CRM para branding: entenda a importância da estratégia para a marca

Felix Schultz
Felix Schultz

Descubra como o CRM para branding ajuda a tornar a marca mais
admirada pelos consumidores.

O CRM para branding é uma solução focada em dados para a criação de
campanhas e conteúdos adequados ao público-alvo.

A internet e as mídias sociais promoveram o crescimento da concorrência e da
competitividade entre as empresas. Diante disso, passou a ser necessário investir
em estratégias que demonstrem os diferenciais da marca, como o CRM para
branding.

Afinal, mais do que apresentar um produto ou serviço, é preciso ter um propósito
claro e desenvolver ações coerentes e relevantes para criar um relacionamento com
o consumidor.

Se você quer saber mais sobre o trabalho de gestão de marca e entender como ele
pode ser trabalhado no seu negócio, continue com a gente.

O QUE É BRANDING?

O branding é o conjunto de ações adotadas por uma empresa de acordo com o
posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo é aumentar sua
visibilidade e impulsionar sua relevância no mercado, além de construir uma boa
reputação com os consumidores.
Para isso, é essencial desenvolver um planejamento a longo prazo, assim como
estruturar e gerenciar os elementos de identidade visual, garantindo o crescimento
saudável e duradouro da companhia.
IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA DE BRANDING?

O branding define elementos que constroem a personalidade da marca,
possibilitando a identificação dos clientes com a empresa e criando uma relação
mais próxima e duradoura.
Dessa forma, o consumidor encontra algo em que ele também acredita e escolhe
interagir com a sua marca ao invés de tantas outras do mesmo setor.

Além disso, o branding permite que você padronize o tom e a voz nos diferentes
canais de comunicação, criando uma imagem unificada. Dessa forma, ao agregar
valor à experiência, é possível que o preço cobrado pelo produto ou serviço
aumente consideravelmente.

PRINCÍPIOS PARA A ESTRATÉGIA DE BRANDING

A estratégia de branding tem o objetivo de tornar a marca mais reconhecida pelo
público e presente no mercado. Assim, é necessário definir uma identidade forte e
coerente baseada nos seguintes aspectos:

● Construção ou reformulação da marca


O primeiro passo é determinar os valores, a missão e a visão da empresa, assim
como o produto ou serviço que será oferecido e sua importância para o público-alvo.

Outro aspecto importante é a definição da imagem que quer passar. É nessa etapa
que você deve escolher nome, logo, cores, ícones, símbolos, ilustrações, tipografia
e slogan.

● Definição de tom e voz

A construção da identidade visual é muito importante para a estratégia de branding.
No entanto, também é preciso considerar a personalidade da marca na hora de
definir a maneira de interagir com os clientes.

Para isso, é preciso observar sua persona e compreender como apresentar os
atributos da marca, vencer as objeções e engajar o público. Esse é o momento de
definir, por exemplo, se a marca será séria ou descontraída, calma ou agitada.

Com essas informações, será possível guiar a produção de conteúdo nas diferentes
plataformas e cativar o público.

● Desenvolvimento do marketing de conteúdo


Existem diversas estratégias de marketing para vendas e atração de clientes para sua empresa. Uma das mais importantes para fixar a marca na mente dos consumidores é o
marketing de conteúdo. Com ele é possível atrair, convencer e fidelizar possíveis
clientes.

O processo envolve a criação de materiais que solucionem dúvidas e problemas das
personas, indo além do lugar-comum e levando-as a assimilar sua empresa como
autoridade no segmento em que atua.

● Utilização das redes sociais

A mudança nas relações de consumo mostram que os consumidores estão mais
ativos e exigentes, principalmente nas mídias sociais.

Diante disso, a dica é usar as ferramentas para divulgar a marca e os produtos ou
serviços, apresentar soluções para os problemas dos leads e responder as dúvidas
e reclamações rapidamente.

Dessa forma, você consegue passar a imagem que deseja e cria um bom
relacionamento com o público, fortalecendo a lembrança positiva da marca.

● Ativação da marca

Mais do que tornar a marca visível, o branding tem o objetivo de passar a imagem
correta da empresa para o consumidor.

Assim, é essencial direcionar as campanhas para o público correto e respeitar o tom
e a voz da marca, consolidando sua influência e as relações com os clientes.
Para entender como definir o perfil de cliente ideal para a sua empresa, leia este
artigo.

BENEFÍCIOS DA GESTÃO DA MARCA PARA A SUA EMPRESA

As estratégias de branding podem trazer diversos benefícios para o negócio, como
reconhecimento da marca e conexões emocionais. No entanto, as vantagens desse
processo vão além:

  1. Conexão com o público;
  2. Fidelização do público;
  3. Aumento da credibilidade no mercado;
  4. Maior valor atrelado à marca;
  5. Entrega de um propósito inspirador;
  6. Estímulo ao consumo consciente.

POR QUE USAR O CRM PARA BRANDING?


O sistema de CRM para branding é a solução para organizar os processos de
gerenciamento de marca, vendas, marketing e atendimento. Afinal, ao alinhar essas áreas é
possível centralizar a comunicação em uma única ferramenta que permite
acompanhar todas as ações para atrair, engajar e encantar o cliente.

Dessa forma, ao basear a gestão empresarial em dados e feedbacks constantes, é possível
promover melhorias em todos os departamentos, gerar mais oportunidades de
venda e potencializar a consistência de marca.


COMO O BOMCONTROLE PODE AJUDAR NA SUA ESTRATÉGIA DE BRANDING?

O BomControle é um sistema de ERP completo que oferece a estruturação
adequada dos processos juntamente com um sistema de apoio correto, permitindo a
organização e a comunicação entre os diversos departamentos da empresa.
Dessa forma, com o nosso sistema você tem:
● Acesso a dados e informações essenciais sobre os clientes;
● Integração com ferramentas de automação de marketing para geração de
leads;
● Relatórios simplificados para acesso rápido a informações e indicadores;
● Relatórios personalizados para extração de dados de forma mais eficiente;
● Gestão do funil de vendas;
● Integração com Whatsapp para atendimento de qualidade.

Você entendeu o que é a gestão de marcas, a importância e os benefícios dessa
estratégia para o seu negócio e como o CRM para branding pode ajudar a fidelizar
os clientes.

Agora é o momento de aproveitar uma condição especial e descobrir como um
sistema de CRM como o BomControle atua no processo de venda da sua empresa.
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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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