Vendarketing: descubra como alinhar marketing e vendas

Felix Schultz
Felix Schultz
Vendarketing: descubra como alinhar marketing e vendas - BOM CONTROLE

O vendarketing busca melhorar os resultados das duas equipes por meio de um alinhamento nos processos. Entenda como chegar a esse equilíbrio na sua empresa.

Você já ouviu falar em vendarketing? Esse é um termo relativamente novo, mas bastante relevante para os negócios. Isso porque trata da união entre marketing e vendas.

Ao fazer essa ligação, é possível aumentar o sucesso das suas estratégias de marketing, atrair mais clientes e fechar mais negócios. Para isso, é preciso entender quais são as boas práticas desse processo.

Neste post, vamos explicar o conceito e o que você precisa fazer para ter um resultado melhor em curto, médio e longo prazo. Então, que tal conferir?

O que é vendarketing?

O vendarketing prevê o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas para melhorar os resultados alcançados. Para alcançar esse propósito, são aplicadas diferentes estratégias que garantem a integração dos esforços das duas equipes e a otimização da jornada do cliente no funil de vendas.

Na prática, o que acontece é uma troca de informações mais relevante e eficiente. Isso agrega valor à experiência de compra e permite que sua empresa saiba como vender mais e melhor.

Afinal, o atendimento ao cliente melhora. Como consequência, sua empresa também tem a chance de aumentar a retenção e a fidelização de compradores, o que tende a trazer bons resultados no longo prazo.

Quais os papéis de marketing e vendas no sucesso de uma empresa?

Apesar de precisarem estar alinhados, os setores de marketing e vendas têm funções diferentes. Isso porque a segunda área busca, efetivamente, realizar negócios. Portanto, seu objetivo é aumentar o faturamento.

Por sua vez, quando falamos em marketing, os propósitos são muito mais amplos. Por mais que o objetivo final também seja vender, a verdade é que esse setor foca outros caminhos para chegar a esse resultado. Entre outros, eles são: 

  • aumentar o brand awareness;
  • melhorar o reconhecimento de marca;
  • cuidar dos canais de comunicação;
  • criar anúncios;
  • tirar algumas dúvidas.

Ou seja, existem várias formas de fazer sua empresa vender mais por meio do marketing. No entanto, o objetivo sempre é fechar negócios. Por isso, é fundamental acompanhar as métricas de marketing e vendas para saber se esse resultado está sendo atingido.

Portanto, a ideia é que marketing consiga gerar leads, ou seja, oportunidades de venda. A partir disso, o departamento de vendas se encarrega de fechar negócios.

Quais as vantagens de contar com técnicas de vendarketing?

O vendarketing busca coordenar a estratégia adotada por marketing e vendas. Isso tende a melhorar o faturamento, otimizar a gestão de marca e ainda oferecer mais vantagens. Veja quais são elas: 

  • alinhamento das metas da empresa: os dois setores trabalham em conjunto para alcançá-las, conforme o planejamento traçado. Com isso, sabe-se quantas oportunidades são geradas por marketing e qual é a taxa de conversão de vendas. Dessa forma, há mais previsibilidade e segurança;
  • mensuração de dados: com o acompanhamento de métricas, são verificados os gargalos e as falhas que prejudicam a geração de leads. Assim, é possível corrigi-los ou fazer alterações para ter medidas mais eficientes. Isso leva a uma melhoria contínua dos processos;
  • melhoria da experiência dos leads: os setores de vendas e  marketing têm um discurso alinhado, que aumenta a conexão com o cliente. Isso acontece devido à padronização da linguagem e da abordagem, o que fortalece os valores e a identidade organizacionais;
  • melhoria da comunicação entre as equipes: a integração leva a melhores entregas e a uma agilidade dos clientes no funil de vendas;
  • aproveitamento de oportunidades: fica mais fácil atingir as metas organizacionais e equilibrar a quantidade de geração de leads em comparação com a conversão de vendas. Isso gera um aproveitamento máximo do potencial da equipe;
  • definição de metas realistas: marketing e vendas trabalham com métricas alinhadas, que ajudarão a saber como suas ações impactam o negócio. Assim, fica mais fácil criar metas realistas, que atendam à empresa e à capacidade de trabalho das duas equipes.

Como aplicar o vendarketing nos negócios?

Agora que você sabe o que é o vendarketing, que tal ver as dicas para aplicá-lo? Confira, a seguir.

Defina um SLA

O Service Level Agreement determina as regras a serem seguidas para todas as ações e os entregáveis nos diferentes pontos de contato estabelecidos entre cliente e empresa. O objetivo dessa definição é evitar fatores subjetivos, que prejudiquem o alinhamento no vendarketing.

Faça reuniões periódicas

O contato entre as equipes é fundamental para a integração. Ao fazer reuniões periódicas, os colaboradores sabem o que as outras pessoas estão fazendo e podem agir de maneira preventiva. Isso é importante para fazer possíveis intervenções necessárias e evitar prejuízos à qualidade das entregas.

Alinhe as métricas

Como explicamos, as métricas de marketing e vendas precisam estar alinhadas para que os objetivos específicos e numéricos sejam alcançados. Por isso, é essencial analisar cada etapa do processo em ambos os setores para identificar as falhas e as oportunidades.

Aqui, vale a pena lembrar que as métricas nunca devem ser de vaidade. Ou seja, elas devem ser relevantes para a empresa e o alcance das metas e dos objetivos traçados.

Conte com um software especializado

Um ERP — software de gestão empresarial — permite gerenciar a sua empresa de forma mais simples. Como consequência, também contribui para o vendarketing, caso tenha um módulo de controle de vendas e um CRM.

Com o primeiro módulo, é possível fazer a automatização de processos no setor de vendas e ter um controle total do que acontece. Especialmente, devido à integração entre financeiro e estoque.

Por sua vez, o CRM realiza toda a gestão de clientes. Assim, o gerenciamento dos dados ocorre de forma integrada entre os setores para melhorar o resultado.

De quebra, os melhores ERPs também contam com service desk. Esse módulo permite fazer um suporte com excelência e um atendimento ágil e integrado. Portanto, também contribui para a melhoria da experiência dos clientes.

Com essas dicas, o vendarketing consegue ser aplicado da forma correta e trazer os melhores resultados possíveis. Isso gera mais vendas, faturamento e oportunidades.

Então, o que acha de conhecer um software que oferece todos esses benefícios, além de outros? Acesse o site do Bom Controle e conheça todos os módulos do nosso ERP.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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