Integração bancária: como o ERP facilita a operação de BPO Financeiro

Felix Schultz
Felix Schultz
Saiba como funciona a integração bancária com sistema ERP e entenda como isso facilita a operação de BPO financeiro. Acesse e confira!

As enormes demandas do mercado exigiram o desenvolvimento de sistemas que fossem além da simples comunicação com troca de dados. Esse contexto foi fundamental para o desenvolvimento de sistemas de integração bancária, garantindo benefícios ao departamento financeiro, otimizando os processos e reduzindo custos.

As soluções envolvem um design modular, que proporciona transparência na troca de dados entre todas as áreas de negócio. Isso contribui para a simplicidade, agilidade e segurança das tarefas administrativas.

Pensando nisso, este artigo traz tudo o que você precisa saber sobre integração bancária. Além disso, confira dicas para aplicá-lo e aproveitar todas as vantagens de um ERP atrelado a essa funcionalidade.

Continue lendo e confira.

O que é integração bancária?

A integração bancária é um processo de centralização de dados que possibilita a realização das transações monetárias da empresa. Em outras palavras, trata-se de uma operação que compara o extrato bancário e os dados do controle financeiro interno da empresa. Isso é feito por meio da comunicação entre as informações disponíveis no sistema de gestão e o que é cadastrado como “saída”.

Como funciona o processo de integração?

Os sistemas de integração bancária são projetados para apresentar a visão geral e individualizada de cada cliente. Isso possibilita o desenvolvimento de uma solução personalizada e um regime de gestão de risco muito mais rigoroso.

Para isso, as plataformas de integração bancária englobam todas as cadeias de suprimentos. Dessa forma, atendem às necessidades de clientes de diversos segmentos, além de apresentar módulos que podem ser adaptados de acordo com a realidade do negócio.

Por que fazer a integração bancária?

Se as altas demandas de serviço financeiro exigem que as empresas se adaptem rapidamente, não basta utilizar ferramentas que simplesmente possibilitem a comunicação e a troca de dados.

Portanto, é preciso interligar as áreas e informações para garantir maior eficiência nos processos e compartilhamento seguro de dados entre departamentos e unidades. Ainda, é essencial ter a cobertura total dos aspectos do negócio bancário.

Assim, a gestão de processos de negócios financeiros é simplificada. Isso melhora a relação com bancos e proporciona maior controle de recebimentos e pagamentos, além de contribuir para o aumento da produtividade e a redução de erros.

Como o ERP pode ajudar na integração bancária?

Com a transformação digital, o ERP tem se tornado cada vez mais frequente nas empresas. Afinal, a solução integra as diversas áreas de um negócio, garantindo uma gestão empresarial global e assertiva.

Assim, o ERP permite a integração bancária ao realizar a leitura automática dos extratos bancários. Isso possibilita antecipar o fluxo de caixa automatizado, gerar segundas vias e compreender a exata situação financeira da empresa.

Funcionalidades do ERP para a gestão financeira

Um ERP completo oferece funcionalidades que contribuem para a automatização e a integração dos processos de negócios. Assim, recursos possibilitam a gestão financeira de empresas de variados segmentos e portes.

Entre elas destacam-se:

  • Gestão financeira: faturamento, orçamento, controle de pagamentos e geração de relatórios financeiros.
  • Recursos humanos: folhas de pagamento, benefícios e gerenciamento de tempo.
  • Vendas: gerenciamento de pedidos, cotações, faturamento e análise de vendas.
  • Logística: gerenciamento de estoque, compras, produção e distribuição.
  • Análise de dados: dashboards, relatórios e análises de dados de negócios.

No caso do BomControle, essas e muitas outras funcionalidades podem ser configuradas de forma personalizada para atender às demandas específicas do negócio.

Benefícios do ERP atrelado à integração bancária

A integração bancária automática com ERP oferece benefícios para a operação de BPO financeiro, como:

1. Mais segurança

O ERP mantém as informações criptografadas e faz conexão fechada entre setores e sistemas, garantindo mais segurança aos dados.

2. Padronização

Com o ERP, é possível padronizar os parâmetros e particularidades do negócio. Isso possibilita que as empresas tenham um formato único para realizar a integração bancária.

3. Homologação

A integração bancária com o ERP tem um processo completo de homologação pela maioria dos bancos e é auditada por consultorias internacionais.

4.Automatização de processos

Outro benefício da integração bancária é a automatização das atividades. Dessa forma, torna o trabalho mais simples e integrado, promovendo a integridade e consistência dos dados e reduzindo as chances de erros.

5. Melhorias na gestão

A integração bancária com o ERP e o fornecimento de informações confiáveis possibilitam o aperfeiçoamento da empresa, pois permitem que a gestão mensure resultados e tome decisões assertivas e embasadas.

Melhor solução de ERP com integração bancária

O BomControle é um sistema de ERP completo que integra departamentos, automatiza a rotina das empresas e aumenta a capacidade dos negócios e da gestão.

Para isso, o software oferece uma série de módulos que auxiliam na gestão financeira da sua empresa, como:

– Integração de dados

O BomControle permite a integração de dados financeiros com outras áreas da organização, fornecendo uma visão mais completa sobre a situação financeira do negócio.

– Contabilidade automatizada

O ERP BomControle automatiza diversos processos contábeis, como faturamento e contabilidade de custos, economizando tempo e reduzindo as margens de erro.

– Análise de dados financeiros

O software fornece relatórios financeiros que podem ajudar a identificar tendências, forças e fraquezas e oportunidades de melhoria.

– Gestão de cobranças e pagamentos

O BomControle oferece controle de despesa por centro de custo, além de gerar cobranças automáticas e agendar pagamentos, o que evita atrasos, multas e juros.

– Mobilidade

O sistema oferece integração com sistemas contábeis e aplicativos, possibilitando que você utilize o ERP de qualquer lugar.

Quer saber mais e facilitar o BPO financeiro na sua empresa? Então não perca mais tempo. Teste o BomControle por 7 dias grátis e descubra como nosso sistema ERP pode transformar a sua operação.

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *