Como aplicar a contabilidade consultiva no seu escritório?

Felix Schultz
Felix Schultz
contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva trouxe grandes mudanças para o setor contábil e para a atuação do contador, que deixa de realizar apenas obrigações tributárias rotineiras. Neste contexto, o profissional assume uma posição de consultor, ou seja, um parceiro estratégico na rotina financeira de seus clientes.

Portanto, se você busca oferecer um diferencial competitivo no mercado e fortalecer seu papel para o cliente mais relevante, continue a leitura. 

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é um processo focado na análise dos dados contábeis da empresa. Ou seja, é realizado com o objetivo de auxiliar o gestor nas tomadas de decisão. Para isso, o consultor assume a posição de um parceiro estratégico, utilizando a tecnologia para oferecer informações mais precisas. 

Isso é possível porque hoje há sistemas de gestão que automatizam muitas atividades contábeis. Dessa forma, simplificam processos, assim como a captação e análise de dados, tornando a rotina mais ágil e inteligente.

Como resultado, os profissionais têm mais tempo para se dedicar às funções estratégicas. Assim, podem auxiliar os gestores a entenderem custos, tributos, taxas, lucros e até fazer projeções financeiras. 

Em resumo, o contador consultor ajuda a mensurar e analisar finanças, identificar oportunidades e corrigir erros, permitindo que os clientes possam tomar decisões mais assertivas.

Como funciona a contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva interpreta os documentos e informações financeiras, transformando os dados em insights e orientações especializadas. Portanto, é extremamente útil para auxiliar na resolução de desafios e problemas enfrentados por empresas. 

Para isso, os contadores entendem o dia a dia do negócio e analisam os dados e movimentações contábeis. Dessa forma, podem compreender as necessidades e particularidades de cada cliente, e sugerir as melhores soluções para o seu desenvolvimento. 

Assim, o profissional contábil realiza a análise de dados, enquanto o empresário foca nas informações importantes para o negócio. Isso possibilita a definição de planos objetivos, eficientes e alinhados com a realidade de cada organização.

Como fazer contabilidade consultiva?

Agora que você já entendeu o que é e como funciona a contabilidade consultiva, ficou interessado em aplicá-la? Então, confira algumas dicas.

1. Desenvolva habilidades consultivas

O primeiro passo para fazer contabilidade consultiva é estudar e desenvolver habilidades tanto no seu campo de atuação quanto nas áreas de gestão de negócios. 

Afinal, ao obter conhecimentos sobre esses temas, é possível propor soluções estratégicas e eficientes. Além disso, é importante saber ouvir o cliente e desenvolver uma comunicação simples e direta. 

Dessa forma, você poderá desenvolver argumentos e orientações que sejam compreendidos e levados em consideração.

2. Adapte seu mindset

Outro ponto importante é compreender as necessidades específicas do cliente. Para isso, é fundamental ter uma visão ampla do negócio para demonstrar como a contabilidade consultiva pode atender às demandas de forma mais eficiente que os serviços tradicionais. 

Dessa forma, ao fornecer insights estratégicos e soluções personalizadas, o consultor contábil ajuda a garantir maior eficiência operacional, redução de custos, crescimento sustentável e tomada de decisões mais informadas. 

Como resultado, poderá gerar mais valor para a empresa e auxiliará na conquista dos objetivos. 

3. Construa relacionamentos sólidos

O relacionamento de confiança é essencial para alcançar os objetivos da contabilidade e do cliente. Para isso, é importante que o contador consultor demonstre expertise e comprometimento, colocando-se como um parceiro estratégico e oferecendo suporte contínuo.

Além disso, é primordial fornecer serviços personalizados para os clientes. Assim, cria uma experiência positiva e constrói uma base sólida para vendas futuras e fidelização. 

4. Ofereça serviços diferenciados

O diagnóstico completo do cliente permite entender as metas, desafios e oportunidades para o crescimento da empresa. Com isso, é possível fornecer insights, orientações estratégicas e serviços complementares, como BPO financeiro, planejamento tributário, análise financeira, entre outros. 

Uma boa dica é desenvolver pacotes de serviços consultivos que atendam às necessidades específicas de cada cliente. Assim, poderá oferecer soluções antes que eles apresentem essa demanda. 

5. Utilize ferramentas tecnológicas

Para oferecer serviços melhores e garantir a excelência da contabilidade consultiva, é essencial investir em uma boa plataforma contábil e de gestão de tarefas, como o BomControle. Afinal, essas ferramentas ajudam a otimizar o trabalho, além de fornecer relatórios, gráficos e informações importantes para a atuação estratégica do contador. 

BomControle: o parceiro ideal para o seu escritório de contabilidade crescer 

Agora que já sabe o que é contabilidade consultiva, conte com o BomControle para eliminar as tarefas burocráticas do setor financeiro.  Afinal, o sistem pode ser integrado aos maiores sistemas contábeis do mercado e à gestão financeira do cliente, automatizando as rotinas do escritório.

Assim, para o seu escritório de contabilidade crescer, conte com o BomControle para: 

  • Armazenar os dados e informações dos clientes na nuvem, evitando o risco de perdê-las e conseguindo acessá-las de qualquer lugar;
  • Fazer a gestão completa de mais de um CNPJ, visualizando todos os dados no painel de controle;
  • Gerar documentos para pagamento em tempo real;
  • Criar relatório completos com poucos cliques;
  • Enviar e receber documentos, centralizando todas as solicitações na plataforma.

Para aproveitar agora mesmo essas e outras vantagens do BomControle, fale com nossa equipe e teste por 7 dias grátis. Aproveite essa oportunidade!

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *