O que levar em consideração para contratar um CRM para sua empresa?

Se você está com dificuldade para desenhar uma boa estratégia de vendas, saiba que o principal motivo pode ser a falta de informação do negócio. Já pensou em adquirir um CRM para empresas? Essa pode ser uma solução eficiente para o problema!

Um sistema de Customer Relationship Management tem como papel auxiliar a gestão comercial. Com ele, a equipe terá todas as informações dos clientes organizadas em um único lugar, o que favorece os processos de venda.

Abaixo, descreveremos os fatores que devem ser considerados quando se contrata um sistema para gerir o relacionamento com o público e explicaremos como avaliar cada um. Continue a leitura e confira!
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Integração com outras ferramentas

Uma empresa tem diversos departamentos, como comercial, Recursos Humanos, financeiro, marketing, entre outros. Para que a dinâmica de suas operações flua da melhor maneira possível, é preciso que todos os setores conversem entre si.

Dessa forma, as áreas poderão compreender de que forma as atividades de uma influenciam nos resultados apresentados pelas demais. Pense que o setor financeiro precisa saber quantas vendas são necessárias para efetuar o pagamento do salário de todos os colaboradores da organização.

O CRM tem o papel de facilitador do fluxo de informações dentro da empresa. Assim, cada segmento do negócio tem como saber quais são suas metas e de que forma deve agir para conseguir melhorar os resultados.

Mas não é só a integração interna que um bom CRM deve oferecer. O sistema também precisa possibilitar a integração com as demais ferramentas que são utilizadas nos processos da empresa, como automação de marketing, redes sociais e e-mail, entre outros softwares que facilitam as tarefas executadas pelos colaboradores.

Um funcionário do setor comercial, por exemplo, otimizará seu tempo de trabalho e aumentará sua produtividade se tiver acesso, em apenas uma tela, a todo o histórico de transações entre a companhia e o cliente. Esse simples fornecimento de informações pode melhorar bastante o relacionamento entre vendedor e consumidor.

Simplicidade e facilidade de implementação

É comum que os gestores, ao buscarem por um sistema de CRM, desejem uma ferramenta que disponha de muitos recursos. Assim, eles podem organizar todos os dados necessários e começar essa tarefa com força total.

Mas, antes de contratar um CRM para empresas, pense bem se você conseguirá utilizar todos os recursos que a opção mais completa do mercado oferece. Afinal, não adianta ter um Porsche em mãos se você mora em uma cidade onde a velocidade máxima permitida é de 70km/h, certo?

Portanto, avalie qual é a realidade do negócio e aposte em um modelo de CRM adequado para sua rotina. Então, conforme o empreendimento for crescendo, será possível fazer a troca por um software mais robusto no momento certo.

Por isso, nossa dica é: foque na simplicidade e na facilidade de implementação. Dessa forma, certamente ficará muito mais simples treinar a equipe para manipular o sistema (bem como adequá-lo ao modelo de negócio).

A melhor opção é buscar escalar o uso do CRM aos poucos, até que ele atinja sua performance máxima. Este será o momento certo para buscar outra opção no mercado.

Suporte ao cliente

Claro que as funções das quais o sistema de CRM dispõe são muito importantes, mas tão fundamental quanto isso é avaliar o suporte oferecido. A ferramenta disponibiliza algum tipo de treinamento? O contato é feito via chat, telefone ou e-mail? Existe alguma forma de consultoria inclusa na contratação do CRM?

Procure saber quais serviços estão inclusos no plano que você pretende contratar e quais deles devem ser pagos separadamente. Evite, assim, surpresas desagradáveis após fechar negócio.
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Customização do software de acordo com suas necessidades

As ferramentas de CRM disponíveis no mercado são desenvolvidas para que possam se adequar a diversos modelos de negócios. Porém, sabemos que cada empresa tem seus próprios processos.

As atividades desempenhadas por uma organização variam de acordo com a necessidade operacional. Isso ocorre justamente para que ela possa se diferenciar de seus concorrentes e conquistar cada vez mais espaço no setor em que atua.

Por isso, é muito importante contratar um CRM que ofereça flexibilidade suficiente para modelar seus processos no sistema. O painel de controle do software precisa ser personalizável, de modo que você customize suas estratégias de venda e métricas de análise nele.

A principal vantagem é que, no lugar de perder tempo juntando dados em planilhas individualizadas e avaliando cada indicador separadamente, o sistema possibilitará a criação de filtros com os itens mais relevantes. Portanto, você acompanhará o desempenho obtido com todas as informações reunidas em um só lugar.

A praticidade de organizar tudo do seu jeito gera um acesso mais rápido aos dados da empresa. O sistema customizado também permite alterar as metas e escolher quais colaboradores estarão conectados a quais funcionalidades, entre outras praticidades.

Opção de gerar relatórios personalizados

O CRM não serve somente para registrar o histórico de relacionamento entre a companhia e seus clientes. O software precisa ser capaz de gerar relatórios customizados, a fim de otimizar a capacidade de análise do gestor.

Ao contratar um sistema com essa funcionalidade, sua equipe de vendas poderá economizar tempo na busca de informações. Dessa forma, os vendedores terão como foco o que realmente importa: vender!

Portanto, um CRM eficiente é aquele que coleta e fornece relatórios personalizados, com as informações inseridas pela equipe. Ele compila os dados, evitando que os colaboradores precisem fazer isso manualmente.

Analise se o sistema de CRM que você pretende contratar gera relatórios que mostrem as taxas de conversão de leads, a média de tempo que cada um leva em todas as etapas do processo de vendas e as atividades desempenhadas.

O importante é que você tenha acesso a todo o funil de vendas em sua tela, bem como possa avaliar se o time de vendas está conseguindo atingir ou não as metas que foram estabelecidas coletiva e individualmente.

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Assim, o gestor do departamento comercial pode tomar decisões mais acertadas quanto ao que está funcionando e a tudo que precisa ser aprimorado. Isso permitirá que o negócio siga uma trajetória de crescimento sustentável.

Compreendeu o que é preciso avaliar na hora de contratar um CRM para empresas? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo nessa tarefa!

 

Publicado por Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.