Saiba a importância de fazer backup em nuvem dos dados de sua empresa

Felix Schultz
Felix Schultz
Botão de backup em nuvem

A segurança da informação é uma necessidade fundamental para as empresas que trabalham com alto volume de dados. Informações sigilosas e importantes necessitam estar sempre sob o suporte de um bom backup em nuvem.

Realizar a constante recuperação das informações é, primeiramente, um trabalho de prevenção que traz uma série de benefícios. Neste post, você vai entender de forma concreta a importância do backup e como ele pode favorecer o armazenamento em nuvem. Confira!

Previne contra a necessidade do retrabalho

A perda de dados gera muitos transtornos, especialmente quando não há nenhuma solução. Em tempos de altas demandas e grande fluxo de trabalho, ter que refazer projetos, documentos e arquivos pode custar caro para um negócio.

No mundo empresarial, retrabalho quer dizer prejuízo. Ter que se dedicar a demandas que já foram feitas é, além de frustrante, prejudicial para o andamento de qualquer projeto. Como consequência, a empresa pode sofrer com atrasos graves que podem prejudicar sua credibilidade.

Um backup em nuvem garante que todos os arquivos estejam sempre seguros em ambientes digitais, livres de ataques e perdas de dados importantes.

Garante a segurança dos dados em computadores com problemas

Falhas técnicas podem acontecer, especialmente em computadores repletos de arquivos e em constante atividade, devido ao intenso fluxo de trabalho.

Mesmo com rotinas de diagnóstico e constante proteção, problemas podem fazer com que ocorra a perda de material. Erros simples podem trazer consequências graves para as empresas e dificultar a realização de projetos complexos e importantes.

O armazenamento em nuvem dispensa qualquer necessidade de salvar dados em equipamentos físicos, como HDs e outros periféricos. Assim, a empresa pode evitar perdas e garantir que arquivos e informações importantes sejam preservadas em um sistema confiável e livre de riscos.

Protege contra a incidência de falhas humanas

Nem sempre os funcionários têm o conhecimento suficiente para operar os computadores da empresa da maneira mais adequada, especialmente em ambientes online.

Máquinas conectadas estão sempre expostas a ciberataques ou ao mal uso, quando e-mails ou páginas pouco seguras são abertas, por exemplo.

Frequentemente, há a possibilidade de computadores serem infectados, mesmo com o desenvolvimento de campanhas de prevenção e orientação na empresa. Naturalmente, essas ocasiões podem expor os arquivos das máquinas, que podem ser corrompidos ou até mesmo roubados.

A gravidade desse tipo de situação gera, além da perda de material, o risco de que haja o extravio de informações confidenciais, o que pode representar problemas ainda maiores. Realizar o backup em nuvem é seguro em diversos âmbitos, seja em relação à perda ou à invasão de dados.

Fortalece o relacionamento do cliente

Em meio ao grande volume de dados com o qual uma empresa tem que lidar, há muitas informações que dizem respeito aos clientes, especialmente em empresas que prestam serviços. 

O risco de perder informações sobre serviços e projetos de consumidores é o mesmo de perder dados que dizem respeito à empresa. Entretanto, no primeiro caso o prejuízo pode ser ainda maior, estremecendo o relacionamento entre instituição e clientela.

Um backup em nuvem evita essa possibilidade constrangedora, que pode gerar prejuízos inestimáveis. Assim, é possível manter arquivos de terceiros em um ambiente seguro e acessá-los de forma prática e confiável a qualquer momento, livre de perdas ou falhas técnicas.

Facilita a manutenção preventiva

Assim como um carro, computadores precisam de manutenção preventiva para que funcionem sempre da melhor maneira possível.

O constante uso, como você já viu neste post, expõe as máquinas a problemas técnicos que podem ser evitados com a prevenção.

Muitos desses trabalhos de manutenção envolvem a formatação de computadores. Em alguns casos, não é necessário fazer tal procedimento, mas as máquinas precisam ficar paradas. E, no dia a dia da empresa, pode ser complicado não utilizar computadores que armazenam informações relevantes.

O backup em nuvem permite que, mesmo com máquinas paradas, seja possível acessar arquivos e dados importantes para que os projetos continuem em andamento. Assim, a empresa previne a formação de problemas em equipamentos sem atrapalhar o fluxo natural de trabalho.

Oferece benefícios pontuais no dia a dia

Além de todos os fatores que você já viu em relação à importância que o backup em nuvem traz para o dia a dia das empresas, existe uma série de benefícios muito úteis e que devem ser levados em conta. Confira a seguir os principais deles!

Adaptabilidade

A tecnologia em nuvem tem grande capacidade de se adaptar às diferentes demandas da empresa, independentemente do porte, exigência e necessidade de espaço para armazenamento. Sendo assim, não importa a atividade ou a demanda, esse recurso pode ser muito útil para o seu negócio.

Facilidade de uso

O backup em nuvem é um procedimento simples que pode ser realizado em tempo otimizado e sem demandar muitos colaboradores para tal. Tudo pode ser feito sem muito esforço, permitindo que outras demandas da empresa sejam atendidas sem grandes problemas.

Custo acessível

Apesar de ser uma tecnologia moderna, inovadora e interessante, o armazenamento em nuvem tem um custo bastante acessível e oferece possibilidades adequadas a diferentes empresas. Isso permite que qualquer negócio possa aproveitar as vantagens do backup em nuvem.

Centralização de informações

Informações centralizadas facilitam o acesso a diferentes departamentos de uma empresa. Na prática, isso representa menos tempo e mais assertividade na hora de consultar arquivos e dados de qualquer origem.

Mobilidade

A mobilidade se aplica em diferentes momentos. Caso uma empresa mude sua sede, por exemplo, o processo é todo otimizado, já que os arquivos em nuvem podem ser acessados remotamente, bastando que haja conexão com a internet.

Um processo de restauração e backup também pode ser feito de qualquer lugar, o que facilita bastante a rotina empresarial.

A importância do backup em nuvem pode ser facilmente observada por meio desses tópicos que você viu, não é mesmo? Essa tecnologia é eficiente, leve, totalmente online e não depende de nenhuma máquina. Assim, seus arquivos estarão sempre seguros e acessíveis.

Quer ter acesso a outros conteúdos semelhantes e estar sempre bem informado? Então siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn.

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *