BPO financeiro: entenda o que é e saiba por onde começar  

Felix Schultz
Felix Schultz
Imagem de mãos caucasianas mexendo em notebook com gráficos

O BPO Financeiro é um recurso cada vez mais importante para as empresas que desejam otimizar seus processos contábeis e aumentar o faturamento. 

O produto surge como uma estratégia fundamental para atender parceiros que buscam suporte especializado para a gestão financeira da organização, além de garantir mais receita para o escritório de contabilidade.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo com informações sobre o que é o BPO financeiro, como ele funciona e como deve ser implementado para garantir os resultados esperados.

Continue lendo e saiba mais. 

O QUE É BPO FINANCEIRO?

A sigla BPO vem do inglês Business Process Outsourcing, que pode ser traduzido como Terceirização de Processos de Negócios. No caso do BPO Financeiro, refere-se especificamente à terceirização, parcial ou total, das atividades financeiras de um negócio para uma empresa especializada na área.

Dessa forma, na prática, significa que sua empresa de contabilidade assume a gestão financeira de outro negócio, ficando responsável por atividades como: 

  • Contas a receber;
  • Contas a pagar;
  • Conciliação bancária;
  • Fluxo de caixa;
  • Faturamento;
  • E muito mais. 

Assim, o BPO financeiro oferece uma análise estratégica do negócio de cada cliente, otimizando a qualidade dos demonstrativos contábeis. Sem falar que também facilita a tomada de decisão dos empresários.

IMPORTÂNCIA DO BPO FINANCEIRO

O Sebrae aponta que quase 60% dos casos de mortalidade das empresas estão associados ao departamento financeiro, o que revela a dificuldade desse setor para o desenvolvimento do negócio. 

Diante disso, o BPO financeiro se mostra uma atividade fundamental para o sucesso da gestão financeira da empresa. Afinal, ele permite identificar os pontos de melhoria em cada processo, possibilitando que a empresa alcance mais valor, aumente a produtividade e saia à frente dos concorrentes. 

Além disso, o produto também permite que seu escritório agregue mais valor aos serviços oferecidos.

BPO, ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL: QUAL A DIFERENÇA? 

O BPO financeiro consiste na terceirização da gestão financeira do negócio e contempla atividades rotineiras, que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada organização. 

Já a assessoria contábil pode ser realizada por escritórios de contabilidade ou profissionais autônomos e consiste na análise de dados, indicadores e fundamentos importantes para a tomada de decisões financeiras. Nesse caso, o assessor também participa da aplicação das ações definidas.

Por fim, existe a consultoria contábil, que vai além de atividades técnicas e operacionais, atuando na avaliação de dados e indicadores e na sugestão de soluções de problemas específicos, como planejamento tributário. 

PARA QUEM É INDICADO O SERVIÇO DE BPO?

Para oferecer o BPO financeiro aos seus clientes, é importante avaliar cuidadosamente o cenário. Afinal, a solução é adequada para empresas que enfrentam os seguintes problemas no setor financeiro: 

– Falta de profissionais dedicados à área financeira, especialmente em empresas com poucos colaboradores;

– Dificuldade de manter um processo de gestão financeira eficiente, seja por falta de tempo, de interesse ou de conhecimento do gestor da área;

– Ausência de estrutura financeira para acompanhar o crescimento da empresa, resultando em erros constantes, falta de informação sobre a saúde financeira do negócio, multas e até fraudes;

– Falta de um sistema automatizado e adequado para otimizar os processos e melhorar os resultados.

Diante desses casos, sua empresa de contabilidade pode oferecer o BPO financeiro como forma de auxiliar os gestores a ter uma visão mais ampla do negócio e alcançar sucesso.

CTA BPO Financeiro

PRINCIPAIS SERVIÇOS DE UM BPO FINANCEIRO

Quando pensamos em BPO o que faz, podemos dizer que as organizações podem terceirizar todas as suas atividades financeiras e administrativas ou apenas aquelas que demandam mais tempo e recursos. Assim, seu escritório contábil pode adaptar os serviços às necessidades de cada cliente oferecendo, entre outros: 

  • Gestão do fluxo de caixa

Acompanha as entradas e saídas da empresa em períodos variados, possibilitando a identificação de lacunas financeiras e propondo formas de superá-las.

Além disso, essa atividade também permite avaliar o desempenho financeiro do negócio, identificar oportunidades e alertar sobre riscos econômicos.

  • Gestão de contas a pagar e receber

A gestão de contas a pagar faz, por exemplo, os registros e agendamentos de pagamento. Na área de contas a receber, lança os próximos recebimentos e também emite boletos bancários.

Outra possibilidade é alertar o cliente sobre pagamentos em atraso, evitando casos de inadimplência, e apresentar indicadores financeiros que auxiliem na tomada de decisão.

  • Conciliação bancária

Confere e compara as movimentações financeiras da empresa, garantindo que o saldo corresponde ao extrato bancário. Dessa forma, é possível evitar fraudes, prever o fluxo de caixa, aumentar a segurança nas transações financeiras e fazer o planejamento financeiro e orçamentário.

  • Emissão de Notas Fiscais

Emite notas fiscais de produtos vendidos ou serviços prestados, otimizando os processos e aumentando a produtividade.

  • Análise do Resultado

Avalia indicadores e informações para visualizar o desempenho operacional da empresa e determinar se ela está tendo lucro ou prejuízo, oferecendo dados que permitem a tomada de decisão consciente.

COMO COMEÇAR A OFERECER O SERVIÇO DE BPO?

Tem dúvidas sobre “BPO financeiro como começar“? Então, o primeiro passo é avaliar as necessidades do seu cliente. Para isso, é necessário considerar o tamanho do negócio, as atividades realizadas, as ações que devem estar no processo de prestação de serviços e a responsabilidade de cada um dos envolvidos. 

Com isso, você poderá estruturar uma proposta adequada à demanda da empresa, garantindo um olhar estratégico sobre todo o processo e, consequentemente, auxiliando a instituição a reduzir custos e aumentar seus lucros. 

PASSO A PASSO PARA IMPLANTAÇÃO DO BPO FINANCEIRO

Agora, já sabe o que significa BPO e como ele pode impulsionar diretamente o crescimento da sua empresa contábil. Afinal, além de ajudar a aumentar a receita, ele é essencial na diferenciação diante de um mercado tão competitivo.

Portanto, se você quer implementar o BPO financeiro no seu escritório de contabilidade e oferecer melhores resultados aos seus clientes, confira algumas dicas. 

1. Prepare a empresa

O primeiro passo para implantar o BPO financeiro é organizar a empresa e preparar os colaboradores. Para isso, padronize os processos e escolha recursos e ferramentas que otimizem o controle financeiro, a emissão de documentos e a importação de dados bancários no dia a dia.  

Assim, ao definir os serviços financeiros que correspondem a sua expertise, é possível otimizar as atividades rotineiras e tornar a gestão financeira mais eficiente, fazendo com que os clientes tenham sua empresa como referência e confiem no serviço oferecido.

2. Mapeie todo o processo

Analise, avalie e mapeie cada serviço, determinando rotinas e processos adequados às necessidades de cada organização e criando as condições necessárias para entender os desafios e aproveitar as melhores oportunidades. 

Para isso, defina rotinas financeiras, padronize tarefas, escolha ferramentas eficientes e teste as estratégias, avaliando sempre a qualidade do processo.

3. Tenha uma equipe especializada

Escolha profissionais com expertise e compreensão sobre a cultura da empresa e incentive os colaboradores a treinar equipes para ampliar a área de BPO. Dessa forma, será possível garantir informações mais assertivas, possibilitando a tomada de decisões que contribuam para conquistar resultados superiores para o negócio. 

4. Elabore o plano de ação

Depois de estruturar os processos e treinar a equipe, defina os planos a serem seguidos para otimizar o BPO financeiro. Para isso, classifique as demandas de acordo com o ramo de atuação, o faturamento, o tamanho da empresa ou outros critérios relevantes para o negócio. 

5. Utilize uma boa plataforma de gestão financeira

Escolha um sistema para BPO financeiro completo para realizar gestão financeira e contábil e implementar e organizar seus serviços. Uma boa dica é buscar opções que reúnam as ferramentas necessárias para as atividades financeiras, como importação de extratos bancários e geração de relatórios e notas fiscais.

COMO O BOMCONTROLE AJUDA VOCÊ A IMPLEMENTAR E USAR O BPO?

Para atuar como BPO financeiro, é necessário conhecer as rotinas do setor financeiro, investir em atualização técnica e contar com uma ferramenta capaz de agilizar o serviço, integrar os dados e reduzir custos.

Para isso, o BomControle oferece um sistema para BPO financeiro com integração contábil real, velocidade nos processos terceirizados e perfil multiempresa para que você lide com todos os seus clientes em um só lugar.

Dessa forma, você aumenta a produtividade e vai muito além de contas a pagar e receber. Com o BPO financeiro BomControle você tem diversos recursos:

CTA BPO Financeiro

Contas a Pagar e Receber

1. CNPJs ilimitados

2. Integração com a Sefaz

3. Emissão de NF de Produto e Serviços

4. Remessa, retorno e conciliação

5. Renegociação

Comunicação

6. Portal do Cliente

7. Integração com WhatsApp

Contabilidade

8. Integração com todos os sistemas contábeis

9. Plano de Contas por cliente ou grupo de cliente

Consultoria

10. Gestão de contrato e controle de reajustes

11. Cobrança automatizada

12. CRM

Neste artigo, você conferiu o que é um BPO financeiro, suas características e como implementar. Caso ainda tenha alguma dúvida, nós estamos preparados para ajudar você a ir muito mais longe. Você também pode conferir todas as vantagens do BPO financeiro em nosso conteúdo completo.

Para saber mais sobre a nossa solução e descobrir como ela pode ajudar na sua estratégia, teste o sistema por 7 dias grátis.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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