Sistema para escritório de contabilidade: o que considerar antes de escolher um? 

Felix Schultz
Felix Schultz
sistema para escritório de contabilidade

O sistema para escritório de contabilidade é fundamental para quem deseja aumentar a produtividade e melhorar a qualidade das entregas. Afinal, a ferramenta é capaz de automatizar atividades operacionais, integrar dados do cliente e armazenar informações com segurança. 

Portanto, se você quer eliminar tarefas repetitivas e ter uma visão mais estratégica para o gerenciamento das contas da empresa, confira este artigo. 

Nele, você vai saber: 

  • O que é um Sistema para Escritório de Contabilidade?
  • Benefícios de um sistema para escritório de contabilidade
  • Como o sistema ERP funciona em uma empresa contábil?
  • Quais os principais recursos que um bom sistema para escritório de contabilidade deve ter?
  • Qual o melhor sistema para escritório de contabilidade?

O que é um sistema para escritório de contabilidade?

O sistema para escritório de contabilidade tem a função de automatizar tarefas repetitivas da contabilidade, como:

  • Geração de folha de pagamento;
  • Relatórios;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Realização de auditorias;
  • Auxílio na preparação de impostos; 
  • Entre outros.

Dessa forma, é possível gerenciar as finanças da organização de forma otimizada. Como resultado, você pode aumentar a produtividade, melhorar o relacionamento com os clientes e prevenir erros e perdas de dados. 

Benefícios de um sistema para escritório de contabilidade

O software contábil possibilita a automatização de processos, garantindo uma série de benefícios para a empresa. Veja algumas delas a seguir: 

Automatização de tarefas

Uma das principais características do sistema contábil é a automação de tarefas de rotina. Essa característica reduz os erros humanos e permite que os gestores possam direcionar sua atenção para tarefas mais estratégicas.

Melhoria da eficiência operacional

O sistema para escritório de contabilidade também proporciona um aumento na eficiência operacional. Afinal, reduz o tempo gasto em atividades manuais repetitivas e agiliza tarefas rotineiras. Assim, os profissionais conseguem focar em análises mais complexas. 

Acesso instantâneo a dados financeiros

A ferramenta contábil também permite a realização de conciliação bancária por meio da importação automática dos extratos bancários. Isso mantém os dados disponíveis online, podendo ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar. 

Segurança e conformidade

Com o software de contabilidade, é possível aumentar a segurança dos dados financeiros da empresa, diminuindo o risco de ameaças como roubo de identidade e fraude.

Além disso, todas as transações financeiras podem ser monitoradas, garantindo a conformidade com as leis e evitando multas e sanções.

Melhoria do atendimento ao cliente

Com mais tempo disponível, você terá mais tempo para avaliar o atendimento ao cliente e planejar novas estratégias para manter um relacionamento longo com sua base. Além disso, o software facilita e agiliza a comunicação, garantindo um atendimento mais próximo.  

Integração com outras ferramentas e sistemas

Outra vantagem do sistema de contabilidade é a possibilidade de ser integrado com outras ferramentas de gerenciamento. Assim, você pode unificar as informações, reduzindo a necessidade de entrada de dados redundantes.

Escalabilidade e adaptação às necessidades do negócio

Por fim, o software contábil garante recursos que facilitam a comunicação e possibilitam a realização de processos com total mobilidade. Dessa forma, o escritório de contabilidade consegue atender dezenas de clientes ao mesmo tempo, sem precisar estar no mesmo local físico.  

Como o sistema ERP funciona em uma empresa contábil?

O ERP, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português, é um software de gestão que unifica todas as informações de uma empresa. Isso possibilita a integração de dados e processos de todas as áreas do negócio.

Dessa forma, ao conectar os departamentos, auxiliando na administração e gestão da área contábil e otimizando o operacional dos clientes, o ERP garante uma gestão contábil e financeira completa.

Para isso, ele pode ser integrado aos demais sistemas já utilizados dentro da organização, automatizando uma série de tarefas que antes eram realizadas manualmente pelos colaboradores, como: 

  • Controle contábil e tributário;‍
  • Escrita fiscal completa no sistema integrado à Receita Estadual e Federal;‍
  • Gerenciamento da folha de pagamentos e outros encargos trabalhistas;‍
  • Emissão e gerenciamento das notas fiscais;‍
  • Controle patrimonial;‍
  • E muito mais!

Quais os principais recursos que um bom sistema para escritório de contabilidade deve ter?

1. Automação inteligente

Um bom sistema para contabilidade deve proporcionar a automatização das atividades. Afinal, esse recurso melhora a eficiência operacional, simplifica a gestão contábil, facilita o registro de entradas e saídas e muito mais. E tudo isso em poucos minutos. 

2. Personalização e flexibilidade

Outra característica fundamental para o sistema para escritório de contabilidade é a possibilidade de adequar a ferramenta às necessidades do negócio. Dessa forma, é possível ter total flexibilidade para acessar os dados da empresa de qualquer lugar e a qualquer momento.

3.  Compartilhamento de dados

O sistema contábil possibilita a integração dos dados e a realização do levantamento de custos com precisão e agilidade, o que fornece informações sobre as transações da empresa para a tomada de decisões bem fundamentadas. 

4. Análise e relatórios avançados

O software oferece recursos avançados para análise de dados, como relatórios financeiros personalizados e análise de tendências. Isso ajuda a entender melhor as finanças e proporciona uma visão ampla sobre a empresa, garantindo que a tomada de decisões seja feita com base em dados financeiros.

5. Escalabilidade e adaptabilidade

O sistema para escritório contábil pode ser expandido ou reduzido, sendo altamente escalável. Como resultado, ele pode ser adequado às necessidades de empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

6. Segurança e conformidade

A ferramenta contábil utiliza uma tecnologia de segurança avançada para proteger os dados e informações financeiras.  

Qual o melhor sistema para escritório de contabilidade?

Para escolher o melhor sistema para escritório de contabilidade, é essencial considerar os recursos e necessidades específicas do negócio. Além disso, é muito importante considerar as opções de integração disponíveis, principalmente as ferramentas de negócios que você já usa em sua empresa.

Em resumo, para escolher o melhor ERP contabilidade para sua empresa, avalie se a ferramenta:

  • Atende sua demanda, considerando os processos diários do negócio;
  • É online e oferece armazenamento na nuvem, que garante mais proteção e acessibilidade;
  • Conta com uma boa tecnologia de segurança para evitar vazamento de dados confidenciais;
  • Possui compatibilidade com os sistemas utilizados;
  • É fácil de usar.

Isso e muito mais você encontra no sistema BomControle, que garante uma gestão inteligente e capaz de otimizar a produtividade, fornecendo tempo para pensar no crescimento da sua empresa.

O ERP oferece módulos integrados entre si, que permitem relatórios de inteligência que auxiliam na tomada de decisão do gestor e no crescimento do seu negócio: 

  • Gestão Financeira: Atualiza sobre as contas a pagar e a receber;
  • Controle de Estoque: Gerencia o estoque online, garantindo mais vendas;
  • Vendas: Automatiza processos e proporciona produtividade;
  • CRM: Acompanha e registra a evolução de negociações;
  • ServiceDesk: Oferece atendimento e suporte de excelência aos clientes;
  • Gestão de Processos: Garante processos mais rápidos e eficientes.

Fale com nossa equipe para testar por 7 dias grátis e descubra como podemos ajudar você!

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *