Guia: como abandonar as planilhas e migrar para uma plataforma de gestão financeira

Felix Schultz
Felix Schultz
plataforma de gestão financeira

Muitas empresas ainda usam planilhas como principal recurso para gestão das finanças. Isso ocorre tanto por questões financeiras quanto por falta de conhecimento sobre ferramentas mais eficientes para esse trabalho, como é o caso da plataforma de gestão financeira

Novidade para muitos, o software para gestão financeira possibilita a centralização e automatização das informações financeiras da organização. Dessa forma, permite que o gestor tome decisões bem fundamentadas. 

Como resultado, é possível potencializar o orçamento, aumentar a produtividade e alcançar melhores resultados.   

Por isso, se você deseja expandir sua atuação e se destacar da concorrência, é fundamental conhecer as ferramentas capazes de otimizar os processos internos e garantir uma gestão financeira eficaz.

Ainda tem dúvidas de como sair das planilhas? Para saber mais, continue a leitura! 

Planilhas para gestão financeira: a limitação para o crescimento do seu negócio

Embora as planilhas ainda sejam amplamente utilizadas em empresas de diferentes segmentos, é comum observar erros e inconsistências que podem colocar a reputação da empresa em risco. 

Afinal, identificar e corrigir falhas e equívocos na planilha leva muito mais tempo. Além disso, a integração das informações é mais difícil e resulta em diferentes versões de um mesmo documento. 

Isso porque cada usuário salva e edita uma versão. Inclusive, isso também dificulta o acesso aos relatórios financeiros, uma vez que o cruzamento de dados se torna mais complexo e, muitas vezes, inconsistente. 

Além disso, as planilhas não oferecem escalabilidade. Como apresentam limitações técnicas de contas, usuários, fórmulas, entre outros, elas não conseguem lidar com o crescimento da produtividade em escala. 

Leia mais no blog: 5 erros que você pode estar cometendo na gestão financeira da sua empresa

Benefícios de uma plataforma de gestão financeira

A plataforma de gestão financeira é essencial para manter a organização dentro da empresa. Sem falar que oferece uma série de benefícios que permitem otimizar os processos de gerenciamento financeiro. Confira mais detalhes sobre as suas vantagens a seguir:

Maior controle e visão geral das finanças

O sistema financeiro empresarial apresenta o status do gerenciamento dos recursos da empresa. Isso inclui as entradas e saídas que compõem o fluxo de caixa, a execução das obrigações e muito mais. 

Dessa forma, por meio de um painel de controle claro e organizado, o gestor tem acesso a uma visão geral do seu negócio, mantendo-se sempre atualizado. 

Automação de tarefas e economia de tempo

Uma das principais características de um software gestão financeira gratuito é a automatização de tarefas repetitivas. Isso garante maior produtividade e economiza tempo e recursos, possibilitando que os colaboradores se dediquem às atividades mais estratégicas para o negócio. 

Segurança e confiabilidade para seus dados

A plataforma de gestão financeira permite a administração de todas as informações em um único lugar. 

Assim, reduz os processos manuais e evita erros e vazamentos de dados. Dessa forma, os registros sobre a empresa e seus clientes ficam mais seguros e protegidos. 

Recursos avançados para planejamento, investimento e controle de custos

Com o software para gestão financeira, é possível analisar os recursos da empresa, evitando excessos e gastos desnecessários. Além disso, a solução ajuda a identificar oportunidades de economia e eficiência financeira, avaliação de oportunidades de investimento e gerenciamento estratégico de investimentos.

Como migrar para uma plataforma de gestão financeira

As planilhas de controle financeiro podem funcionar bem quando a empresa está começando a fazer o registro de despesas e receitas e precisa conhecer sua realidade. 

No entanto, se você busca o controle mais eficiente das informações, a recomendação é investir em uma plataforma de gestão financeira.  

Diante de tantas opções, listamos algumas dicas fundamentais para que você consiga escolher a ferramenta certa para o seu negócio:

1. Escolha a plataforma ideal para suas necessidades

O primeiro passo para escolher a melhor plataforma para gestão financeira é listar os objetivos da empresa e identificar o que precisa melhorar. Com essas informações, é possível avaliar o que cada ferramenta oferece, verificar a facilidade de uso, atendimento do suporte e até permite analisar o nível de segurança necessário do sistema para gestão financeira

Além disso, se for possível, é interessante utilizar o período de teste grátis para testar a ferramenta e definir a opção ideal para seu negócio. 

2. Planeje a migração e importe seus dados

Depois de escolher e contratar a ferramenta, é hora de migrar para a plataforma. Para isso, é necessário analisar e identificar o melhor período para a transição, fazer um backup de todos os dados da empresa e guardar a versão mais recente de cada planilha para possíveis consultas, evitando que informações sejam perdidas. 

3.Adapte-se à nova ferramenta e treine sua equipe

Por fim, para que o processo de mudança seja mais organizado, é primordial treinar os colaboradores para que eles entendam o funcionamento do software e utilizem a plataforma de gestão financeira de forma estratégica.  

Dicas para o sucesso com uma plataforma de gestão financeira

Organize os dados financeiros

Registre todas as compras, vendas e demais transações da empresa de forma organizada. Afinal, com os dados financeiros organizados e atualizados é possível fazer análises e relatórios mais precisos.

Monitore o fluxo de caixa

Com a plataforma de gestão financeira, é possível monitorar as entradas e saídas de dinheiro, mantendo as finanças em ordem e prevendo o fluxo de caixa futuro. Dessa forma, a empresa consegue identificar tendências, reduzir as chances de problemas de caixa e tomar decisões financeiras fundamentadas.

Gere relatórios financeiros

Outra possibilidade do sistema para controle financeiro é a geração de relatórios personalizados que incluem demonstrações de resultados, balanços patrimoniais e análises de custos. Com isso, é possível avaliar o desempenho da empresa, identificar áreas de melhoria e tomar decisões mais informadas.

Automatize tarefas 

Com o sistema gestão financeira empresarial, é possível configurar pagamentos automáticos, faturas recorrentes e reconciliações bancárias. Dessa forma, você economiza tempo e reduz erros.  

Análise de dados financeiros

O sistema financeiro para empresas também é um importante recurso para analisar dados, identificando tendências, padrões e problemas, o que permite entender melhor as finanças e tomar decisões mais assertivas.

Conte com o suporte do sistema

Sempre que necessário, entre em contato com o suporte do sistema para tirar dúvidas ou aprender a utilizar todas as funcionalidades do software. 

Conte com o BomControle para acelerar seus resultados 

A área financeira é uma das mais importantes para a empresa e precisa estar em contato com outros setores, como vendas, marketing e atendimento. Para isso, o sistema de gestão financeira BomControleproporciona a integração com CRMs, softwares de automação de marketing, planilhas, formulários, redes sociais, plataformas de e-mail marketing e muito mais. 

Com o BomControle, você tem uma solução completa de gestão que oferece recursos para controlar as finanças de forma eficiente, proporcionando uma série de vantagens, como:  

  • Software moderno: o sistema permite automatizar os processos contábeis, otimizando o tempo, reduzindo os erros e garantindo dados precisos;
  • Padronização e clareza: a ferramenta determina padrões claros para a elaboração de relatórios, simplificando a análise de dados, reduzindo os erros e produzindo análises mais coesas;
  • Comunicação eficiente: o BomControle também facilita a comunicação entre as diferentes áreas da empresa, garantindo a compreensão abrangente dos dados contábeis. 

Para aproveitar agora mesmo as vantagens do BomControle para a gestão financeira da sua empresa, fale com nossa equipe e teste por 7 dias grátis.

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *