Em que consiste um funil de vendas ERP? Primeiro, constitui uma representação da sequência de fases pela qual passa um consumidor que realiza uma compra. Essas etapas vão desde a descoberta da empresa em meio a um grande universo de fornecedores até as relações de pós-venda já com a compra consolidada.
Por sua vez, o ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, uma solução tecnológica que automatiza processos e integra as diversas atividades da empresa. Dessa forma, Vendas, Finanças, Estoque e outros setores se harmonizam de modo eficiente. O resultado é uma infinidade de vantagens tanto para o cliente quanto para a própria gestão.
Com esse fim, a condução da estratégia combinada de marketing e vendas nas relações com cada cliente potencial pode ser muito facilitada nesse ambiente de integração. Continue neste post e conheça 6 benefícios de desenvolver seu funil de vendas em um ERP.
1. Integração entre o modo comercial e marketing
Enquanto o marketing pensa o futuro (embora às vezes quase imediato) da relação com o cliente, o setor comercial consolida o presente com a efetivação das vendas. O diálogo entre um e outro permite aprimorar as estratégias de ação para um desempenho otimizado.
Na verdade, a jornada do cliente ao longo do funil de vendas é conduzida por essa integração entre marketing e vendas no ERP. Um resultado de sucesso deve ser visto como fruto do equilíbrio entre as ações de cada segmento combinadas na estratégia adotada.
De modo geral, as fases de atração e de conversão na jornada (topo e meio do funil) resultam das ações de marketing. Por sua vez, o fechamento e a fidelização (fundo do funil) caracterizam as atividades comerciais propriamente ditas, isto é, a venda em si. Assim, duas frentes que falam com o cliente, quando atuando integradas ao ERP, potencializam os resultados que podem ser obtidos pela gestão.
2. Informações detalhadas ao longo do funil
O sistema ERP viabiliza o total acompanhamento da relação com o potencial cliente ao longo do funil. Nesse ambiente, podem ser obtidas informações detalhadas das diversas fases e, em especial, a movimentação e o registro de toda a história do consumidor em relação à empresa.
Como resultado, consolida-se um banco de dados compilando hábitos e interesses, assim como qualquer manifestação do cliente, inclusive nas redes sociais. Por meio desses dados, pode ser agilizada a tomada de decisão, o que torna possível fornecer respostas mais rápidas. Além disso, ocorre uma profunda melhora na capacidade de comunicação.
O ERP tem a grande vantagem de compilar e consolidar as informações oferecendo relatórios essenciais para a gestão. Assim, durante toda a jornada, pode-se avaliar a estratégia mais adequada a ser adotada em cada fase.
Do mesmo modo, a análise dos resultados positivos e negativos alcançados facilita a percepção do momento mais adequado para cada ação. Nesse sentido, a melhor identificação de oportunidades potencializa a consolidação das vendas.
3. Identificação de gargalos no processo de vendas
Diversas situações podem gerar dificuldades na consolidação do fechamento. Esse importante momento do processo pode apresentar alguns pontos de estrangulamento que reduzem sua eficiência.
Do mesmo modo, todo o fluxo do processo de vendas, desde os primeiros passos para o fechamento até a posterior fidelização do cliente, também está sujeito às limitações localizadas. Isso, por sua vez, pode ser responsável por desempenhos menos eficientes que o esperado.
Nesse sentido, um sistema de softwares integrados torna mais fácil a identificação desses gargalos. Com um diagnóstico mais preciso, podem ser analisadas as condições de menor eficiência e proceder às correções necessárias.
4. Maior controle sobre o processo de vendas
Com um sistema integrado é possível obter um maior controle sobre o processo de vendas em todo o seu ciclo. Cada momento pode ser avaliado e otimizado, mas as principais respostas resultam da interação entre:
- controle de estoque;
- controle financeiro;
- controle de orçamentos;
- emissão de boletos;
- emissão de notas fiscais;
- registro do histórico de compras;
- suporte e atendimento ao cliente.
Ao mesmo tempo, a utilização do funil de vendas ERP possibilita a adoção de indicadores capazes de mensurar o desempenho de todo o trabalho, de maneira geral e específica. Desse modo, com a integração entre os diversos setores da empresa, os principais benefícios que resultam em maior controle podem ser apontados desta forma:
- organização e padronização dos procedimentos;
- avaliação dos resultados em cada etapa;
- acompanhamento do perfil de consumo de cada cliente;
- melhoria da comunicação com o cliente;
- redução nos tempos de resposta;
- gestão eficaz do estoque;
- integração com o setor de finanças;
- identificação dos produtos de maior peso no negócio.
5. Maior eficiência no atendimento
A organização e a padronização das rotinas incrementam a agilidade nas respostas. Assim, a adoção do funil de vendas ERP resulta em um atendimento muito mais aprimorado e eficiente. Mais que isso, o conjunto de informações disponíveis sobre as características e preferências dos clientes facilitam também a abordagem personalizada. Assim, embora seja implantada a padronização de procedimentos, a relação com cada um deles é sempre adequada e específica para o perfil de cada um.
Por sua vez, a otimização dos tempos de resposta torna ainda mais favorável o desempenho da empresa, ampliando as possibilidades de fidelização do consumidor. E um cliente fiel é tudo que se quer, certo?
Sendo assim, o atendimento deve prosseguir com as iniciativas do pós-venda. Para essa tarefa, o ERP é o instrumento ideal. Todo o seu conjunto de informações sobre o perfil do cliente permite a continuidade necessária do processo de encantamento.
6. Maior índice de fidelização
O funil de vendas, por excelência, é a ferramenta adequada para o alcance de sua própria missão, que é conquistar o cliente e mantê-lo fiel. Com as facilidades oferecidas pelo ERP a tarefa fica mais próxima de sua realização.
Nesse sentido, conhecer os interesses do cliente, operar as melhores estratégias de marketing e desenvolver credibilidade com um atendimento eficiente: eis a receita básica da fidelização. É o que se obtém desenvolvendo o funil de vendas em um ambiente ERP, tirando proveito de todos as vantagens que oferece.
Todos esses benefícios do desenvolvimento do funil de vendas ERP constituem, por si, as razões pelas quais você deve adotá-lo em sua empresa. Veja tudo o que um sistema de gestão integrada ERP pode fazer sua empresa. Faça um teste grátis!