Os serviços financeiros de uma empresa envolvem tarefas específicas relacionadas a diversas contas bancárias, suas especificações e detalhes, o que exige muita atenção. Dessa forma, cada vez mais organizações estão entendendo a importância de contar com softwares que efetuem a integração bancária automática. Afinal, as ferramentas proporcionam benefícios no cumprimento das obrigações e no controle da situação financeira.
Pensando nisso, trouxemos esse artigo com os principais benefícios da integração bancária automática para empresas de BPO financeiro. Sendo assim, entenda mais como essa funcionalidade pode contribuir para a escalabilidade do negócio.
Quer saber mais? Continue a leitura e confira!
O que é integração bancária automática?
Para trazer mais segurança e praticidade para lidar com os recursos financeiros da empresa, é essencial que os procedimentos desse setor estejam centralizados em um só lugar.
A integração bancária atua justamente nessa linha. Isso porque reúne dados bancários de forma prática para que o processo de conciliação bancária aconteça eficientemente. Dessa forma, ao utilizar um sistema automatizado, como o ERP BomControle, é possível otimizar tempo, recursos e ferramentas para que os processos sejam realizados com segurança e assertividade.
Como funciona uma integração bancária com um sistema ERP?
O ERP (Enterprise Resource Planning) é fundamental na implementação da integração bancária automática. Isso porque possibilita a leitura correta dos extratos bancários, o que elimina grande parte dos processos manuais.
Além disso, ao realizar antecipação automatizada do fluxo de caixa, geração simplificada de segunda via, conciliação bancária e extrato online e atualização automática, esse recurso aumenta produtividade. Afinal, evita a necessidade de acessar ferramentas de recebimento e pagamento a todo momento.
Benefícios da integração bancária automática para empresas de BPO Financeiro
1. Aumento na produtividade
O serviço financeiro possui um alto fluxo de demandas e obrigações. Portanto, ao automatizar procedimentos bancários, sobra mais tempo para tarefas estratégicas e importantes, o que aumenta muito a produtividade.
2. Redução de erros e riscos
Outra vantagem da integração bancária automática é a redução de erros e riscos. Isso é possível porque as atividades são controladas por um sistema com parâmetros de segurança avançados e padrões de execução confiáveis.
3. Melhoria no processo de gestão financeira
A integração bancária automática gera demonstrativos baseados em dados sólidos. Assim, elimina qualquer chance de manipulação, reduz os riscos de erros e permite que os gestores tenham informações consistentes. Com isso, é possível ter equilíbrio financeiro e fazer o planejamento da organização.
4. Maior controle sobre recebimentos e pagamentos
O controle de entradas e saídas é uma tarefa primordial para o setor de finanças. Por isso, a integração bancária automática é responsável por promover mais precisão e confiabilidade ao processo. Além disso, gera documentos e relatórios transparentes sobre a realidade financeira da empresa.
5. Agilidade nos processos financeiros
Com a integração financeira com um sistema ERP, é possível autorizar diversos tipos de transações por meio de comandos simples. Sendo assim, você evita burocracias e garantindo muito mais agilidade na execução de atividades financeiras.
6. Visão macro das finanças
Um dos principais benefícios da integração bancária automática é a possibilidade de observar as finanças da empresa de um ponto de vista mais amplo. Portanto, a funcionalidade reduz as chances de perda de prazos e pagamento de multas e juros.
7. Tomada de decisões estratégica
Outro diferencial da integração bancária para empresas de BPO financeiro é o acesso a dados e informações centrais. Assim, auxilia a empresa a reduzir custos, ganhar mais dinheiro, posicionar-se melhor no mercado, definir investimentos e muito mais!
Escolha o melhor ERP para sua empresa
Com o ERP BomControle, você elimina os processos manuais e automatiza a sua empresa de BPO financeiro. Assim, ao controlar as atividades financeiras de maneira integrada, você oferece mais serviços sem aumentar a sua estrutura, muito além de contas a pagar e receber!
– Multicontrole e visão ampliada das finanças
Com o BomControle, é possível reunir as informações de todas as instituições financeiras num único ambiente. Assim, garante total controle sobre as transações bancárias, além de contar com recursos que permitem filtrar as informações que se deseja visualizar.
– Agilidade e automatização dos processos
O acesso a todas as informações bancárias em um único lugar também facilita e acelera os processos de serviço financeiro, pagamentos e emissão de relatórios, ao mesmo tempo em que garante a segurança das operações.
– Segurança e integridade dos arquivos
A integração bancária automática no ERP BomControle elimina a necessidade de uploads e downloads de arquivos. Isso porque reforça a segurança nas transações e obtenção de relatórios. Para isso, os dados são criptografados e garantem a integridade total das informações.
– Gestão de pagamentos unificada
Outro diferencial oferecido pelo módulo de integração bancária automática do BomControle é a centralização de todos os pagamentos em um só ambiente. Sendo assim, evita fraudes, desvios e erros.
– Emissão de boletos centralizada
Com o ERP BomControle, também é possível realizar a emissão de boletos para bancos diversos de forma única e centralizada. Além disso, a plataforma também possibilita concentrar informações sobre envio, cobrança de boletos inadimplentes, impressão, entre outros.
Quer implementar a integração bancária automática na sua empresa de BPO financeiro e oferecer um serviço mais rápido, seguro e eficaz? Então não perca mais tempo. Teste o BomControle por 7 dias grátis e descubra como nosso sistema ERP pode transformar a sua operação.