A gestão financeira como instrumento de maximização de resultados das empresas tem por objetivo quantificar, qualificar e analisar métodos de desempenho por meio de um planejamento estratégico, com o desenvolvimento de alternativas para reduzir custos e potencializar lucros em um processo produtivo ou de prestação de serviços.
Enquanto ciência, pode se subdividir em mercado financeiro, finanças corporativas e finanças pessoais, onde cada uma pode influenciar diretamente as demais no sistema econômico de uma organização.
Uma pessoa que promove eficiência na gestão financeira de uma empresa, por exemplo, não será mal sucedida quando administrar suas finanças pessoais. Porém, é importante que estas sejam tratadas individualmente, de forma que todas as contas pessoais e da empresa sejam separadas.
Já relacionadas ao mercado, agente exógeno com força determinante para alterar os resultados da empresa, finanças pessoal e corporativa podem sofrer interferência direta, como no caso da inserção de um novo concorrente ou fatores macroeconômicos como a inflação ou mudança nos níveis de desemprego.
Abordaremos agora sobre os impactos de uma boa gestão financeira no desempenho empresarial. Confira!
O papel do administrador financeiro
Gerenciam ativamente questões como planejamento, concessão de crédito para clientes, avaliação de investimento ou como obter recursos para financiar as operações da empresa.
Utilizam demonstrativos financeiros, fluxos de caixa e bancários, planilha de levantamento de custos operacionais e outros relatórios utilizados para a sua tomada de decisão, considerando fatores intrínsecos e extrínsecos da empresa.
Suas decisões precisam ser assertivas e requerem uma análise criteriosa, pois, devem ser tomadas a cada instante.
Para que isso aconteça, o gestor precisa definir um objetivo, que comumente está em utilizar a gestão financeira como instrumento de maximização de resultados das empresas.
Requisitos para uma gestão financeira eficiente
Ao realizar a gestão financeira da empresa, o administrador deve atentar-se para alguns requisitos importantes que quantificam sua eficiência:
Ética
As leis e as regulamentações impostas a todos os participantes do mercado regem também as práticas empresariais de gestão financeira. Porém, a ética é um valor que não se impõe, mas traz benefícios e afeta diretamente a valoração da empresa.
Investimentos
É necessário se adequar ao mercado onde a concorrência atua ferozmente e a evolução das corporações no que diz respeito à tecnologia ocorre exponencialmente. Para isso, é necessária agregação de valor aos processos de produção e prestação de serviço.
Faz-se, portanto, necessário o investimento, não só financeiro, mas também em treinamento, ferramentas de automação em marketing e ERPs para otimizar a gestão da empresa, por exemplo.
Informação
Fator cada vez mais relevante no processo de tomada de decisão: quanto maior o volume e mais rápido e eficiente é o acesso à informação, maiores as chances de sucesso do empreendimento.
Decisões financeiras
Com a prática da gestão, o administrador financeiro deve tomar as seguintes decisões:
Decisão de investimento
A aplicação de recursos pode ser no próprio âmbito organizacional, com a definição do que, quanto, como e para quem produzir, considerados índices como aumento ou diminuição de demanda, menor preço de aquisição de insumos, nichos de mercado em crescimento, etc.; ou no plano externo, com a aplicação dos recursos em bolsa de valores, compra de ativos, investimento em outros mercados, aquisição de novas empresas, por exemplo.
Decisão de financiamento
A captação de recursos, que podem ser próprios, ou advindos de terceiros, como investidor anjo, empréstimos bancários, fintechs etc.
Não basta captar e alocar capital, é importante também administrar os recursos para gerar resultados que garantam a continuidade da empresa ao criar valor à marca de forma a proporcionar aumento das vendas e, consequentemente, ganho aos investidores.
A gestão financeira como instrumento de maximização de resultados das empresas
Na administração de recursos, objetivos devem ser delimitados, ocorre o processo de decisão com base nessa delimitação e, posteriormente, estes são utilizados como métricas de desempenho.
Seguem alguns desses instrumentos de avaliação:
Qualidade
Obter qualificação com o mínimo de recursos não é fácil.
Tarefa a ser desempenhada pelo administrador financeiro, no que tange o investimento em pesquisa e desenvolvimento e na análise de relatórios para realizar a alocação adequada dos recursos nos setores com gargalo operacional.
Relacionamento com cliente
Manter um consumidor ativo, além de conquistar os novos, possibilitar a relação onde são disponibilizados descontos, prazos e experiências únicas de compra personalizáveis aos diferentes perfis de pessoas, depende também da disponibilidade de recursos designados para tais ações.
Inovação
Relacionada ao nível de informação disponibilizada e a assertividade nas decisões de investimento para atualizar pessoas e processos.
Qualificação de colaboradores
Investir em pessoas é um fator para obter desenvolvimento organizacional.
Como consequência, haverá maior eficiência produtiva e aumento do desempenho nas vendas, principal objetivo para alcançar metas de lucratividade.
Posição no mercado
Ser lembrado toda vez que o cliente tiver opção de escolha, principalmente com todas as opções disponibilizadas na internet, demonstra que sua empresa está no topo do ranking.
Esse fato é importante, pois demonstra que sua organização possui vantagens competitivas obtidas com investimentos que devem ser mantidas ou melhoradas para a potencializar resultados.
Eficiência produtiva
Está diretamente condicionada à diminuição de custos de produção ou prestação de serviços.
A eficiência produtiva pode ser alcançada com a produção máxima, pelo valor monetário mínimo por produto ou serviço, resultantes do processo da empresa.
Os recursos devem ser distribuídos ou alocados da melhor forma possível pelo administrador financeiro, de maneira a maximizar o resultado ou produto pretendido, evitando gargalos e desperdícios.
Responsabilidade social e ambiental
Uma empresa responsiva em suas ações potencializa resultados priorizando clientes, comunidades e governos, agrega valor a sua marca e, com isso, pode obter liderança de mercado.
O ponto de partida para desenvolver esses objetivos é sempre a obtenção de lucro como retorno de investimento, o aumento do valor da empresa no mercado e a implantação de avanços na gestão que garantam a continuidade do empreendimento, ambos coerentes com o objetivo da administração financeira, que é a criação de valor e a eficiência da gestão financeira como instrumento de maximização de resultados das empresas.
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