Como implantar um sistema de gestão de qualidade na sua empresa

Felix Schultz
Felix Schultz
Banner sistema de gestão de qualidade

A qualidade será sempre uma virtude necessária a qualquer empresa de sucesso. Não importa o tamanho ou o segmento de atuação: ela é sinônimo de organização e satisfação do cliente. Assim, se você é gestor de uma empresa, seus olhos devem estar voltados para a utilização de um sistema de gestão de qualidade.

Assim, uma boa forma de dar ao cliente mais um motivo para optar por um produto ou serviço é conquistar uma certificação que ateste a qualidade que a organização oferece. Quer saber como implantar esse sistema no seu empreendimento? Continue a leitura deste post!

O que é um sistema de gestão de qualidade?

Conhecida pela sigla SGQ, o sistema de gestão de qualidade é bastante útil para a administração da organização. De forma bem simples, pode ser considerada como a maneira de conduzir a companhia de modo a alcançar o nível de qualidade pretendido e esperado.

O SGQ faz a verificação de todos os processos da empresa com o objetivo de otimizá-los para melhorar a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos. Para isso, operam-se princípios e diretrizes de qualidade em cada processo conduzido nas rotinas diárias. Trata-se, portanto, de aprimoramento do que se faz e do modo como é feito.

A implantação de um SGQ corresponde ao desenvolvimento de uma verdadeira consciência da qualidade de modo a fazer que ela permeie todos os processos da organização. Nesse processo, as decisões têm como base os indicadores que refletem os resultados da companhia na realidade em que ela está inserida.

Quais são seus principais benefícios?

A adoção de um sistema de gestão de qualidade pela empresa é prontamente notada, tanto internamente pelos colaboradores como externamente pelos clientes. Os benefícios alcançados recompensam a iniciativa. Conheça os principais deles a seguir!

1. Reforço na organização da empresa

A sistemática de implantação do SGQ por si só já melhora a organização do empreendimento. Assim, os processos são avaliados, os aspectos que requerem aprimoramento são identificados e as ações necessárias são implantadas.

As atividades se integram e se alinham pelos mesmos procedimentos. Além disso, as melhorias contínuas são perseguidas como traço cultural que deve ser desenvolvido na equipe.

2. Melhoria na autoimagem e no desempenho

A condução de processos aprimorados e mais organizados, orientados para a melhoria, atua positivamente na autoestima dos colaboradores. Os primeiros resultados alcançados reforçam a melhoria no desempenho dos esforços da gestão de qualidade e se traduzem em aumento de produtividade.

3. Aumento na satisfação dos clientes

O SGQ serve, sobretudo, para auxiliar na identificação das expectativas e das necessidades dos clientes. Quando implantado, permite esse reconhecimento e o direcionamento dos processos para o objetivo de todo negócio: a satisfação do cliente, interno ou externo.

4. Redução de custos operacionais

A organização dos processos de um empreendimento com base na qualidade conduz à redução de custos operacionais — principalmente porque os otimiza. Desse modo, são eliminadas ou reduzidas, entre outras, situações como:

  • as práticas que conduzem a desperdícios;
  • as ações que exigem retrabalho;
  • as experiências de devolução pelo cliente;
  • as reclamações dos consumidores.

Como implantá-la?

Os benefícios do SGQ são muitos e podem ser percebidos por qualquer empresa que se empenhe em sua implantação. Para que tenha maior alcance, porém, é necessário que algumas iniciativas sejam definidas e concretizadas. Saiba mais sobre elas a seguir!

Engaje toda a equipe

Para que o sistema de gestão de qualidade seja efetivamente implantado é essencial que toda a equipe assuma a responsabilidade por ele. Afinal, não se implementam melhorias por decreto, mas com engajamento.

Desse modo, é preciso pensar desde cedo no desenvolvimento da cultura de qualidade na empresa e de sua difusão entre todos. Para isso, deve-se prover uma comunicação interna eficiente, além de treinamento e capacitação dos colaboradores.

Escolha produtos e serviços

Implantar um SGQ para todos os produtos e serviços da empresa ao mesmo tempo pode ser difícil. Assim, o mais indicado é fazê-lo primeiramente a partir da escolha de apenas alguns deles para a primeira etapa.

Isso se aplica a empresas com diversos produtos. Aquelas com portfólio reduzido podem considerar a possibilidade de uma abordagem geral.

Estabeleça indicadores

A base do monitoramento da eficiência dos processos é a leitura de seus indicadores. Por isso, um cuidado especial deve ser adotado na definição desses instrumentos. Considere, principalmente, os indicadores essenciais para entender as demandas dos clientes e os critérios de qualidade estabelecidos.

Defina a coleta de dados

Uma vez que os indicadores estejam adequadamente determinados, é preciso escolher o método a ser utilizado nas coletas de dados. Devem ser considerados os responsáveis pelo levantamento das informações, seu nível de detalhamento, a frequência em que a coleta será realizada e outros.

Monitore os resultados

Os indicadores disponíveis devem nortear o monitoramento dos resultados. Uma boa leitura de suas tendências pode indicar o melhor caminho para o aprimoramento dos processos envolvidos. Assim, as tomadas de decisão quanto às mudanças necessárias devem definir claramente as ações a serem implementadas.

Promova a melhoria contínua do SGQ

Ao adotar as melhorias indicadas pelo SGQ, deve-se considerar sua continuidade em ciclos permanentes de implementação de ações de aperfeiçoamento, leitura dos resultados e novas atividades. É isso que caracteriza o aspecto de melhoria contínua do SGQ.

Qual a importância de um SGQ com certificação ISO?

A certificação da Organização Internacional de Padronização (International Standardization Organization – ISO) é a referência em todo o mundo quando se trata de qualidade. Por isso, uma empresa certificada pela ISO tem reconhecimento internacional. E isso pode ampliar muito seu mercado potencial.

Isso porque a empresa que tem essa certificação é identificada como detentora de processos organizados, regulares e conduzidos de acordo com os melhores padrões internacionais. Esse status, no entanto, deve ser mantido e confirmado por auditorias periódicas.

O mercado prefere as organizações certificadas pela ISO. O motivo é bastante simples: ter esse certificado indica que a empresa preza pela qualidade de seus produtos e pelo foco no cliente.

Agora você já sabe o que fazer para implantar um sistema de gestão de qualidade em sua empresa e os benefícios que vai colher quando o fizer. Já está preparado para investir nele?

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.