Passos práticos para migrar para uma plataforma para contabilidade online

Felix Schultz
Felix Schultz
plataforma para contabilidade online

A plataforma para contabilidade online é fundamental para a gestão contábil da empresa. Isso porque permite reunir todas as demandas e documentos do negócio em um único ambiente. 

Como resultado, é possível otimizar processos, reduzir custos e ter acesso rápido a informações financeiras, garantindo um crescimento eficiente.  

Pensando nisso, exploramos nesse artigo as vantagens da contabilidade online e mostramos como ela pode impulsionar o crescimento da sua empresa. Sendo assim, continue a leitura e saiba mais. 

O que é uma plataforma para contabilidade online?

A plataforma para contabilidade online é o sistema utilizado para a realização de serviços de gestão contábil, fiscal, trabalhista e societária pela internet. Com diversas funcionalidades, ela possibilita maior integração e acesso às informações da empresa. 

Inclusive, por isso, aumenta a eficiência dos serviços contábeis e agiliza rotinas e tarefas. Além disso, o sistema também conecta o escritório de contabilidade digital à empresa. 

Dessa forma, permite que as tarefas sejam realizadas com mais agilidade, eficiência e transparência e possibilitando que o gestor acompanhe o trabalho dos contadores.

Plataforma para contabilidade online X software de contabilidade

Embora os nomes sejam parecidos, a plataforma para contabilidade online é bem diferente do software de contabilidade.  

A plataforma é hospedada em servidores externos e pode ser acessada a qualquer hora e lugar, basta estar conectado à internet. Outro aspecto importante é que a plataforma de contabilidade digital para contadores é de responsabilidade do fornecedor. Ou seja, é necessário apenas que o cliente pague uma mensalidade para ter acesso a todas as funções de que necessita.

Por outro lado, o software de contabilidade é um programa instalado nas máquinas da empresa e que precisam de manutenção, atualização e suporte constante. Nesse caso, a empresa paga para usar o software ao invés de pagar pela licença. 

Quais as vantagens de uma plataforma para contabilidade online?

A plataforma para contabilidade online oferece diferenciais que podem ser muito vantajosos para a empresa. Confira: 

Facilidade de uso

A plataforma permite a realização das tarefas contábeis de forma prática, sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados. Além disso, com uma interface amigável e ferramentas intuitivas, ela torna todo o processo mais simples.  

Agilidade no processamento de informações

A contabilidade online também contribui para a agilidade nos processos por utilizar sistemas automatizados e integração de dados. Assim, facilita o compartilhamento das informações e possibilita a rápida tomada de decisões. 

Maior transparência e segurança

A plataforma para contabilidade online se destaca por possibilitar transparência e segurança nas rotinas contábeis. Isso é possível porque o sistema garante acesso às informações da empresa a qualquer hora. Sem falar que mantém os dados protegidos com backups automáticos e armazenamento na nuvem. 

Atualizações automatizadas

Ainda, a contabilidade online é reconhecida por proporcionar atualizações rápidas, contínuas e em tempo real. Isso garante a adequação das empresas às normas e regulamentações. 

Processos otimizados

A plataforma utiliza tecnologias avançadas, que permitem reduzir as tarefas manuais e agilizar as atividades rotineiras, como lançamento de notas fiscais. Por isso, aumenta a eficiência e produtividade no dia a dia. 

Preço justo

Outra vantagem da plataforma contábil online é o preço cobrado pelos serviços. Afinal, como a tecnologia reduz os custos operacionais, é possível manter a contabilidade em dia por um valor muito mais acessível do que os honorários contábeis de escritórios tradicionais. 

Acesso a relatórios

Por fim, a contabilidade é importante para fornecer informações estratégicas para a gestão. Afinal, permite que o gestor acesse relatórios completos e demonstrativos a qualquer hora e lugar, obtendo dados essenciais para a tomada de decisão. 

Como migrar para uma plataforma para contabilidade online

Os sistemas contábeis online são uma excelente opção estratégica para empresas que buscam modernizar suas operações. No entanto, para garantir o sucesso do processo, é fundamental considerar cuidadosamente cada uma das etapas a seguir: 

1. Avalie as necessidades e objetivos do negócio: 

O primeiro passo para migrar para uma plataforma para contabilidade online é identificar os recursos, necessidades e objetivos da empresa. Assim, poderá escolher o sistema contábil adequado às demandas.

2. Pesquise sobre o sistema: 

Existem muitas opções de plataformas contábeis no mercado. Portanto, é necessário pesquisar diferentes fornecedores, analisando e comparando suas funcionalidades.

3. Planeje a migração: 

Defina um cronograma com cada etapa do processo e envolva todas as equipes interessadas. Com isso, é mais fácil ter uma migração tranquila e harmoniosa.

4. Faça backup dos dados: 

Antes de migrar para uma plataforma para contabilidade online, faça cópias de segurança de todos os dados do sistema. Dessa forma, evitará a perda de informações importantes durante o processo.

5. Teste o sistema: 

Faça testes na plataforma para poder identificar e corrigir possíveis problemas. Isso também é importante para garantir que todos os recursos estejam funcionando adequadamente.

6. Capacite a equipe: 

Ofereça treinamentos adequados às funções de cada membro da equipe para que eles possam utilizar o novo sistema de forma eficiente, garantindo menor resistência à mudança e maior produtividade.

7. Acompanhe a transição: 

Monitore o processo de migração para lidar rapidamente com qualquer questão, evitando problemas ou dificuldades que possam surgir. 

8. Conte com suporte especializado: 

Escolha a plataforma para contabilidade online com o melhor suporte técnico. Dessa forma, será possível contar com equipes especializadas e preparadas para auxiliar e orientar ao longo de todo o processo de migração. 

Qual o melhor software para controle financeiro empresarial? 

O setor de contabilidade lida com diversas tarefas complexas e precisa estar conectado a todas as áreas da empresa para garantir que as informações estejam corretas. Por isso, é essencial contar com um ERP contábil.

Com isso, é possível centralizar as informações do negócio em uma única plataforma, organizando arquivos, obtendo insights e tomando decisões acertadas. Nesse contexto, o sistema para BPO financeiro é essencial para ajudar a aumentar a produtividade da equipe e o sucesso da empresa.

Assim, o melhor software para controle financeiro empresarial é aquele que oferece as funcionalidades que combinam com as demandas do seu negócio, como o BomControle, que garante os processos financeiros de forma automatizada e eficiente.

Isso é possível porque o BomControle é um ERP em nuvem no modelo SaaS (Software as a Service), em que você cria um usuário, configura os módulos de acordo com a necessidade da sua empresa e utiliza online, logando na plataforma.

Dessa forma, mais do que um software de gestão financeira robusto, o BomControle apresenta dados e informações capazes de ajudar você a entender a situação financeira da empresa. 

Portanto, teste o BomControle por 7 dias grátis para entender como o ERP contabilidade ajuda a gerenciar diferentes atividades e oferece uma gestão inteligente para o negócio.

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *