Engajamento de clientes: aprenda a gerar oportunidades de negócios

Felix Schultz
Felix Schultz
Profissional analisando as métricas de engajamento em um tablet.

Se você quer vender mais e de forma recorrente, é essencial criar um relacionamento profundo com seus clientes. Dessa forma, é fundamental implementar estratégias que visem o engajamento de clientes, tanto para aumentar o faturamento quanto para conquistar a fidelização.

Portanto, é preciso que fique claro que o método é uma das dicas para impulsionar suas vendas. Afinal, ele leva à retenção dos compradores e traz vários benefícios indiretos, como a melhoria do atendimento e do marketing espontâneo, além da redução de custos.

Então, que tal aprender a gerar oportunidades de negócios por meio dessa prática? Entenda como fazer isso. Continue a leitura!

Quais os benefícios do engajamento de clientes?

Os benefícios do engajamento de clientes são:

Fortalecimento de marca

O branding pode ser fortalecido com o engajamento dos clientes. Quando eles se tornam fiéis à marca, tornam-se defensores, recomendando seus produtos e serviços. Portanto, o processo é realizado tanto no ambiente online quanto offline.

Dessa forma, há uma boa repercussão para sua empresa. Isso é gerado pela retenção de clientes e tem como consequência a captação de mais compradores. Assim, também há a redução de custos de divulgação e de marketing.

Marketing orgânico e espontâneo

Os clientes fidelizados efetuam o chamado marketing boca a boca. Ele ainda existe, mas foi modificado nos últimos anos com as redes sociais. Por isso, ganhou ainda mais relevância.

Ou seja, os compradores de produtos e serviços da sua empresa ainda fazem recomendações a seus amigos e familiares. No entanto, expõem suas opiniões em redes sociais e comentários em plataformas de lojas virtuais.

Isso gera o famoso marketing orgânico e espontâneo, fundamental para sua marca construir uma boa reputação. Assim, fica fácil fechar negócios, aumentar o faturamento e fazer vendas recorrentes.

Redução de custos

O conhecido especialista da área, Philip Kotler, dizia que atrair clientes novos custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter os antigos. Contudo, um estudo divulgado em 2019 afirmou que essa diferença pode chegar a 25 vezes.

Isso demonstra a importância do pós-venda e das estratégias de atendimento para fidelizar clientes. Porém, também sinaliza que estimular o engajamento permite reduzir e otimizar custos.

Afinal, em vez de estar sempre criando ações para atrair pessoas, você fideliza os clientes. Assim, a probabilidade de que ele continue comprando aumenta. Na atração de potenciais compradores, as chances de conversão são baixas e exigem esforço de tempo e dinheiro.

Obtenção de feedbacks

Os clientes engajados são fiéis por se sentirem parte da equipe. Eles fornecem feedbacks precisos, que ajudam a melhorar seu produto ou serviço. Além disso, esse retorno permite otimizar o funil de vendas e entender a jornada do cliente.

Como montar uma estratégia de engajamento e retenção de clientes?

A seguir, veja dicas para montar uma estratégia de engajamento e retenção de clientes.

Conheça seu público

Saiba quem são as pessoas que você atende e com quem deve conversar. Nesse processo, descubra:

  • interesses;
  • objetivos;
  • anseios;
  • expectativas.

Dessa forma, é possível surpreender ao oferecer um serviço com valor agregado.

Crie uma comunicação personalizada

Disponibilize diferentes canais de contato com os clientes, mas foque a personalização do atendimento. Esteja disponível e busque trazer uma resolução rápida às dificuldades. 

Porém, mostre que cada pessoa é única e que sua empresa segue um script, mas ele não precisa ser limitado.

Desenvolva uma proposta de valor

Gere a proposta com base no cliente, mostrando como seus produtos ou serviços beneficiarão o comprador.

Por isso, vá além da simples oferta e faça uma explicação detalhada. Afinal, isso ajuda o consumidor a perceber a experiência que terá e faz com que ele se interesse pelo que seu negócio oferece.

Mostre resultados concretos

Na sua proposta de valor, aproveite para apresentar os resultados efetivamente conseguidos. Dessa forma, ajuda a trazer uma imagem de credibilidade e fideliza o cliente. Além disso, apresente metas reais e desafiadoras, gerando relatórios de métricas atingidas.

Escolha canais direcionados para a comunicação

Além de estabelecer uma comunicação personalizada, esteja disponível em diferentes canais, como:

  • redes sociais;
  • site;
  • telefone;
  • e-mail;
  • WhatsApp.

Assim, as respostas nem sempre precisam ser imediatas. Porém, é essencial demonstrar que o contato é prático e que você responde com agilidade em boa parte do tempo.

Como um CRM ajudará na gestão da comunicação e engajamento de clientes?

Um CRM ajuda na gestão da comunicação e engajamento de clientes por facilitar o monitoramento da jornada de compra. Dessa forma, é possível obter informações úteis para o processo de engajamento de clientes, como:

  • gasto médio do indivíduo;
  • período de recompra;
  • há quanto tempo faz negócios com a empresa.

Ou seja, você terá o subsídio necessário para atingir os melhores resultados. Por exemplo, poderá:

  • obter feedbacks;
  • fazer melhorias;
  • criar estratégias;
  • fazer ajustes nas atividades.

Além disso, os processos de vendas podem ser automatizados e integrados aos outros setores da empresa com a ajuda de um ERP. Isso é o que oferece o CRM do BomControle. Afinal, por meio dele, é possível: 

  • criar o seu funil de vendas;
  • definir o comissionamento;
  • integrar ao WhatsApp;
  • incluir produto e serviço na mesma proposta;
  • controlar os planos de receita recorrente;
  • incluir informações em campos personalizados para documentar dados específicos;
  • facilitar o envio de propostas por meio dos combos;
  • utilizar a API aberta para integrar às ferramentas favoritas.

Assim, você consegue gerenciar melhor a sua empresa e todo o processo de vendas. Isso permitirá implementar atividades mais eficientes, que contribuirão com o engajamento de clientes.

Por isso, é essencial contar com um software de qualidade. Dessa forma, o engajamento será feito de forma adequada e seu negócio verá os resultados positivos aparecerem.

Então, que tal ver o melhor CRM para sua empresa? Acesse o site do BomControle e veja todos os benefícios que nossas soluções podem oferecer.

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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