Um dos grandes desafios dos gestores é conseguir aumentar a produtividade de sua equipe, obtendo benefícios para a empresa e para os próprios colaboradores. Maior eficiência significa menos complicação no trabalho, além de trazer resultados mais dinâmicos e concretos.
Conseguir isso pode depender de algumas práticas e hábitos simples, porém, muito precisos e que devem ser executados no dia a dia de uma empresa. Quer conhecê-los melhor? Este post vai trazer 5 dicas simples relacionadas ao cotidiano e à cultura organizacional, proporcionando um eficiente aumento de produtividade. Confira!
1. Ofereça treinamento e capacitação
O primeiro fator relevante no recrutamento de um talento para a empresa são as suas capacitações profissionais. Quanto maiores suas habilidades e conhecimentos, melhor ele é visto diante dos outros candidatos. Na hora de buscar aumentar a produtividade isso deve ser visto também como prioridade.
Como render mais, sendo ainda melhor no que faz? Esse crescimento só é possível com um estímulo constante na busca de mais conhecimento e técnicas avançadas, que ajudem na execução diária de demandas. Diante disso, um gestor precisa buscar junto à empresa formas de ajudar os colaboradores a se desenvolverem profissionalmente.
Essa capacitação pode ser obtida de diversas formas, com treinamentos específicos sobre assuntos e sistemas fundamentais do cotidiano de trabalho, mas também podem ser por meio de cursos complementares. Algumas empresas oferecem bolsas e descontos em universidades para a pós-graduação, sendo uma ótima forma de ajudar o colaborador a se aprimorar.
2. Torne as reuniões mais curtas e dinâmicas
As reuniões são muito comuns no dia a dia corporativo, como uma prática bastante útil para que gestores e equipes consigam alinhar bem os objetivos e discutir como andam os processos.
Entretanto, é preciso ter cuidado para que esses momentos não se tornem mais recorrentes do que deveriam e, ainda pior, tomando muito tempo de um dia de trabalho, afetando diretamente a produtividade. Há reuniões que duram horas, e isso nem sempre representa esse alinhamento pretendido.
O mais adequado é buscar momentos mais curtos e dinâmicos, em que os assuntos sejam tratados de forma mais objetiva, sem enrolação. Para isso, devem ser usadas ferramentas que agilizem o processo, além de as pautas certas serem definidas e apresentadas, para que o assunto não seja perdido.
Cabe também a análise da necessidade de uma reunião. O questionamento que deve permear é simples: a reunião é a única maneira para alinhar essa questão? Por vezes um simples e-mail pode resolver, com a mesma eficiência, o que seria debatido em 40 minutos, por exemplo.
3. Use a tecnologia nos processos do cotidiano
A tecnologia está sempre se desenvolvendo, ajudando a aumentar a produtividade de momentos simples do dia a dia, e isso se estende também para o ambiente corporativo. Diversos softwares chegam ao mercado constantemente, e eles podem ser muito úteis se bem utilizados, melhorando o desempenho de equipes e oferecendo resultados precisos.
Hoje, é fundamental que as empresas disponibilizem os recursos tecnológicos mais avançados aos seus colaboradores, com ferramentas capazes de agilizarem os processos no dia a dia, permitirem melhor acesso a informações, além de integrarem a atuação dos departamentos.
Os softwares de gestão estão entre esses recursos, otimizando uma série de processos altamente necessários no cotidiano, de forma que os colaboradores aumentem a produtividade de forma simples.
Assim, é possível ter um melhor desempenho, em menor tempo e, principalmente, oferecendo resultados cada vez mais positivos, colaborando para o planejamento estratégico da empresa.
Essas ferramentas também podem ser muito úteis aos gestores, que conseguem acompanhar a performance dos colaboradores, avaliando a relevância da adoção de novos recursos.
4. Aposte no o home office
Há uma forte relação entre a produtividade de um colaborador e o ambiente em que ele trabalha. É difícil oferecer resultados satisfatórios sem que haja tranquilidade para se trabalhar.
Além disso, questões pessoais existem para qualquer um, e por vezes, elas podem gerar desconcentração, arruinando toda a capacidade de alguém ser produtivo no seu trabalho.
É justamente por essas questões que um gestor deve apostar na manutenção de uma cultura organizacional que preze pela flexibilidade. Oferecer essas facilidades aos colaboradores é de grande ajuda para que eles se sintam compreendidos e confortáveis, e um dos recursos que mais contribuem para isso é a possibilidade do home office.
Trabalhar de casa pode ser uma maneira de permitir que um funcionário consiga resolver um problema pessoal que certamente tiraria seu bem-estar e concentração, afetando diretamente sua produtividade. Ou mesmo tratando de uma questão de conforto, se ele trabalha em casa em 1 ou 2 dias na semana, pode ser que isso seja bom para seu desempenho.
Flexibilizar a política de home office na empresa pode ser uma maneira muito simples de aumentar a produtividade, algo que nem sempre os gestores pensam ou estão dispostos a fazer. O ideal é definir a frequência, sem que isso prejudique o planejamento da empresa.
5. Valorize os colaboradores por meio de benefícios
A vida de um trabalhador é feita de esforços, seja para alcançar seus objetivos pessoais, seja para cumprir com metas para o desenvolvimento da empresa. A recompensa e a motivação principal para isso é o salário. Mas, será que não é possível ser ainda mais generoso?
Qualquer colaborador gosta de se sentir valorizado, com a ideia de que a empresa preza por sua continuidade, reconhece seu esforço e tem nele a segurança de alguém que está bem alinhado com a estratégia do negócio. Uma forma muito importante de transmitir isso é por meio de benefícios.
Os mais comuns, geralmente, são aqueles como o plano de saúde, auxílio para refeição e alimentação, entre outros. Pode ser interessante estender esses benefícios para auxílio-creche, descontos em universidades e outras possibilidades.
Uma boa maneira de estimular a atuação é a premiação por produtividade, oferecendo ao final do ano bônus e adicionais para quem cumpre com metas e objetivos. Assim, é possível manter o colaborador motivado ao longo do ano, já que ele sabe que o seu esforço vai valer a pena!
Aumentar a produtividade é imprescindível para um gestor que quer ver resultados e o desenvolvimento de sua equipe, sempre alinhada às propostas da empresa a longo prazo. Essas dicas serão fundamentais nesse objetivo!
Você já tem colocado alguma delas ou até mesmo outras em prática? Se sim, conte nos comentários como têm sido os resultados.