanda, tornando o processo mais controlado e menos propenso a falhas e ingerências.
Aumento dos custos
Os custos das empresas são, constantemente, analisados pelos gestores. Basta ver que procedimentos dispendiosos ou que não agregam valor para o produto final devem ser eliminados ou minimizados.
Portanto, a consultoria, no caso de aumento das despesas, analisa o processo empresarial como um todo e, por meio de técnicas específicas, define quais procedimentos influenciam e acarretam altos custos para a empresa.
Como escolher uma empresa consultora?
A busca pela empresa consultora deve ser pautada em alguns critérios como análise da equipe técnica, cases de sucesso da empresa, tempo e custo da realização, valores da empresa, idoneidade trabalhista e fiscal, transparência nas atividades e relações.
Também a qualidade do relacionamento e a capacidade técnica da consultoria são fundamentais para determinar se a empresa escolhida é capaz de atender e sanar — com eficácia — as necessidades do cliente.
Quais os benefícios advindos da consultoria empresarial?
A realização das consultorias busca a resolução de problemas específicos ou ampliação da demanda e aumento da eficiência operacional.
Dessa forma, alguns benefícios são percebidos devido à realização da consultoria, destaque-se:
1. Foco em resultados
A consultoria empresarial introduz um agente externo às atividades normais da empresa com o intuito de analisar e pontuar os principais problemas ou pontos que merecem ser corrigidos para a regularização das tarefas.
Desse modo, a presença do consultor, de maneira geral, não paralisa as ocupações habituais do setor estudado.
Logo, a sua realização é pautada em metas e objetivos acordados, mantendo o foco nos resultados e no prazo estabelecido.
2. Economia de tempo
O consultor empresarial, devido à capacidade técnica e à expertise que detém, realiza as operações com maior eficiência, reduzindo o tempo das atividades de correção.
Assim, em comparação aos procedimentos internos de resolução de problemas, a presença do consultor provoca economia de tempo e custo para a empresa, sem que haja, no momento da realização, paralisação das atividades ou ocupação dos funcionários com tais procedimentos.
3. Vantagem competitiva
A consultoria promove, ao finalizar as suas atividades e normalizar ou ampliar os processos da empresa, um aumento na eficiência operacional com redução de custo e tempo.
Nessa premissa, a sua correta realização gera efeitos favoráveis para a empresa que adquire processos mais eficazes, o que influencia na satisfação dos clientes e no market share — participação da empresa no mercado — empresarial, garantindo vantagem competitiva no mercado e lucro para a organização.
4. Melhoria no desempenho
A consultoria procura, de maneira geral, a correção de uma situação-problema que está impactando negativamente a realização das atividades da organização.
Nessa premissa, a partir da percepção e do plano de ação correto para o aprimoramento dessa situação, o resultado da consultoria promove a normalização ou ampliação das atividades e, consequentemente, aumento no desempenho operacional da empresa.
Portanto, o resultado da consultoria promove um acréscimo na eficiência empresarial e, consequentemente, redução de custos operacionais e tempo de produção.
5. Soluções Inovadoras
Todas as empresas, no decorrer de suas atividades normais, estão propensas à ocorrência de alguma falha administrativa ou outra situação que pode vir a abalar o desempenho operacional.
Porém, por muitas vezes, a simples análise interna não é suficiente para a resolução de tais distúrbios. Dessa forma, a presença de um analista externo com uma visão, procedimentos e metodologias diferentes pode ser indispensável para a percepção e correção do problema.
Assim, a visão diferenciada propicia uma mudança nos paradigmas comuns da organização e, atrelada à experiência do consultor, promove a resolução com maior rapidez e menores custos.
Diante disso, devido à presença de uma empresa especialista na identificação e resolução de problemas, é nítida a importância das consultorias para a regularização ou ampliação controlada dos processos empresariais.
Afinal, por meio da correta aplicação de técnicas para identificação e solução de problemas é possível, com eficácia, realizar as intervenções necessárias e, consequentemente, aprimorar a eficiência empresarial, ampliar a qualidade dos produtos ou serviços prestados, aumentar os lucros da empresa e participação no mercado e reduzir os custos das operações.
Por isso, com um reduzido grau de investimento quando comparado aos benefícios trazidos, o papel da consultoria é primordial para as empresas que buscam crescer e se manter no mercado com segurança e controle, fazendo valer a sua presença na empresa.
O que achou das vantagens advindas das consultorias? São boas para o negócio? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que todos os seus amigos também conheçam os benefícios da contratação de consultorias empresariais!