Benefícios da utilização de balancete na gestão financeira empresarial 

Felix Schultz
Felix Schultz
balancete

O balancete é usado na Contabilidade para visualizar os débitos, créditos e saldo de uma empresa. Portanto, trata-se de um documento de controle interno utilizado para analisar o estado financeiro do negócio em um período específico. 

Ficou curioso sobre sua importância e papel na gestão financeira empresarial? Então, continue a leitura e entenda como ele funciona.  

O que é balancete?

O balancete é um demonstrativo financeiro não obrigatório feito pelas empresas para prevenir erros de crédito e débito na contabilidade. Usado internamente, esse documento pode ser interpretado estrategicamente pela organização para a tomada de decisões assertivas.

Dessa forma, ele mostra o saldo de todas as contas da empresa ao longo de um período, garantindo que o livro contábil esteja equilibrado e que as transações financeiras sejam registradas corretamente.

Por essas características, ele pode ser impresso, editado e alterado sempre que necessário. Além disso, é possível realizar um balancete mensal, quinzenal ou mesmo diário, de acordo com as demandas do cliente.

Qual é a finalidade do balancete?

A principal finalidade do balancete é informar sobre o atual cenário da empresa. Afinal, ele identifica gastos desnecessários e falhas na gestão financeira. Além disso, facilita a criação de outros relatórios, como a Demonstração de Resultados do Exercício e o balanço patrimonial.

Em resumo, o balancete contabilidade é utilizado para garantir a integridade das contas a partir de saldos que possam ser alterados a qualquer momento pelo contador. Portanto, o documento deve apresentar: 

  • Identificação da empresa;
  • Data de referência;
  • As contas e seus grupos;
  • Saldo das contas;
  • Soma dos saldos credores e devedores;
  • Código e descrição completa das contas.

Qual a diferença entre balanço e balancete?

Apesar da semelhança na nomenclatura, é importante destacar que, sim, existe diferença entre balanço e balancete. O balanço patrimonial é um relatório obrigatório elaborado para indicar a posição financeira da empresa. 

Assim, o documento deve ser desenvolvido por um profissional especializado em data fixada pela legislação do Imposto de Renda e vale para todas as empresas, exceto MEI. 

Além disso, esse relatório analisa o desempenho da empresa de forma quantitativa e qualitativa ao longo de um ano, avaliando se houve lucro ou prejuízo no período. Por outro lado, o balancete tem a função de demonstrar a situação da empresa enquanto ela está “em movimento”, atuando como um “pré-balanço”. 

Além disso, com balancetes mensais, é possível verificar os saldos nas contas de resultado. Já no balanço as contas são zeradas e os saldos são direcionados para uma conta de apuração do resultado. 

Como fazer um balancete?

Como você viu, o balancete possibilita o monitoramento das receitas e despesas da empresa, acompanhando as margens de lucros de produtos e serviços e garantindo o cumprimento de metas financeiras.

Contudo, e agora, como fazer balancete? Confira o passo a passo que preparamos para te ajudar nessa missão:

1. Liste todas as contas

Faça uma lista com todas as contas e separe-as por categorias, como ativos, passivos e patrimônio.

2. Pegar os saldos das contas

Identifique o saldo de cada conta no fim do período contábil, sejam eles devedores (positivos) ou credores (negativos).

3. Classifique as contas

Separe as contas por ordem numérica ou alfabética, facilitando a leitura e a análise das informações.

4. Calcule o saldo das contas

Some o saldo de cada conta devedora e subtraia o saldo das contas credoras. Assim, será possível obter o saldo líquido de cada categoria, ou seja, os ativos, passivos e patrimônio líquido.

5. Verifique a igualdade

Confirme se a soma dos ativos seja igual à soma dos passivos e do patrimônio líquido. 

6. Corrija possíveis erros

Transações registradas incorretamente, lançamentos duplicados ou outros equívocos podem resultar em discrepâncias. Caso observe algo assim, revise os lançamentos contábeis para identificar e corrigir os erros. 

7. Crie o documento 

Elabore o balancete de forma clara e organizada, destacando os ativos, passivos e patrimônio líquido, além de exibir os saldos das contas.

8. Confronte os registros

Compare o saldo com extratos bancários, notas fiscais e outros documentos relevantes, proporcionando consistência e precisão às informações.

9. Finalize e arquive

Por fim, finalize o balancete financeiro e arquive como parte da documentação financeira da empresa.

Benefícios da utilização regular de balancete

O balancete contábil é essencial para o bom andamento das empresas, pois permite identificar os créditos e débitos da organização em períodos específicos. No entanto, as vantagens não param por aí. Confira! 

1. Acompanhamento da situação financeira atualizada

O balancete demonstra a situação financeira real da empresa a partir da indicação das movimentações financeiras realizadas em um determinado período.

Com isso, permite uma análise abrangente dos ativos, passivos e patrimônio líquido em um período determinado.  Dessa forma, os gestores podem identificar tendências, analisar variações e avaliar a eficácia das estratégias financeiras adotadas. 

Além disso, oferece importantes oportunidades de melhoria, destacando áreas que demandam ajustes ou otimizações. Como resultado, a empresa pode ter uma gestão financeira sólida e sustentável.

2. Tomada de decisões estratégicas e baseadas em dados:

O balancete também é importante para a tomada de decisões estratégicas. Afinal, ao fornecer informações financeiras precisas e confiáveis, esse documento contábil se torna a base para decisões assertivas. 

Isso é possível porque a disponibilidade de dados confiáveis no balancete permite que os gestores compreendam a realidade financeira da empresa, identificando oportunidades e desafios de forma mais clara. 

Dessa forma, as informações são usadas para orientar as decisões estratégicas, reduzindo os riscos e incertezas associados à gestão empresarial e promovendo a eficiência na alocação de recursos. 

Como resultado, a empresa consegue se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, aumentando sua competitividade e contribuindo para o sucesso a longo prazo. 

3. Melhoria da comunicação interna e transparência:

Outro benefício da utilização do balancete na gestão financeira empresarial é a melhoria da comunicação interna e da transparência dentro da organização. Afinal, ao proporcionar informações financeiras claras e acessíveis para todos os colaboradores, o documento contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais transparente e confiável. 

Como resultado, há o fortalecimento da confiança, a criação de um relacionamento mais sólido e aberto e a melhoria da governança corporativa.

Veja como o BomControle otimiza a sua gestão financeira

Para maximizar a eficácia do balancete da empresa, uma dica valiosa é utilizar um software de gestão financeira capaz de otimizar o processo, como o BomControle. 

O sistema centraliza os processos e dados financeiros, facilitando a consulta e o compartilhamento de informações em tempo real, reduzindo os esforços e evitando erros. Dessa forma, o sistema pode auxiliar no planejamento financeiro, pois oferece uma série de benefícios:

– Visão completa da situação financeira do negócio

Com o ERP BomControle, você pode acessar todos os dados financeiros da empresa em tempo real e consultar faturamento, lucro, custos, despesas, impostos, entre outros por meio de gráficos e dashboards que facilitam a análise e a tomada de decisão. Isso para um ou diversos CNPJs, caso você seja um profissional de BPO Financeiro, por exemplo. 

– Controle do fluxo de caixa

Um sistema de gestão eficiente possibilita o registro e acompanhamento das entradas e saídas previstas e realizadas, saldo disponível e muito mais, permitindo um controle simples e eficaz do fluxo de caixa da empresa.

– Emissão de notas fiscais eletrônicas

Com o ERP BomControle é possível emitir notas fiscais eletrônicas de forma rápida e segura, além de poder armazenar as NFs em nuvem e consultar sempre que for necessário.

– Monitoramento de contas a pagar e receber

O BomControle permite que você registre e acompanhe as entradas e saídas de dinheiro do negócio, gerando relatórios e alertas sobre vencimentos, atrasos, inadimplências e recebimentos. Assim, é possível controlar a movimentação financeira e planejar adequadamente os investimentos.

– Conciliação bancária 

O sistema também facilita a verificação das movimentações bancárias com os lançamentos no sistema, evitando erros, fraudes e divergências. Além disso, o ERP também permite a integração com o banco, acelerando as transações e reduzindo os custos operacionais.

CONCLUSÃO 

Agora que já sabe o que é balancete, conte com o ERP BomControle para gerenciar diferentes atividades e tenha uma gestão inteligente para o negócio. Fale com nossa equipe para testar o BomControle por 7 dias grátis e descubra como podemos ajudar você! 

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *