BPO financeiro para pequenas empresas: mais benefícios para o negócio

Felix Schultz
Felix Schultz
BPO financeiro para pequenas empresas: confira benefícios para o negócio

A otimização de processos por meio da gestão financeira é essencial para negócios que querem continuar crescendo. Assim, o BPO financeiro para pequenas empresas pode ser a solução ideal para os seus clientes. 

Afinal, essa é uma forma de terceirização financeira que ajuda as empresas a reduzirem o tempo dedicado às atividades desse setor e, consequentemente, focarem em estratégias para crescimento.

No entanto, diferente do que muitas pessoas podem pensar, esse serviço não é recomendado apenas para grandes negócios. Pensando nisso, nesse texto vamos explicar como o BPO financeiro para pequenas empresas pode ser a solução ideal para diversas organizações.

Continue lendo e descubra como esse recurso pode auxiliar os seus clientes!

Ainda tem dúvidas sobre o que significa BPO financeiro? Confira nosso conteúdo completo e conheça suas vantagens.

TENDÊNCIAS DO MERCADO DE BPO FINANCEIRO 

Muitos empresários sabem que a terceirização é uma tendência cada vez mais forte no mercado. Contudo, ainda não entenderam as vantagens de uma empresa de BPO financeiro para seu negócio.

De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas, realizada pelo Sebrae em 2020, a taxa de mortalidade dos microempreendedores individuais é de 29%. Enquanto a falência das microempresas representa 21,6% e as de pequeno e médio porte somam 17%.

Segundo o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e uma das principais razões é a falta de gestão eficiente, que representa 25% dos casos. Esse motivo está atrás apenas de altos impostos (31%), pouca demanda e grande competitividade (29%) e dificuldade para arrecadar linhas de crédito (25%).

Portanto, o cuidado com as finanças deve ser seriamente considerado para que o negócio possa se desenvolver. Em outras palavras, fazer o controle de contas a pagar e a receber, realizar o acompanhamento de fluxo de caixa, entre outros pontos, são práticas fundamentais para o sucesso dos empreendedores.

Diante disso, o BPO financeiro para pequenas empresas pode ser a melhor solução para quem quer seguir a direção correta quando o assunto é saúde financeira. Afinal, essa estratégia oferece as ferramentas necessárias para a mudança, garantindo mais controle e segurança para as organizações.

IMPORTÂNCIA DO BPO FINANCEIRO PARA PEQUENAS EMPRESAS 

As empresas de BPO Financeiro, como já explicamos aqui no blog, consistem na terceirização dos processos relacionados a contas a pagar e receber, tesouraria e gestão financeira. Dessa forma, atua como uma alternativa para atender às necessidades das companhias e ajudar as empresas a conquistar melhores resultados.

Isso é possível porque o BPO financeiro auxilia no gerenciamento mais efetivo das rotinas financeiras. Além disso, possibilita a tomada de decisões mais assertivas e, consequentemente, aumentam o valor da empresa.

Nesse contexto, podemos compreender o BPO financeiro para pequenas empresas como uma alternativa muito vantajosa. Ficou interessado? Então, confira a seguir os principais diferenciais dessa estratégia para o cliente.  

1. EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE

A terceirização financeira pequena empresa implica na contratação de profissionais ou companhias especializadas na gestão financeira. Isso garante a realização das atividades de acordo com os padrões exigidos e das demandas de cada organização.

Assim, é possível atender às necessidades do negócio por meio de ações automatizadas, diminuindo o tempo de execução das rotinas, proporcionando economia e evitando erros.  

2. MAIS PROTEÇÃO PARA AS EMPRESAS

A realização da gestão financeira para pequenas empresas de acordo com métodos e processos profissionais e confiáveis reduz as chances de erros e, consequentemente, diminui os riscos de irregularidades, principalmente por impedir fraudes.

COMO O BPO FINANCEIRO PODE AJUDAR NO CRESCIMENTO DA EMPRESA?

Acima, você viu que a falta de gestão financeira para pequenas e médias empresas é uma das principais causas da falência. Por outro lado, a terceirização desse serviço pode contribuir para o crescimento da empresa, assim como a mudança no mercado atual. 

O BPO financeiro para pequenas empresas permite o lançamento de contas a pagar e receber de forma organizada, possibilitando a identificação de investimentos que podem gerar lucro ou prejuízo.  

Como resultado, é possível analisar as despesas que podem ser alteradas, reduzidas ou até ampliadas para alcançar mais lucros. 

Além disso, outra possibilidade do BPO financeiro para PMEs é o cálculo do orçamento para o ano seguinte a partir da avaliação do histórico de lançamentos realizados, organização das receitas com crescimento, despesas e custos da organização. Sem falar na elaboração de um plano estratégico adequado para o cenário da empresa.

COMO IMPLEMENTAR O BPO NAS EMPRESAS?

O BPO financeiro para pequenas empresas pode apresentar grandes possibilidades, como:

  • Identificação de custos investidos de forma inadequada;
  • Análise de receitas por produto;
  • Definição das ações que não estão dando lucro ou ajudando no desenvolvimento do negócio;
  • Estudo das despesas que podem ser modificadas, diminuídas ou acrescidas para o negócio lucrar mais. 

Assim, é a solução adequada para quem deseja automatizar a área financeira e alcançar sempre os melhores resultados.

Para isso, é preciso que o profissional ou empresa de contabilidade siga todas as etapas do processo de implantação de BPO em uma empresa: 

  1. Mapear toda a organização;
  2. Avaliar e definir quais processos podem ser terceirizados;
  3. Garantir o comprometimento integral da empresa com a atividade;
  4. Monitorar constantemente os resultados alcançados com o BPO para promover cada vez mais melhorias nos processos.

VANTAGENS DO BPO FINANCEIRO PARA PMES

O BPO financeiro para pequenas e médias empresas apresenta inúmeros benefícios. A seguir listamos os principais: 

  • Possibilita que os gestores mantenham o foco no desenvolvimento da atividade principal do negócio, garantindo a qualidade exigida em seu produto ou serviço;
  • Maior eficiência e produtividade de todos os setores da empresa; 
  • Redução dos gastos e despesas relacionados à folha de pagamento e estrutura física; 
  • Melhoria na análise do processo produtivo; 
  • Processos mais rápidos e sem erros;
  • Segurança nas transações financeiras;
  • Informações sobre a empresa;
  • Uso de tecnologia de ponta. 

Como resultado, a organização consegue aumentar a capacidade e assertividade na execução de tarefas essenciais, mantendo as contas da empresa em dia, além de, mais importante ainda, ampliar os ganhos e lucros.

CTA BPO financeiro para pequenas empresas

Qual o melhor sistema para BPO financeiro?

O BPO financeiro para pequenas empresas possibilita o acompanhamento e a análise da área financeira, garantindo a identificação de pontos de desperdício e evitando perdas financeiras.

Isso é possível porque a terceirização ajuda a focar os esforços onde realmente há potencial de ganho e permite uma visão mais estratégica de todo o negócio. Dessa forma, facilita a tomada de decisões assertivas e que contribuam, de fato, para o crescimento empresarial.

Portanto, independentemente do porte da empresa, é fundamental dar atenção especializada às complexas demandas financeiras, administrativas e contábeis. Afinal, elas estão diretamente relacionadas a análises estratégicas que podem promover o sucesso ou o fracasso do negócio. 

Com o BomControle, você tem um sistema para BPO financeiro completo e profissional. Nosso sistema de gestão financeira para pequenas empresas ajuda a aumentar o controle e a produtividade das companhias, permitindo que profissionais autônomos e negócios de contabilidade ofereçam diversos serviços sem precisar aumentar a sua estrutura. 

Então, agora que você já sabe a importância do BPO financeiro para pequenas empresas, assim como suas vantagens e como implantar, é hora de colocar a estratégia em prática para possibilitar que seus clientes alcancem sucesso nas vendas e potencializem o crescimento do negócio.  

Não perca mais tempo. Teste o BomControle por 7 dias grátis e descubra como nosso sistema ERP pode fazer seu negócio se destacar dos concorrentes. Para mais dicas e informações, fale com nossa equipe. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *