Quem é prestador de serviços sabe que precisa investir mais do que apenas na qualidade do trabalho que executa. Para que o desenvolvimento corporativo seja contínuo, é necessário focar no relacionamento com o cliente.
Por meio dessa estratégia, é possível entender o que o consumidor espera ao procurar determinada marca, fazer um bom atendimento, satisfazê-lo e torná-lo um cliente fiel. Ou seja: sempre que ele precisar dos serviços oferecidos pela empresa, não vai ter dúvidas quanto a quem chamar.
Mas o que você pode fazer para melhorar o relacionamento com o cliente e vender cada vez mais? Continue lendo nosso artigo e veja 6 dicas!
1. Conheça bem os clientes
Pense em como são seus relacionamentos na vida pessoal. Não é com qualquer pessoa que você se abre e procura ajuda para enfrentar as horas difíceis, não é mesmo? Quem são os amigos que você busca nesses momentos? Com certeza, são aqueles que o conhecem bem, entenderão sua situação e saberão como animá-lo.
No ambiente corporativo, o quadro é muito parecido. Diante dos problemas profissionais, as pessoas vão procurar os serviços de uma empresa com mais facilidade se souberem que ela entende a situação e fará de tudo para ajudá-las nesse momento.
Demonstrar empatia, colocando-se no lugar do consumidor, é a chave para o sucesso. Mas como fazer isso com quem não se conhece? É impossível!
Portanto, tire um tempo para pesquisar seu público-alvo, saber quais são seus interesses e quais as expectativas que tem ao procurar pela marca. Só assim você será mais efetivo ao se relacionar com o cliente.
2. Forneça diversos canais de relacionamento
Para fortalecer o vínculo com o público, é necessário desenvolver uma boa comunicação. Alcançar esse objetivo pode não parecer tão simples a princípio, mas é totalmente possível a partir do momento em que você fornece os canais corretos.
Algumas pessoas preferem ligar na empresa para resolver o problema, enquanto outras costumam mandar e-mails. Há, ainda, aquelas que optam por mandar mensagens no bate-papo das redes sociais ou mesmo nos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.
Cabe a você fornecer diversos canais para o relacionamento com o cliente. Assim, ele vai procurar pelos serviços oferecidos da forma que achar mais confortável. Essa atitude facilitará a contratação da empresa pelo consumidor.
3. Invista em estratégias de marketing digital
Atualmente, a maioria das pessoas busca pelas informações de que precisa na internet. Então, quando necessitar de um serviço e não souber quem o oferece, o indivíduo provavelmente vai pesquisar pelo assunto em sites de busca (como o Google). Por isso, ter uma presença online marcante é fundamental.
Investir em marketing digital (ou seja: desenvolver estratégias para ter uma forte presença no mundo virtual) vai aumentar as chances de contratação e melhorar a experiência do cliente com a marca.
Além disso, por meio das redes sociais, clientes em potencial podem observar o que outros consumidores vivenciaram ao contratar os serviços. Ter comentários positivos e saber lidar com as críticas aumentarão bastante suas possibilidades de venda.
4. Use uma boa ferramenta de CRM
Ninguém gosta de precisar se explicar vez após vez e relembrar as conversas que já teve com sua equipe a todo o tempo. Para evitar repetições desnecessárias e desgastes por parte do cliente, é preciso investir em um sistema no qual seja armazenado, de forma prática, tudo o que importa sobre ele.
Você deve ter, nas pontas dos dedos, informações sobre como foram as reuniões, conversas e oportunidades (abertas, obtidas ou perdidas) com esse cliente. Também é necessário ter fácil acesso a como está a execução das tarefas contratadas e a quais são seus compromissos agendados com ele.
Para tanto, o recomendado é pesquisar e encontrar no mercado um software de CRM — sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente — que atenda às necessidades do negócio e facilite o compartilhamento de informações.
5. Resolva eventuais problemas rapidamente
Outra forma de manter um bom relacionamento com o cliente é a agilidade ao resolver os problemas que vão surgir no meio do caminho. Não adie o contato com o consumidor e mostre que está disposto a lidar com o impasse da melhor forma possível.
Sempre que for necessário, assuma a responsabilidade por seus erros, seja transparente com o público e procure remediar a situação. Tal atitude vai deixar claro que você não pensa apenas na lucratividade e está preocupado em satisfazê-lo da maneira mais confortável.
Além disso, você vai fazer com que a empresa se torne uma referência de confiança para o comprador. Ele sabe que a marca será honesta ao lidar com situações desafiadoras — e essa qualidade é um grande diferencial competitivo.
6. Foque no sucesso do cliente
É verdade que o que mantém uma empresa ativa no mercado é a venda de seus produtos e/ou serviços. Ter o objetivo de vender é muito importante, mas lembre-se de que não é possível fazer isso a todo custo, sem se preocupar em checar se o cliente conseguiu alcançar os objetivos que o levaram a procurar pela marca.
Um consumidor que não encontrou o que esperava ao contratar uma empresa dificilmente vai voltar a fazer negócios com o estabelecimento. Por isso, foque no sucesso dele.
Para tanto, é preciso auxiliar o cliente no momento da venda. Não tenha medo de dizer que, ao contratar determinado serviço, ele não vai conseguir alcançar os resultados que espera.
Mostre as diversas opções capazes de solucionar o problema apresentado pela pessoa. Depois de efetuar a venda, acompanhe o comprador, veja se ele entendeu todas as funcionalidades e se está satisfeito com os resultados. Não deixe de oferecer um bom suporte.
Ficou claro que manter um bom relacionamento com o cliente é uma excelente estratégia para as empresas, não é? Ao colocar em prática as dicas que mencionamos, você vai fazer com que a companhia se torne cada vez mais competitiva no mercado, tendo clientes fiéis e que não hesitam em procurar por seus serviços sempre que necessário.
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