Conheça 8 mitos e verdades sobre a implantação de um ERP online

Felix Schultz
Felix Schultz
Mitos e verdades da implantação de um ERP online

Um sistema ERP ou Enterprise Resourse Planning é um software que integra todos os processos e dados de uma empresa. O objetivo maior é possibilitar um fluxo de informações único, contínuo, consistente e automatizado. Para atender a essas expectativas, as gestões estão sempre à procura do melhor ERP online. Aquele que supra as necessidades da organização.

E é durante esse processo de busca, que as companhias se deparam com diversos mitos a respeito da implantação de um ERP online. Essas crenças equivocadas acabam ludibriando os resultados incríveis que a companhia poderá ter ao adotar um sistema de gestão com armazenamento em nuvem.

Pensando nisso, este artigo traz os 8 principais mitos e verdades que envolvem a implantação do melhor ERP online. Confira agora.

Principais mitos sobre a implantação de um ERP online

São eles que mais travam os projetos de implantação de um sistema de gestão integrada. Os mitos fomentam questões que não existem prejudicando o planejamento do ERP. Veja quatro lendas relacionadas à iniciativa.

1. O armazenamento em nuvem não é seguro

Definitivamente hospedar um sistema ERP em nuvem é uma opção segura. Mas para garantir isso, é necessário que sua empresa conte com um fornecedor que ofereça ambientes resolutos para os seus dados, backups frequentes, ferramentas eficazes de controle e uma política clara sobre recuperação de sistemas, em casos de falhas humanas ou técnicas.

Na nuvem, esses recursos de segurança são praticamente inesgotáveis e intangíveis se comparados aos tipos de erros que acometem as plataformas tradicionais de armazenamento interno. Logo, a afirmação que o armazenamento em nuvem não é seguro se trata de um grande mito.

2. As funcionalidades são limitadas

Esse é mais um mito sobre a implantação do melhor ERP online. A tecnologia é uma grande aliada das empresas que querem economizar custos com recursos humanos, financeiros e operacionais. E as numerosas funcionalidades do armazenamento em nuvem faz tudo isso pela sua companhia.

Graças à flexibilidade que o mundo online oferece, é possível acessá-lo de qualquer lugar, pois ele não se limita ao ambiente físico. Você vai perceber que ter todas as suas informações em nuvem é um diferencial altamente competitivo e ilimitado para o seu negócio.

3. Os dados são perdidos se o contrato for finalizado

Esse é um mito que faz muita gente optar pelo armazenamento físico. Acreditar que os dados são perdidos se o contrato for finalizado é uma grande lenda. Qualquer empresa que implante um sistema de ERP em nuvem sabe que as informações são de propriedade do contratante.

Justamente por isso são feitos backups periódicos e, antes do término do contrato, todos os arquivos do ex-futuro cliente são disponibilizados para que ele possa exportá-los para a sua nova ferramenta de gestão. Tudo é feito com bastante sigilo e segurança para que nada se perca ou fique pelo caminho.

4. Quem deve se ocupar com ERP é a TI

Por se tratar de um sistema de informação, frequentemente ocorre o equívoco por parte de alguns membros das empresas de que somente a TI é responsável pela sua implantação. Esse é um mito que precisa ser desmascarado.

O melhor ERP online é aquele que concentra dados e processos de toda a companhia. No entanto, deve ser estudado e adotado por todos os departamentos. O papel do TI é dar suporte aos usuários, assim como o faz nos demais softwares, porém, a adesão deve ser de todos os setores.

Principais verdades sobre a implantação de um ERP online

Agora é a parte boa da história, pois apesar de trabalhosa, a implantação do melhor ERP online é cercada de benefícios e vantagens para o ambiente corporativo. Um software de gestão integrada contribuirá e muito para o sucesso da companhia! Comprove.

5. A produtividade cresce

Depois da implantação de um sistema de gestão integrado ERP online, a produtividade da empresa tende a crescer. Isso porque o fluxo contínuo de informações permite a análise constante dos resultados e o remanejamento dos processos que não estão indo tão bem.

A automatização colabora ainda com a organização e análise antecipada dos problemas, ações essas que refletem positivamente na produtividade da empresa. O aumenta da produção por meio da implantação do ERP é uma verdade inquestionável.

6. O planejamento torna-se mais estratégico

A implantação de um ERP online automatiza diversas funções dentro de uma empresa. Os setores são atendidos por módulos que assistem diferentes setores, como estoque, logística, contabilidade, financeiro, marketing, compras, produção etc.

Essa integração e automatização culminam em processos práticos e dinâmicos no dia a dia, deixando mais tempo livre para os profissionais. Com isso, eles podem se dedicar ao planejamento estratégico, que é mais relevante para o desenvolvimento da companhia.

7. Reduz os custos

Uma das verdades sobre a implantação de um ERP online é que o sistema colabora com a redução de custos empresariais. Inicialmente, há menos desperdício de matéria-prima, tempo de trabalho, retrabalho e a eliminação de erros, falhas e gargalos.

Evitar esse conjunto de perdas diminui o valor das operações, acelera a produção e é definitivo para aumentar o faturamento da companhia.

8. Melhora a tomada de decisões

Como a implantação de um ERP online pode melhorar a tomada de decisões? Simples: a automação e a integração dos dados e processos permite que o gestor tenha acesso a relatórios em tempo real e análises mais complexas de desempenho.

Com todas essas informações em mãos, a tomada de decisões é munida de elementos concretos e promove mais possibilidades de acerto nas decisões.

Sobre implantar o melhor ERP online

O sistema de gestão integrada ERP em nuvem permite mobilidade, acessibilidade e segurança em um só software. Contudo, para fazer a implantação, a empresa deve respeitar alguns passos. Descubra quais são:

  • faça um projeto: ele precisa ter começo, meio e fim. Faça um escopo completo e defina todos os prazos e equipes que participarão ativamente da iniciativa;
  • contrate o fornecedor certo: uma consultoria para implantar o melhor ERP online deve ter expertise, compromisso e disponibilidade para prestar o melhor serviço;
  • forme uma equipe formidável: um grupo consistente facilitará bastante a implantação de todos os módulos do sistema integrado quando chegar a hora certa;
  • treine os funcionários: não deixe que o sistema ERP se restrinja a um pequeno número de colaboradores. É preciso investir em treinamento para todos os departamentos;
  • simule as alterações: promova testes para validar as novas funcionalidades do sistema. Envolva todos as funções e departamentos nessas simulações;
  • prepare uma gestão para conflitos: a implantação de um novo sistema de ERP pode enfrentar resistência de algumas partes, portanto, tenha planos para superar os conflitos.

O melhor ERP online é aquele que integra os setores da sua empresa e armazena os dados e informações de maneira segura, acessível e automática.

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.