Como os relatórios de ERP ajudam na gestão financeira de sua empresa?

Em linhas gerais, ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning. Traduzida para o português, significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Nesse contexto, ele passa a ser o responsável por cuidar de todas as operações que acontecem dentro da sua empresa.

Assim sendo, pode-se afirmar que encontrar um sistema de gerenciamento de qualidade facilita, e muito, as suas atividades diárias. Isso porque ele apresenta-se como um sistema unificado que evita o trabalho com muitos bancos de dados e processos distintos, afinal, engloba e integra os diversos setores da companhia.

Com frequência, um relatório de ERP é completo e traz outros benefícios ao negócio. Quer saber quais são essas vantagens e como modernizar sua empresa pode ser o seu diferencial competitivo no mercado? Então você está no lugar certo. Continue lendo o nosso post e descubra informações essenciais!

Conheça a importância de modernizar uma empresa

A modernização de uma empresa deve acontecer tanto em grandes como em pequenas companhias. Esse processo faz com que melhorias ocorram no negócio e visa aumentar a competitividade dele no mercado.

O primeiro passo para conseguir alcançar isso é investir em um software ERP de qualidade e que possa ajudar você a gerenciar e otimizar as atividades do seu negócio. Entre outros aspectos, com ele será possível:

  • monitorar as informações;
  • ver o que tem de obsoleto na empresa;
  • observar os clientes, como anda a contratação dos seus serviços etc.;
  • contar com uma equipe capacitada, que saiba o que está fazendo para melhor atender seu público.

Veja como o relatório de ERP pode ajudar a sua empresa

Até aqui, vimos que modernizar sua empresa é importante para o gerenciamento e a otimização do negócio. Agora, para ajudar você a entender melhor quais são os benefícios do investimento em um sistema ERP, vamos falar sobre as principais questões relacionadas a ele. Acompanhe!

Informações de todos os setores

Cada setor de uma empresa tem as suas particularidades e apresenta informações diferentes. No entanto, o departamento Financeiro precisa da junção de todas elas e da análise de dados para que medidas certeiras possam ser tomadas no negócio.

Por isso, é preciso contar com relatórios de ERP que sejam completos e não causem dúvidas ou estejam desatualizados. Um exemplo disso é o controle do fluxo de caixa. Nem todas as entradas e saídas de dinheiro ocorrem à vista. Deixar algo para trás pode gerar muitos transtornos.

Contudo, usar um sistema que ofereça relatórios precisos vai ajudá-lo a calcular os débitos e os recebimentos. Além disso, será possível verificar os prazos que foram automaticamente estabelecidos no software.

Fluxos padronizados

Um fluxo de serviço padronizado significa que a melhor ordem a ser seguida para as tarefas foi avaliada. A partir disso, ficou definido quando cada uma delas seria executada e por quem. Assim sendo, torna-se interessante restringir o acesso das tarefas no sistema para que apenas os envolvidos no processo consigam visualizar o que tem para ser feito.

Outro ponto relevante é que será possível automatizar algumas atividades. Muitas vezes, ter que mexer em tudo de forma manual gera erros e demanda retrabalho, desperdiçando o tempo valioso da sua equipe. Ao conseguir acessar os relatórios de ERP em apenas alguns cliques, esse problema será resolvido.

Segurança nos dados

Uma vantagem dos relatórios gerados a partir de um software ERP é a segurança nos dados apresentados. Como já vimos, ele vai juntar, em tempo real, tudo o que foi feito em todos os departamentos da empresa. Nesse sentido, ao gerar um relatório de ERP, não haverá dúvidas nas informações apresentadas e não se correrá o risco de deixar alguma informação para trás.

Ainda no quesito segurança, vale a pena destacar que o sistema não vai precisar de backups como os arquivos que ficam em uma rede necessitam. Caso dê algum problema, as informações inseridas nele não serão perdidas.

Relatórios financeiros

Como mencionado, gerar relatórios financeiros a partir de um sistema ERP não necessita da junção de dados manualmente. O acesso às informações que você precisa estão a apenas alguns cliques. Assim, você pode gerenciar com mais qualidade:

  • contas a pagar  —  visualização de tudo o que precisa ser feito e um melhor controle de impostos e taxas pagos em cada um dos serviços;
  • recebíveis  —  as contas que você tem para receber são registradas, e a entrada do dinheiro fica mais visível;
  • comissão da equipe de vendas;
  • extratos.

Gerenciamento de estratégia de marketing

Ao verificar um relatório de ERP, você também consegue visualizar quais são os resultados alcançados com suas campanhas de marketing. É possível saber qual departamento está com uma melhor resposta às ações que foram implementadas e quais necessitam de melhorias.

Isso vai ajudá-lo no gerenciamento da sua estratégia. Afinal, você conseguirá ter acesso a relatórios que dificilmente teria fora do sistema ERP. Então, fica claro que o custo-benefício de investir nesse tipo de software compensa qualquer economia feita com o uso de bancos de dados distintos.

Automatização das funções

Uma grande dificuldade, talvez a maior, dos envolvidos na administração financeira da empresa é a emissão de notas fiscais. Usar um software ERP vai ajudar você na execução dessa função, uma vez que, por meio dele, é possível emitir esses documentos de forma eletrônica.

O sistema vai usar os dados previamente cadastrados para completar as informações das notas fiscais ou de outros documentos, como os boletos. Portanto, você não precisa perder tempo para redigir as informações. Essa tarefa passa a ser automatizada, e isso pode contribuir para que sua empresa tenha um aumento na produtividade

Em vista de tudo isso, esperamos que tenha ficado claro que investir em um sistema que oferece um relatório de ERP completo pode ajudá-lo a fazer um gerenciamento financeiro de qualidade. O resultado será a modernização da sua empresa e o aumento da sua competitividade no mercado.

Gostou de saber como os relatórios de ERP podem ajudar na gestão financeira da sua empresa? Está pensando em investir em um bom sistema empresarial? Entre em contato conosco e conheça as soluções que temos a oferecer para o seu negócio!

Publicado por Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *