Perfil de cliente ideal: saiba como definir o ICP da sua empresa

Felix Schultz
Felix Schultz
Homem buscando perfil de cliente ideal, também conhecido como ICP.

A jornada do empreendedor demanda muito planejamento. Afinal, além de projetar os resultados e definir as estratégias, é necessário conhecer o seu perfil de cliente ideal. 

Essa informação é fundamental porque o perfil de cliente ideal — ou ICP, na sigla em inglês — é responsável por orientar o time de vendas, garantindo um desempenho satisfatório das estratégias. 

Além disso, esse conhecimento também auxilia sua empresa a entregar a mensagem para as pessoas certas, aumentando a chance de concretizar a venda. 

Se você quer alcançar resultados ainda melhores, continue lendo. 

O que você vai encontrar: 

  • O que é ICP? 
  • ICP, persona e público-alvo: qual a diferença? 
  • Importância de definir o ICP da sua empresa 
  • Vantagens de definir o ICP 
  • ICP: entenda como ele impacta nas estratégias de marketing e vendas 

O que é o perfil de cliente ideal (ICP)? 

ICP é a sigla para “Ideal Customer Profile“, que em português significa Perfil de Cliente Ideal. Ela resume as características comuns às pessoas com maiores chances de comprar com a sua empresa e também ajuda a entender, entre outros aspectos, as preferências, problemas e expectativas dos clientes. 

Além disso, essas informações permitem que o setor de vendas desenvolva uma abordagem mais assertiva, aumentando o número de conversões. 

ICP, persona e público-alvo: qual a diferença? 

ICP, persona e público-alvo são ferramentas diferentes, porém todas ajudam a refinar a estratégia comercial da sua empresa. Além disso, elas também possibilitam a segmentação de campanhas e a personalização dos canais de contato. 

Por isso, é fundamental entender as características e diferenças entre elas.

  1. Público-alvo

Definição mais abrangente, o público-alvo é um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental compatível com as soluções oferecidas pela sua empresa. A definição desse segmento é feita por: 

  • Gênero; 
  • Faixa etária; 
  • Localização geográfica; 
  • Escolaridade; 
  • Poder aquisitivo; 
  • Hábitos de consumo; 
  • Entre outros. 
  1. Persona 

É uma representação semi-fictícia das características físicas, psicológicas e comportamentais do cliente ideal. Ela direciona o tom e a linguagem da comunicação e determina o formato das interações em cada etapa da jornada de compra. 

A persona é criada a partir de análises de engajamento, pesquisas de satisfação e histórico de vendas e apresenta um avatar com: 

  • Nome; 
  • Idade; 
  • Profissão; 
  • Residência; 
  • Hábitos; 
  • Estilo de vida; 
  • Valores; 
  • Preferências; 
  • Dificuldades; 
  • Medos; 
  • Expectativas; 
  • entre outros. 
  1. Perfil de Cliente Ideal (ICP) 

É um instrumento comercial que tem o objetivo de otimizar o processo de vendas. Ele possibilita filtrar as melhores oportunidades para que o time de vendas entre em contato apenas com os leads mais maduros e continue educando os demais. 

O ICP reúne informações do público-alvo e também dados corporativos e de mercado. No caso de negócios B2B, ele contempla: 

  • Porte da empresa; 
  • Área de atuação;
  • Ticket médio; 
  • Ciclo de vendas; 
  • Maturidade digital e no mercado; 
  • Organização da equipe; 
  • Executivos e cargos que ocupam; 
  • Entre outros. 

Nas empresas B2C, considera também: 

  • Frequência de compras; 
  • Lifetime Value (LTV); 
  • Engajamento com a marca; 
  • Valor atribuído aos produtos e serviços da empresa. 

Importância de definir o perfil de cliente ideal na sua empresa 

Definir o perfil de cliente ideal da sua empresa é fundamental para a sua empresa, pois com o ICP bem determinado os vendedores conseguem investir esforços no lead adequado, trabalhando de maneira mais rápida e eficaz. 

Assim, a prospecção é muito mais assertiva, possibilitando a redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e aumentando o seu Lifetime Value (LTV). 

Vantagens de definir o ICP

Abordagem mais eficaz

Quando definimos o ICP, segmentamos os leads mais dispostos à conversão, proporcionando uma vantagem para o time de vendas. Afinal, conhecendo o perfil de cliente ideal para a empresa fica mais fácil abordar os prospects no momento certo, oferecendo as soluções de forma assertiva.

Redução do ciclo de vendas

Com a definição dos principais interessados no produto ou serviço da sua empresa, as equipes de venda conseguem utilizar uma abordagem eficiente para vender mais rapidamente.

Aumento das taxas de conversão

Com o perfil de cliente ideal bem estruturado, é possível definir a estratégia de marketing e vendas e acelerar a jornada de compra. Dessa forma, sua empresa aumenta a quantidade de leads qualificados e, consequentemente, melhora os níveis de conversão.

Relacionamentos mais duradouros

O ICP aumenta as chances de fidelização do cliente da sua empresa, pois garante que o consumidor tenha uma experiência positiva e valorize o seu negócio.

Alinhamento da estratégia

Entre as estratégias de marketing para atrair clientes podemos destacar a definição do ICP. Isso porque conhecer o seu cliente ideal permite compreender os problemas e dores que o afligem e determinar a melhor forma de entrar em contato para influenciar a sua decisão de compra. 

Passo a passo para definir seu perfil de cliente ideal 

Para definir o ICP e alavancar seus resultados, é preciso estar atento a alguns pontos e contextualizar as informações com a realidade da sua empresa: 

  1. Conheça o seu negócio

Defina os valores e objetivos da sua empresa e estabeleça as forças, fragilidades, oportunidades e ameaças (SWOT). Essas informações vão permitir que você saiba quais são as dores, expectativas e objeções do público, assim como as soluções oferecidas e como elas podem ser apresentadas. 

  1. Identifique seus melhores clientes

Mapeie os clientes mais lucrativos, que exigem menos esforços de vendas e têm máxima satisfação ao comprar de sua empresa. Esse levantamento pode ser feito por meio da consulta do histórico de vendas, de relatórios comerciais e registros de interações com os clientes. 

Além disso, é possível utilizar o Google Analytics e softwares de ERP, CRM e automação de marketing, como o BomControle, que fornece dados essenciais sobre: 

  • Retorno sobre investimento; 
  • Canais mais utilizados, frequência e conteúdo das interações; 
  • Ciclo de vendas; 
  • Ticket médio; 
  • Pagamento e adimplência; 
  • Experiência do cliente; 
  • Entre outros. 

Após definir essas informações, é importante validar os dados e revelar padrões entre clientes distintos. Confira alguns pontos que devem ser analisados: 

  • Dados demográficos, socioeconômicos, comportamentais e de consumo;
  • De que forma a solução da sua empresa ajuda o cliente? Como se compara com as da concorrência? 
  • Necessidades, objetivos, conquistas, dificuldades e expectativas do cliente;
  • No que o cliente não está disposto a investir? Por quê?
  • Canais de informação e comunicação que o cliente utiliza; 
  • Entre outros 
  1. Defina o ICP 

Depois de classificar e analisar as informações e encontrar recorrências, determine quais características, problemas e valores se destacam entre os seus melhores clientes. Esses serão os pontos que sua equipe de vendas deverá trabalhar para otimizar processos e alcançar melhores resultados. 

Entenda como o ICP impacta nas estratégias de Marketing e Vendas

A definição do perfil de cliente ideal permite que a equipe de marketing elabore estratégias adequadas para atrair os melhores prospects, garantindo que o time de vendas tenha acesso a leads mais qualificados. 

Esse processo pode ser muito mais simples e organizado utilizando um software de CRM, como o BomControle

Além de centralizar os dados e informações dos clientes que interagem com a sua empresa, nosso sistema cria um histórico de contato, gera relatórios da fase em que ele estava e automatiza os fluxos de trabalho. 

Dessa forma, as equipes de marketing e vendas podem trabalhar em parceria para abordar os clientes no momento certo e da melhor forma, apresentando as soluções certas para cada indivíduo. 

Conclusão 

Quanto mais dados e informações você reunir, mais detalhado e assertivo será o perfil de cliente ideal da sua empresa. Isso significa que a equipe de marketing será capaz de gerar leads mais qualificados e os vendedores terão oportunidades valiosas para fechar bons negócios e conquistar melhor performance. 

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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