Em uma empresa, o setor de contabilidade lida com tarefas complexas. Além disso, precisa estar conectado a todas as áreas da empresa para garantir que as informações estejam corretas. Para isso, é essencial contar com um ERP contábil.
Sendo um software de gestão voltado aos dados da área, o propósito do sistema contábil é centralizar as informações em uma única plataforma.
Dessa forma, é possível organizar arquivos, obter insights e tomar decisões acertadas. É uma ferramenta poderosa, que contribui para a produtividade da equipe e ajuda a empresa a alcançar o sucesso.
Essas são apenas algumas das vantagens do sistema ERP para contabilidade. Acompanhe a leitura e saiba mais!
O que é um sistema ERP contábil?
Um sistema ERP contábil é um software de planejamento de recursos empresariais. Assim, todas as informações ficam centralizadas em uma única plataforma, permitindo a tomada de decisões sobre questões financeiras da empresa.
A partir do uso, você consegue gerenciar:
- dados;
- processos;
- tarefas.
Como a contabilidade trabalha com números relativos, a solução é uma maneira de interligar os setores.
Além disso, permite controlar todas as operações do negócio a partir de um único lugar, especialmente, devido à possibilidade de integração com outros sistemas. Dessa forma, o ERP de contabilidade garante a execução de várias funções. Entre elas:
- realização da escrita fiscal;
- gestão da folha de pagamento;
- gerenciamento financeiro, contábil e tributário;
- encargos trabalhistas.
Como funciona o ERP contábil?
O ERP contábil funciona como uma plataforma que centraliza os dados de um negócio em um único local. A partir disso, é possível analisar os números, obter informações e chegar a insights estratégicos.
Muito dessa característica é derivada da integração entre os setores, permitindo obter aquilo de que é necessário sem fazer consultas a diferentes pessoas.
Portanto, o sistema traz uma visão completa sobre a empresa. Com poucos cliques, você consegue saber o que acontece no negócio de forma ágil e prática.
Assim, o ERP garante o que for necessário para realizar as atividades da contabilidade digital. Alguns exemplos são:
- controle tributário e contábil;
- escrita fiscal completa diretamente no sistema integrado à Receita Estadual e Federal;
- emissão e gerenciamento das notas fiscais;
- gestão da folha de pagamento e outros encargos trabalhistas;
- controle patrimonial;
- realização do SPED fiscal e contábil.
Como o ERP melhora a gestão da contabilidade?
O ERP melhora a gestão por centralizar tecnologias e informações, garantir integrações e trazer eficiência. Veja outras vantagens do sistema.
Automação de tarefas e relatórios
Diferentes atividades podem ser automatizadas na contabilidade. Por exemplo:
- monitoramento de indicadores-chave de desempenho (KPI);
- registro de entradas e saídas;
- acompanhamento para saber como calcular DRE (Demonstração de Resultado do Exercício).
Portanto, é uma forma de fazer a gestão de negócios ser mais competitiva. Além disso, as tarefas diárias são facilitadas e a equipe pode focar nas questões estratégicas.
Integração de departamentos
O setor contábil precisa estar integrado aos outros setores, inclusive porque lida com os dados de todas as áreas. Dessa forma, é fundamental uma integração bem-feita, evitando a demora na realização das tarefas e a ineficiência.
Isso também gera benefícios para a tomada de decisão. Como os dados são mais transparentes, facilita a identificação de gargalos.
Emissão e gerenciamento de notas fiscais com agilidade
O ERP contábil proporciona a emissão das notas fiscais e ainda as armazena na nuvem, auxiliando na retificação de dados, quando necessário, e consulta às informações. Assim, garante o cumprimento das obrigações fiscais.
Redução de custos operacionais
A automação de processos gera a redução de custos operacionais. Isso porque a equipe foca no core business da empresa, uma vez que os dados estão centralizados e várias atividades são realizadas sem a necessidade de intervenção humana.
Além disso, torna-se desnecessário adotar sistemas adicionais. Ou seja, todas as tarefas são gerenciadas facilmente. Portanto, há redução de custos.
Quais as vantagens do ERP Bom Controle?
As vantagens do ERP BomControle se traduzem na capacidade de reunir os dados em um só lugar para garantir que você tome as decisões certas. Sendo uma solução completa, oferece os seguintes módulos:
- gestão financeira e contábil;
- controle de estoque;
- controle de vendas;
- gestão de clientes (CRM);
- servicedesk;
- BPM (gestão de processos);
- BC360 (plataforma para contadores, integrada ao cliente).
Assim, você consegue gerenciar todo o negócio a partir de uma única plataforma, que ajudará a tomar decisões seguras e embasadas em dados. Ou seja, você terá um ERP contábil integrado, que fará o negócio a ter melhores resultados.
Então, que tal saber mais? Conheça as soluções do BomControle e veja como o sistema de gestão empresarial trará vantagem competitiva para o seu negócio.