10 estratégias de marketing para atrair mais clientes para sua empresa

Felix Schultz
Felix Schultz
Computador recebendo contatos após aplicar uma das estratégias de marketing existentes

Definir as estratégias de marketing adequadas ao seu negócio é uma tarefa fundamental para divulgar sua marca e alcançar mais clientes. 

Afinal, atrair mais clientes é um dos maiores objetivos dos empresários e representa um aspecto fundamental na projeção de crescimento do negócio. 

Para saber como ser assertivo na definição de suas estratégias e direcionar os seus esforços corretamente, continue a leitura. 

Neste artigo vamos abordar: 

  • O que é estratégia de marketing 
  • Por que investir em estratégias de marketing 
  • 10 estratégias de marketing para atrair clientes 
  • Passo a passo para definir sua estratégia de marketing 
  • Como o ERP BomControle pode ajudar no acompanhamento de suas estratégias 

O que é estratégia de marketing? 

A estratégia de marketing refere-se ao planejamento das ações desenvolvidas para divulgar sua marca, produto ou serviço e ao acompanhamento contínuo dos resultados para avaliar o que deve ser mantido e o que precisa ser melhorado. 

Esse conjunto de elementos é responsável por conduzir as pessoas desde o conhecimento do produto até o momento da compra, possibilitando que sua empresa entregue valor e ofereça soluções relevantes, atraindo e fidelizando clientes. 

Por que investir em estratégias de marketing? 

O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos — o público agora tem o poder de pesquisar, opinar, avaliar, conversar e influenciar sua rede. Por isso, mais do que ter um bom produto ou serviço e esperar que seu trabalho fale por si só, sua meta deve ser entregar valor, ajudando seu cliente a suprir dores ou necessidades. 

Dessa forma, ter estratégias de marketing para vendas bem definidas e implementadas é essencial para que seu negócio cresça e alcance clientes nas mais variadas plataformas. Afinal, ao definir estratégias de baixo custo e alto impacto, sua empresa torna-se mais conhecida, aumenta os lucros e atrai mais clientes de forma orgânica. 

10 estratégias de marketing para atrair clientes

  1. Inbound Marketing 

Também chamado de marketing de atração, essa estratégia se baseia na ideia de que as pessoas cheguem até a empresa. A atração ocorre por meio da produção de conteúdo ou de mídia paga, que são recursos fundamentais para a construção da credibilidade e confiança da marca. 

O Inbound Marketing se caracteriza também pela criação de uma relação duradoura entre a empresa e o cliente mesmo depois da compra concluída e pelas ações para encantá-lo a cada contato. 

  1. Marketing de relacionamento

Essa estratégia de marketing tem o objetivo de garantir a retenção e a satisfação dos clientes e promover a vinda de novos pessoas por indicação. Para isso, desenvolvem ações voltadas para a divulgação da marca, criação de autoridade, prospecção e fidelização. 

  1. Marketing de ativação 

O objetivo dessa estratégia é encantar o cliente e oferecer experiências capazes de criar boas memórias em relação à marca. A prática é utilizar eventos, peças publicitárias, propagandas em mídias tradicionais, entre outros, para promover a afeição do consumidor pela empresa. 

  1. Marketing de nicho 

Essa é uma das estratégias de marketing mais direcionadas. Sua meta é posicionar o produto ou serviço no mercado por meio da identificação de oportunidades orientadas para um recorte específico do público. 

  1. Marketing social 

Essa estratégia é utilizada, normalmente, para promover o bem estar social, além de agregar valor à marca e despertar o sentimento de afeto entre os clientes. 

Para isso, as empresas realizam atividades voltadas para questões de educação, saúde pública, transporte, entre outros, com o objetivo de combater problemas sociais de uma região e, consequentemente, alcançar reconhecimento de marca por essa ação. 

  1. Marketing promocional 

Esta é uma das estratégias de marketing tradicionais. As ações são pensadas para promover serviços ou produtos, agregando valor à marca, e podem incluir descontos, distribuição de amostras, eventos, entre outros. 

O objetivo dessa técnica é gerar maior volume de vendas e fidelizar os clientes através de experiência positiva.

  1. Marketing de exclusividade 

Essa estratégia se baseia na escassez e na urgência, o que cria a sensação do produto ou serviço ser limitado, raro e ter muito valor. 

As ações geralmente envolvem edições limitadas ou ofertas de produtos ou serviços apenas para um grupo restrito de pessoas. 

  1. Marketing sazonal 

Essa estratégia de marketing é focada no impulsionamento das vendas de uma empresa em determinados eventos culturais, estações do ano ou datas comemorativas. Para isso, sua empresa precisa criar um planejamento assertivo para potencializar as conversões, atrair novos clientes e manter os consumidores atuais. 

  1. Data-driven marketing 

Essa estratégia orienta suas ações por dados. Isso significa que a empresa baseia a tomada de decisão e o planejamento na coleta e na análise de informações de diferentes fontes que podem ser cruzados e analisados, como indicadores reais, algoritmos matemáticos e estatística. 

  1. Marketing humanizado 

Essa estratégia de marketing tem o objetivo de humanizar os processos e estabelecer um relacionamento com o consumidor. Ela desenvolve ações que promovem seus propósitos, se aproximando de clientes que não querem apenas consumir, mas sim ter uma boa experiência durante todo o processo de compra. 

Além disso, também se preocupa em trabalhar com mensagens mais personalizadas e direcionadas, atendendo os clientes no momento e no lugar em que desejam. 

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Passo a passo para definir sua estratégia de marketing 

Você conheceu acima algumas estratégias de marketing para atrair clientes. Agora é o momento de saber como escolher a melhor para o seu negócio. 

Afinal, não basta sair criando ações em todos os canais de comunicação. Antes de definir as práticas mais adequadas para a sua empresa, é preciso levar em consideração: 

  1. A persona e o perfil do cliente ideal (ICP)
  2. O mercado, a concorrência e as tendências do segmento; 
  3. A jornada do cliente; 
  4. Os objetivos e resultados esperados com as estratégias; 
  5. Quantos canais poderá usar e o investimento máximo que poderá fazer;
  6. 6. A taxa de conversão atual e quanto deseja alcançar. 

Com essas questões bem estruturadas, será possível definir as estratégias que funcionam para o seu negócio e se dedicar àquelas que trazem retorno.

Como o ERP BomControle pode ajudar no acompanhamento de suas estratégias

Para definir as melhores estratégias de marketing para atrair clientes para a sua empresa, é necessário conhecer bem o mercado e entender o perfil e o comportamento do consumidor. Diante disso, é bem grande o desafio de conhecer o seu público, entender suas preferências e analisar as informações necessárias para conquistá-lo. 

Mas é possível deixar as atividades e análises do dia a dia mais práticas, eficientes e organizadas, priorizando a lucratividade do negócio. 

É isso que o ERP BomControle oferece para quem trabalha com marketing. Ainda não conhece? Faça um teste gratuito do BomControle por 7 dias e conheça nossa plataforma. 

O BomControle tem diversas funcionalidades que vão além e permitem que sua empresa integre as ações e custos de marketing com as demais áreas: 

  • Integração com ferramentas de automação de marketing para geração de leads;
  • CRM completo para a gestão de seu funil de vendas e ferramentas exclusivas;
  • Assinatura digital de propostas comerciais; 
  • Gestão de contratos que permite modificação de vigência e reajustes em massa; 
  • Faturamento totalmente automatizado (Envio de Faturas, Boletos, Notas, Recibos, etc); 
  •  Relatórios simplificados para acesso rápido a informações e indicadores; 
  •  Relatórios personalizados para extração de dados de uma forma mais eficiente;
  • Controle de despesa por centro de custo; 
  • Gestão de processos operacionais ou produtivos com o BPM, com possibilidade de solicitação interna ou externa; 
  • Integração com o WhatsApp; 
  • Conexão com sistemas contábeis. 

Conclusão

Agora você sabe o que é uma estratégia de marketing e como ela é importante para sua empresa atrair mais clientes. 

É fato que cada negócio tem um público diferente; por isso, é importante entender que nem todas as ações serão adequadas para a sua realidade. O importante é perceber que existem muitos recursos para aumentar sua exposição e que o tempo e as análises permitirão a você entender o que funciona e aquilo que não é relevante para seu negócio. 

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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