BomControle: solução de gestão financeira completa para seus negócios

Felix Schultz
Felix Schultz

Uma gestão financeira completa para um bom controle dos seus negócios depende diretamente de ferramentas de gestão competentes. A tecnologia em constante evolução traz cada vez mais softwares prontos para atender às demandas de uma empresa que deseja ter resultados satisfatórios.

Todas as etapas da gestão financeira precisam receber suporte, com informações claras e possibilidades de integração que otimizem o trabalho. O sistema ERP da BomControle é a melhor opção para isso! Este post vai mostrar sua importância, como ele funciona e o que pode oferecer à empresa. Confira!

A importância de um software para a gestão financeira da empresa

Uma empresa tem diversas obrigações financeiras no mês, do mesmo modo que também há recebíveis importantes e que precisam ser controlados. Ter tudo isso sob domínio é uma difícil missão, demandando recursos como os sistemas automatizados.

Um software com bons recursos permite que a empresa simplesmente não falhe em suas necessidades, como pagamentos a serem efetuados, emissão de notas fiscais e qualquer outra atividade. Ao automatizar isso, os resultados são mais positivos, praticamente extinguindo a margem de erros e mantendo o controle.

Uma gestão financeira completa para o bom controle dos seus negócios está associada a decisões tomadas diante de dados precisos, o que só acontece com o apoio de um sistema.

Só ele oferece informações precisas sobre a situação econômica da empresa, sem que nenhuma obrigação seja negligenciada ou esquecida. Assim, cada passo tomado é seguro e feito com embasamento.

Como funciona o software da BomControle

O ERP BomControle é uma plataforma completa e integrada. Lá, há todas as funcionalidades que um negócio precisa para desenvolver as demandas comuns do cotidiano. Diferentes setores podem acessar informações de departamentos, como o financeiro, o CRM, o estoque e outros.

Os benefícios de utilizá-lo na empresa

A gestão financeira precisa de recursos inteligentes que um sistema pode oferecer no cotidiano. É preciso extrair o máximo de vantagens de um software! Com o ERP BomControle, o seu negócio vai ter uma ferramenta competente e que vai oferecer vantagens competitivas à empresa no dia a dia. Veja a seguir os benefícios que ele pode oferecer.

Aumento de produtividade do setor financeiro

As demandas do setor financeiro podem ser pesadas, exigindo muito dos colaboradores que trabalham nele — registro de informações, pagamentos, conferência de recebimentos, emissão de notas fiscais, entre outros. Imagine fazer isso utilizando as famosas planilhas ou até mesmo anotações no papel.

O desempenho dos colaboradores ficaria muito prejudicado. Um sistema de gestão financeira competente deixa todas as tarefas mais simples e fáceis, agilizando suas respectivas execuções. Dessa maneira, a tendência é que o colaborador aumente a produção.

Informações otimizadas e atualizadas

Informações são muito importantes para a gestão financeira da empresa. O dinamismo desse fluxo de dados é grande, o que torna praticamente impossível o registro e o acompanhamento deles de outra forma que não seja por meio de sistemas automatizados e modernos.

Com uma ferramenta desse tipo será possível entender o fluxo de caixa de forma detalhada, analisando os registros e trabalhando com informações totalmente atualizadas. Assim, gestores e colaboradores conseguem ter um panorama realista e em tempo real das finanças da empresa.

Comunicação dinâmica entre os departamentos

A comunicação dinâmica entre os departamentos é fundamental para a gestão financeira de uma empresa, tendo em vista que várias atividades dependem diretamente do fluxo de caixa.

A chegada de um novo pagamento previsto ou o cumprimento de uma obrigação financeira também pode ser de interesse de outros setores. Sendo assim, uma vez que essas informações estão devidamente atualizadas dentro do ambiente de gestão financeira, automaticamente é possível ter uma comunicação eficiente.

O diferencial do BomControle com relação aos concorrentes

Os diferenciais do sistema BomControle em relação às outras opções no mercado dão grande destaque à utilidade desse software. Uma gestão financeira depende de recursos avançados e que realmente ajudem a empresa e seus colaboradores com as demandas do cotidiano.

A seguir, veja como o sistema BomControle pode realmente fazer a diferença, trazendo possibilidades que quase nenhuma outra ferramenta oferece.

Controle dos contratos

Os contratos são mecanismos importantes e fundamentais das empresas, demandando todo cuidado para que sejam geridos com eficiência. Um controle adequado não deve prever somente programar o cumprimento de pagamentos mensais e a verificação de recebimentos, mas também outros detalhes importantes.

Os prazos de vencimento, por exemplo, devem ser geridos de forma precisa, para que o departamento financeiro saiba exatamente quando uma obrigação ou uma fonte de recebimento vai se encerrar. Até mesmo quando não há essa data, é importante ter tal informação.

O reajuste de preços de serviços também é um ponto relevante. A empresa pode deixar de ganhar dinheiro se o seu sistema não emitir avisos sobre as possibilidades de novos valores diante de índices como IGPM e IPCA.

Integração do financeiro com outros departamentos

O BomControle é um sistema que permite a integração automatizada entre o financeiro e os outros departamentos da empresa.

Nesse quadro, acontece a seguinte facilidade: se a empresa vende um serviço  no modulo de CRM, automaticamente o financeiro recebe essa informação, podendo executar o faturamento e o envio de boleto e nota fiscal.

Outro importante ponto é a integração das informações de inadimplência, que pode ser feita com o modulo Service Desk. Assim, um cliente inadimplente pode ser impedido de gerir demandas, já que não está honrando com suas obrigações financeiras. No BomControle, essa inadimplência bloqueia solicitações no Service Desk.

Envio automático de faturas

As faturas são obrigações fundamentais em uma gestão financeira completa, para o bom controle dos seus negócios. Elas são documentos fundamentais para o recebimento pelos serviços prestados. Então, a automatização do envio garante a antecipação e o pagamento em dia.

Com o BomControle, é possível programar no dia certo o envio por e-mail das respectivas faturas a todos os clientes que têm serviços ativos. O mesmo pode ser feito com as notas fiscais, reduzindo demandas simples que tomariam muito tempo dos colaboradores.

Gestão de inadimplência

A inadimplência ainda é, infelizmente, um problema com o qual as empresas precisam lidar, então um sistema que proporciona a gestão desses quadros de maneira eficiente é muito importante.

O BomControle oferece recursos para tentar mudar isso, negociando a situação de cada cliente de forma individual e humanizada, permitindo que faturas atrasadas sejam quitadas de forma eficiente, com os devidos juros.

Multiempresa

A funcionalidade multiempresa permite que mais de um negócio seja gerido dentro da plataforma sem que isso cause nenhuma confusão. Há duas opções: separar as informações por cada empresa ou verificar tudo junto.

Por questões de confidencialidade, ainda é possível restringir o acesso das informações em relação aos funcionários. O BomControle pode funcionar com permissões. Assim, você limita a visualização dos dados apenas a quem trabalha com aquela empresa.

Previsão orçamentária

O orçamento bem definido é indispensável em a gestão financeira. Assim, com recursos eficientes é possível definir bem o que receberá investimentos e quanto será disponibilizado.

A opção de previsão orçamentária dentro do ERP BomControle dá essa possibilidade de forma clara e organizada. Graças a ela é possível definir o máximo que será gasto em cada centro de custo importante para a empresa.

Controle de metas semanal e mensal

Definir metas é algo que geralmente é feito na virada de um período, como no início do ano, ao fim de um semestre e ao fim de um mês, sempre pensando no período subsequente. Entretanto, com o BomControle não é necessário seguir isso à risca.

Diante do entendimento sobre o comportamento de vendas e seu desempenho, é possível já fazer mudanças estratégicas mais rápido. O ERP permite que novas metas sejam definidas a cada semana, aumentando a adaptabilidade da empresa e trabalhando para obter melhores resultados.

Portal personalizado para o cliente

O seu cliente precisa ter uma plataforma de acesso em que possa se comunicar com a sua empresa de forma eficiente, abrindo qualquer tipo de chamado. O BomControle permite que ele faça isso disponibilizando um espaço em seu próprio site.

Essa página é personalizada e, logo ao acessá-la, o cliente vai ver o logotipo de sua própria empresa e sentir-se praticamente em casa. Isso facilita a resolução de demandas, otimizando o tempo levado para que tudo esteja em pleno funcionamento.

Formulários dinâmicos

Começar a usar um novo sistema pode ser um período que demande adaptação por parte dos funcionários. Nesse período haverá documentos importantes que vão precisar ser digitalizados para poderem ser continuados ou modificados dentro do ERP.

Com a opção de formulários dinâmicos, isso é facilitado graças ao módulo de BPM do BomControle. Assim, tudo que está no papel pode ser importado, dando segmento às demandas que forem necessárias e importantes para o trabalho.

Controle de status de demandas por cartões (cards)

Controlar as demandas internas do sistema é uma necessidade para que todas sejam devidamente executadas. Checar status é a melhor forma de acompanhar o andamento de cada uma delas. Então, se isso puder ser facilitado, melhor ainda.

No BomControle há o sistema de cards, que são cartões que definem as demandas em quatro tipos: o que precisa ser feito, o que está sendo feito, o que está parado e o que está concluído. Esse controle melhora a organização das demandas e contribui para a produtividade sem deixar que nada seja esquecido.

Conseguir a gestão financeira completa para um bom controle dos seus negócios passa diretamente por ter o melhor sistema. As funcionalidades mais úteis e diferenciadas aliadas aos diferenciais frente aos concorrentes fazem o BomControle ser a melhor opção!

Ficou interessado nas possibilidades que esse software pode oferecer ao seu negócio? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.