Por que contratar um BPO financeiro? Tudo o que você precisa saber!  

Felix Schultz
Felix Schultz
Saiba por que contratar um BPO Financeiro para uma gestão eficaz do negócio

Saiba por que contratar um BPO financeiro pode ser um diferencial para você e seus clientes e confira como implementá-lo. 

A terceirização do setor financeiro apresenta inúmeras vantagens para o escritório contábil e também para seus clientes. Por isso, é importante conhecer os principais motivos para contratar um BPO financeiro. 

Continue lendo e saiba mais!  

Afinal, por que contratar um BPO Financeiro? 

O avanço da terceirização para áreas mais estratégicas demonstrou que qualquer organização pode se beneficiar da otimização dos processos de gestão. Afinal, esse serviço representa ganho de tempo para focar no que realmente importa para o sucesso do negócio, a sua atividade principal, também chamada de core business. 

Essa característica é extremamente importante para startups e empresas de inovação, pois elas precisam que os serviços sejam ágeis e que as soluções ofereçam informações capazes de escalar seus negócios e ajudar na tomada de decisões estratégicas. 

No entanto, seus benefícios podem ser aproveitados por empresas de todos os tamanhos e também por MEIs. Isso pode ser visto nas informações levantadas pela pesquisa Clutch, que revela por que contratar um BPO financeiro em pequenas empresas:

  • Maior eficiência na gestão (24%);
  • Aumento da expertise à disposição do negócio (18%);
  • Mais flexibilidade (16%);
  • Ganho de tempo para se dedicar ao core business (15%);
  • Redução de custos operacionais (12%).

Dessa forma, fica claro que o BPO Financeiro é um serviço estratégico que agrega valor ao negócio – e não apenas uma função operacional transferida a terceiros. 

CTA Por que contratar um BPO Financeiro

5 motivos para contratar um BPO Financeiro

Os motivos para o cliente contratar um BPO financeiro são, essencialmente, ganho de tempo, aumento na eficiência das atividades do dia a dia e redução de custos. No entanto, existem muitas outras razões que podem incentivá-lo a investir nesse serviço. 

1. Adequado para qualquer empresa 

O BPO financeiro pode ser implementado em organizações de qualquer tamanho ou segmento. Afinal, mesmo que seja mais comum que as grandes empresas contratem um profissional ou escritório especializado em BPO financeiro, os pequenos negócios também podem optar pela terceirização da gestão para otimizar os processos e alcançar o sucesso.

2. Diferencial competitivo 

A terceirização da gestão financeira é um grande diferencial, pois torna a empresa ainda mais competitiva, além de permitir um lucro maior.

3. Redução de custos

Criar um departamento financeiro ou ter um colaborador especialista representa um alto investimento no setor, além de exigir a contratação de softwares para a atividade. Assim, ao solicitar a implantação do BPO financeiro, a empresa garante a atuação de profissionais atualizados e qualificados. 

4. Foco no core business 

Ao contratar um BPO financeiro, o empreendedor conta com uma equipe sempre atualizada e qualificada para realizar todos os processos da rotina financeira, possibilitando que os gestores utilizem as informações recebidas para a tomada de decisões assertivas e focadas na atividade principal da empresa.  

5. Integração 

O BPO financeiro permite a integração de todos os setores da empresa, unindo as atividades e, consequentemente, auxiliando o negócio a se fortalecer.

CTA Por que contratar um BPO Financeiro

Como implementar o serviço de BPO Financeiro? 

Como já citamos, todas as empresas, independentemente do nicho e do tamanho, possuem diversos setores e atividades com as quais precisam lidar. Portanto, devido à grande quantidade de tarefas, os empreendedores não conseguem administrar toda a empresa com qualidade, o que resulta no número crescente de negócios com dificuldade financeira. 

Diante disso, os escritórios contábeis têm uma excelente oportunidade de encontrar e atender uma grande demanda de clientes no mercado. Para isso, é necessário que a empresa ou profissional de contabilidade adote algumas práticas: 

Analisar as finanças

O primeiro passo para implementar o BPO financeiro é avaliar as finanças do escritório e fazer testes para identificar as necessidades de cada cliente. 

Assim, é importante entender como funciona um sistema financeiro de sucesso. Uma boa dica é utilizar o próprio escritório como um case de sucesso e só então começar a oferecer o serviço de terceirização no mercado. 

Só então, após identificar a viabilidade de oferecer o serviço, é hora de buscar clientes. 

Comece por clientes menores

A partir do momento em que o escritório de contabilidade está apto a trabalhar com o BPO financeiro, é hora de oferecer o serviço para clientes de baixa complexidade ou para aqueles que se encontram com um setor financeiro desorganizado.

Nesses casos, os processos mais simples, como gestão e geração de contas a pagar e receber, apresentam um excelente potencial. Depois, à medida que o escritório se estabilizar no segmento de terceirização do setor financeiro, será possível buscar clientes maiores e realizar processos mais complexos, que exigem um alto nível de expertise dos profissionais.

Avalie os seus serviços

Para garantir a prestação de um serviço de qualidade, é fundamental avaliar constantemente o BPO financeiro oferecido. Com isso, é possível analisar a qualidade e a eficácia dos serviços, além de identificar a possibilidade de oferecer outros serviços para clientes maiores.

Quando contratar um BPO Financeiro?

Não existe uma resposta única para essa pergunta. Afinal, o momento ideal para contratar um BPO financeiro depende de cada empresa e empreendedor. Mas algumas dicas podem ajudar a compreender quando oferecer o serviço de terceirização da gestão financeira para seu cliente. 

Nesse momento, em primeiro lugar, é recomendado apresentar o escopo de serviços da empresa de BPO financeiro e apontar quais atividades adequam-se ao momento e às necessidades da organização. 

Em segundo lugar, é necessário que a empresa ou profissional contábil converse com o cliente de forma direta e honesta, mostrando quais passos seguir para alcançar melhores resultados. 

CTA Por que contratar um BPO Financeiro

Vantagens da terceirização de empresas

Os benefícios do BPO Financeiro não se limitam aos escritórios de contabilidade. Ao ser implantado, os benefícios chegam também para as empresas contratantes. 

Assim, podemos listar entre as principais vantagens desse serviço:

  • Economia de gastos;
  • Otimização de processos;
  • Aumento na produtividade de outros setores;
  • Segurança e confiança financeira;
  • Tomada de decisão mais assertiva;
  • Dentre outros.

Além disso, ao passar o controle das finanças para profissionais especializados, as empresas têm a possibilidade de investir em outros processos, promovendo maior harmonia entre todos os setores.

Teste hoje mesmo a melhor plataforma de gestão financeira!

Agora você já sabe o que é, como funciona e por que contratar um BPO financeiro, além de saber os motivos para a gestão financeira ajudar cada cliente a alcançar o sucesso nas vendas e potencializar o crescimento da sua empresa.  

Ainda tem dúvidas sobre a contratação do BPO financeiro? O BomControle tem uma solução completa e profissional para ajudar o seu negócio. 

Conheça nossa tecnologia e saiba como o BPO BomControle pode aumentar o seu controle e produtividade para oferecer mais serviços sem aumentar a sua estrutura. 

Não perca mais tempo. Aproveite agora mesmo e teste o BomControle por 7 dias grátis e descubra como nosso sistema ERP pode fazer seu negócio se destacar dos concorrentes. 

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *