Contratar BPO financeiro: confira nossas dicas e saiba como fazer  

Felix Schultz
Felix Schultz
Saiba por que contratar BPO financeiro e garanta uma plataforma completa para sua gestão financeira!

Contratar BPO financeiro é uma excelente solução para ter um processo seguro e de qualidade, garantindo um olhar estratégico sobre o negócio. 

O BPO financeiro é responsável por toda ou parte da gestão financeira de uma empresa com rotinas contábeis e obrigações tributárias. Por isso, contratar profissionais qualificados, assim como um bom software para BPO financeiro, é um processo fundamental para a empresa crescer, permitindo a tomada de decisões mais seguras.

Diante disso, para entender a importância desse sistema e saber como contratar, continue lendo.  

IMPORTÂNCIA DO BPO FINANCEIRO 

Para autônomos, micro e pequenas empresas, o BPO financeiro é fundamental para garantir um processo assertivo. Afinal, contam com pouco ou nenhuma estrutura para a realização das atividades financeiras. 

Já empresas maiores e mais complexas, que possuem alta demanda e burocracia, contratar BPO financeiro é a forma de contar com especialistas em demandas financeiras e contábeis.  

Enquanto isso, para os escritórios e profissionais de contabilidade, investir no BPO financeiro é importante para se adequar ao dinamismo do mercado. Assim, é possível auxiliar na gestão dos negócios e aumentar a percepção de valor dos serviços oferecidos.

Diante disso, alguns benefícios de oferecer os serviços de BPO financeiro são: 

  • Aumento da eficiência e produtividade;
  • Informações mais rápidas e precisas;
  • Aumento de receita;
  • Otimização da gestão de documentos.

ETAPAS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE BPO FINANCEIRO 

1. Início

É a primeira fase do processo. Nela, o escritório ou o prestador de serviço mergulha na vida financeira e contábil da empresa para conhecer os processos, as atividades administrativas necessárias e as expectativas em relação a trabalho. Além disso, é importante identificar os sistemas usados e das pessoas envolvidas na operação. 

Assim, é possível entender o contexto em que o negócio está inserido e propor mudanças adequadas às necessidades do contratante. Também é nesse momento que são definidas as ferramentas, sistemas, métricas e relatórios que serão entregues nos prazos determinados. 

2. Manutenção 

Essa etapa refere-se ao dia a dia da operação, ou seja, às rotinas da gestão contábil e financeira. De forma geral, essa fase inclui os fluxos contínuos de trabalho, a adequação às obrigações legais e burocráticas e a geração de informação estratégica para a tomada de decisão. 

Alguns dos serviços realizados são: 

  • Controle de contas a pagar e receber;
  • Agendamento de pagamentos;
  • Emissão de notas fiscais e cobranças;
  • Elaboração do fluxo de caixa e demais demonstrações financeiras;
  • Análise de informações gerenciais e indicadores;
  • Entre outros. 

As tarefas realizadas nessa etapa são contínuas e devem ser avaliadas continuamente para verificar a necessidade de agregar funções ou otimizar processos. Ainda, nesses casos, vale a pena contar com um sistema para BPO Financeiro completo, como o BomControle, para automatizar tarefas e aumentar sua produtividade.

3. Suporte estratégico

Uma plataforma para BPO financeiro gera números em tempo real para que o empresário tenha segurança na tomada de decisão do negócio. Assim, essa etapa é responsável por garantir que a estratégia esteja sempre baseada em dados atualizados e precisos.

Dessa forma, é possível prever problemas e oportunidades, além de adequar-se ao mercado e às alterações na legislação. 

COMO CONTRATAR BPO FINANCEIRO? 

Contratar um serviço de BPO financeiro pode ser uma decisão estratégica importante para as empresas. Por isso, é importante saber como o processo deve ser feito:

  1. Avalie suas necessidades financeiras

Antes de fazer a contratação, identifique as necessidades específicas dos seus clientes, considere as metas financeiras e os objetivos de negócios.

  1. Pesquise sistemas de confiança  

Pesquise e selecione plataformas de BPO financeiro adequadas às suas necessidades e avalie também a experiência, a qualificação da equipe, a capacidade de personalização de serviços e a qualidade da tecnologia aplicada.

  1. Solicite propostas de serviços

Solicite uma proposta de serviço detalhada e revise cuidadosamente cada informação. Lembre-se de avaliar se ela cobre suas demandas, especificam os serviços fornecidos e incluem um orçamento claro.

  1. Escolha um sistema de BPO financeiro

Depois de analisar as propostas, selecione o software de BPO financeiro ideal para as necessidades dos seus clientes e que esteja dentro do seu orçamento.

  1. Assine o contrato

Verifique se o contrato inclui todos os serviços, garantias e demais informações importantes e assine os papéis antes de começar a utilizar os serviços de BPO financeiro. 

  1. Acompanhe o progresso

Avalie regularmente o sistema de BPO financeiro e verifique se ele está atendendo tanto os termos do contrato quanto as suas necessidades.

Assim, será possível contratar um profissional capaz de melhorar a eficiência financeira da empresa de cada cliente. Dessa forma, sua equipe poderá se concentrar nas áreas mais importantes do negócio.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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