A gestão de empresas está diretamente relacionada com a adoção de tecnologias para controle de processos e relacionamento com o cliente, sendo essencial definir quais soluções são mais relevantes para o negócio, como um CRM ou ERP.
A definição depende de compreender quais as particularidades dessas soluções e como elas podem contribuir na gestão do negócio. Pensando nesses desafios do gestor, explicamos a seguir quais as características de cada opção e como escolher entre elas. Acompanhe!
Quais as diferentes entre CRM e ERP?
Inicialmente vamos entender do que se trata o CRM. A sigla significa Costumer Relationship Management, que pode ser entendida como gestão de relacionamento com o cliente, sendo essa a principal característica da ferramenta. O sistema tem funcionalidades destinadas a organizar e automatizar processos relacionados com a base de leads e clientes.
O CRM é focado nos processos de vendas, marketing e relacionamento, de forma a auxiliar as atividades relacionadas a essas áreas e também no monitoramento dos resultados ligados a elas. Entre as funcionalidades disponíveis estão:
- base de dados dos consumidores unificada;
- organização e operação do funil de vendas;
- fluxos de relacionamento com o cliente, como e-mail marketing e segmentação;
- histórico de interações com cada cliente em tempo real;
- acompanhamento das métricas de marketing digital;
- definição de leads mais qualificados;
- geração de relatórios de desempenho das vendas e estratégias de marketing.
O ERP (Enterprise Resource Planning), traduzido como planejamento de recursos da empresa, é uma solução diferente. Esse software está relacionado com a gestão dos processos operacionais do negócio, como emissão de nota fiscal, pagamento de fornecedores, controle de estoque e outros.
Apesar de ser benéfico para as áreas de vendas e marketing, o foco desse sistema é auxiliar os departamentos de RH, contabilidade, produção, administração, estoque e outros. Entre as principais características do ERP estão:
- organização dos processos operacionais da empresa;
- aumento da produtividade de diferentes equipes;
- redução dos custos de operação;
- unificação dos dados e informações gerenciais;
- análise de dados e auxílio às decisões estratégicas.
Dessa forma, pode-se considerar que o CRM é usado principalmente para questões focadas no relacionamento com o cliente, enquanto o ERP é usado em áreas mais gerenciais e administrativas da empresa.
Como escolher entre CRM ou ERP para a empresa?
Tanto o CRM quanto o ERP têm uma série de benefícios para as empresas, que fazem com que a adoção desses sistemas proporcione melhorias bastante significativas nos resultados do negócio. Conheça mais sobre eles a seguir.
Benefícios do CRM
O CRM proporciona muitas vantagens na área de relacionamento com o cliente, permitindo uma gestão muito mais eficiente ao realizar o controle dos contatos e histórico, além de poder ser usado para operacionalização do funil de vendas, tornando a experiência de compra do consumidor mais satisfatória.
Na área comercial, por sua vez, os benefícios estão relacionados a maior organização dos contatos, que permite que os vendedores vejam as informações em tempo real durante os atendimentos e ainda que abordem leads que estejam mais qualificados para realizarem as compras, aumentando as vendas.
No marketing, o benefício refere-se ao controle mais rígido das estratégias desenvolvidas, permitindo um acompanhamento detalhado das ações para identificar quais são as mais eficientes e que geram resultados mais expressivos para a empresa, podendo direcionar o orçamento para as práticas mais vantajosas.
Benefícios do ERP
O ERP, por sua vez, tem benefícios mais relacionados com a gestão do negócio como um todo, pois consiste em um software que tem como objetivo fazer a integração entre áreas e também gerenciar o funcionamento de processos básicos do negócio, como pagamento de contas, notas fiscais, estoque e outros.
Esse sistema também proporciona vantagens relacionadas ao aumento de produtividade dos colaboradores, redução dos custos operacionais do negócio, maior transparência na gestão, padronização de processos, unificação das informações e outros.
Ao possibilitar essas questões, o ERP também está relacionado a uma maior capacidade estratégica na tomada de decisão dos gestores, pois gera relatórios que consideram dados realistas de todos os departamentos da empresa e a análise para emissão de diagnósticos mais confiáveis.
Dessa forma, tanto o CRM quanto o ERP apresentam vantagens significativas para a empresa, sendo que a escolha entre um ou outro sistema depende de quais são as questões mais urgentes identificadas.
Por exemplo, se problemas estratégicos têm prejudicado a captação e retenção de clientes, diminuindo as vendas, o CRM é a solução mais adequada. Caso as dificuldades de gestão sejam mais significativas e restrinjam o crescimento, deve-se avaliar a adoção de um ERP. Caso as duas questões sejam prioritárias, há também como optar pela integração.
Por que integrar ERP e CRM?
O ERP caracteriza-se por ser um software bastante completo e que permite a integração com outras ferramentas para que possa atender também a demandas mais específicas do negócio e melhorar os resultados obtidos.
Assim, uma solução possível é optar pela integração entre ERP e CRM, de forma que o primeiro contribua na área gerencial da empresa, viabilizando a estruturação, otimização e padronização dos processos, gerando resultados significativos nas áreas administrativas da empresa, enquanto o segundo gera retorno ao melhorar o relacionamento com leads e clientes.
É preciso avaliar quais as demandas mais urgentes do negócio e definir qual modelo é mais vantajoso. A opção pela integração entre as duas ferramentas de fato apresentará melhorias nos diferentes departamentos da empresa.
O CRM contribuirá mais diretamente com os resultados de vendas e marketing, mas é relevante destacar que a implantação do ERP também influenciará essas áreas por integrá-las às demais e unificar a operacionalização. Nesse caso, haverá benefícios para esses setores no que diz respeito ao desenvolvimento de processos padronizados que geram aumento da produtividade e redução dos custos.
A opção pela integração também pode ser a mais indicada caso a empresa esteja adotando um modelo de inbound marketing que exija acompanhamento de fluxos de nutrição de leads, pois ambas as soluções vão contribuir para uma implantação mais completa dessa estratégia.
Para decidir entre CRM ou ERP é essencial que os gestores façam um diagnóstico realista das necessidades da empresa, pois a decisão vai impactar diretamente os resultados do negócio e as possibilidades de outros investimentos. Não há como afirmar se uma ou outra solução é a melhor, pois elas atendem a demandas distintas que podem existir na companhia.
Quer saber mais sobre como a adoção de um CRM ou ERP pode ser determinante no sucesso do seu negócio? Entre em contato com nosso time de especialistas!