O atendimento ao cliente é fundamental para estabelecer conversas que permitam atender e esclarecer as necessidades, dúvidas e reclamações do consumidor.
O sucesso de um negócio é resultado de diversas práticas essenciais ao dia a dia da empresa. Entre elas, destacamos o bom atendimento ao cliente. Mais do que uma necessidade, é uma obrigação de qualquer organização, seja ela de produtos ou serviços.
Confira a seguir a importância do atendimento de qualidade e saiba o que fazer para fidelizar o seu cliente.
Importância do atendimento ao cliente
O acesso à informação e a velocidade de comunicação decorrente da internet e das ferramentas digitais deixam os clientes cada vez mais exigentes quanto à qualidade do atendimento.
Prova disso é uma pesquisa divulgada pela Salesforce Research que mostrou que 84% dos clientes desejam ser tratados como clientes, não como um número para atingir uma meta.
Isso mostra que é necessário focar em estratégias que ofereçam o melhor atendimento ao cliente faz toda a diferença para o sucesso de um negócio.
Assim, é necessário focar em estratégias que estabeleçam o relacionamento desde o primeiro contato até o pós-venda, possibilitando, entre outras vantagens:
- Fidelização do cliente;
- Divulgação orgânica da marca;
- Aumento no volume de vendas;
- Redução do ciclo de vendas e do churn (métrica que indica quanto a empresa perdeu de receita ou clientes);
- Conhecimento sobre o público e capacidade de antecipar suas necessidades;
- Melhoria dos processos através dos feedbacks recebidos.
Dicas de atendimento ao cliente
Conheça a jornada do cliente
Saiba o perfil do cliente e suas necessidades em cada etapa da jornada. Com essas informações, é possível definir práticas que dialoguem com os clientes em diferentes fases do funil, acompanhando em todo o caminho até a compra.
Seja transparente
Baseia a comunicação da empresa em transparência. Isso significa que você deve explicar de forma clara as condições do seu produto ou serviço e ser sempre sincero ao assumir erros e propor soluções para manter a satisfação do cliente.
Seja ágil e empático
Tenha um guia de atendimento, mas não se limite a scripts robóticos. Coloque-se no lugar do consumidor e pratique a empatia para tentar ajudá-lo.
Além disso, tenha processos organizados e não deixe a pessoa esperar demais. Uma boa dica é configurar respostas automáticas para e-mails, chats e Whatsapp e tentar responder tudo o mais rápido possível.
Personalize o atendimento
Seja amigável e adote um discurso acessível aos diferentes públicos. Para isso, use uma linguagem simples e objetiva e evite termos muito técnicos.
Fale com calma e apresente as soluções de forma didática e direta. Assim, caso o cliente tenha a mesma dúvida em outro momento, poderá consultar a conversa e resolver o problema sozinho.
Crie conexões reais
O relacionamento com o cliente é um aspecto fundamental do atendimento. Por isso, esteja disponível para tirar dúvidas e ajudar na solução de problemas antes, durante e depois da compra.
Outra prática importante é entrar em contato com o consumidor para saber se o produto ou serviço atendeu às expectativas, ou se o seu problema foi resolvido após ele procurar o suporte.
Por último, realize o acompanhamento pós-venda. Envie uma pesquisa para avaliar a satisfação do cliente com o atendimento e reforce a importância das respostas para sua empresa fazer um trabalho cada vez melhor.
Tenha uma equipe treinada
O mercado exige que o contato seja cada vez mais humanizado e personalizado, por isso é necessário investir constantemente na capacitação dos profissionais por meio de cursos e conteúdos ricos, como vídeos, e-books e podcasts.
Além disso, é preciso posicionar a equipe sobre os processos e as boas práticas de atendimento da empresa, acompanhar o dia a dia da atividade e pontuar o que precisa ser melhorado ou usado como exemplo.
Defina limites
Determine o horário de atendimento ao cliente em cada canal e disponibilize essa informação de forma clara.
Assim você cria um ambiente de trabalho favorável, respeitando a jornada de trabalho de cada colaborador, e garante que o cliente entenda quando e como pode entrar em contato com a empresa.
Tenha uma boa ferramenta de suporte
Para tornar o atendimento ao cliente mais prático e eficiente, a dica é investir em um bom sistema de gestão, que garanta que você tenha mais tempo e confiabilidade de dados.
Por que escolher o BomControle par auxiliar no atendimento ao cliente?
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Isso é fundamental porque o bom atendimento é um diferencial para negócios de qualquer área. Afinal, um cliente satisfeito tende a divulgar a marca aos seus conhecidos, o que impacta diretamente no aumento das vendas.
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- Dados dos clientes acessíveis para a criação de dashboards e relatórios.
- Geração de processo de pós-venda.
- Lançamento automático de novos clientes no faturamento.
- Baixa automática no estoque.
- Informações sobre inadimplência disponíveis no atendimento dos chamados.
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Conclusão
O atendimento ao cliente ajuda a sua empresa a reduzir gastos, proporciona uma boa reputação no mercado e, o mais importante, garante uma experiência positiva ao cliente, o que ajuda a criar um relacionamento duradouro.
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