5 vantagens de integrar o software de gestão financeira aos processos empresariais

Felix Schultz
Felix Schultz
software de gestão financeira

O software de gestão financeira é responsável por automatizar os processos financeiros. Ou seja, pode ser utilizado para fazer contabilidade, faturamento, processamento de folha de pagamento, entre outros. Dessa forma, otimiza os fluxos de trabalho, garante a eficiência dos processos e evita a ocorrência de erros.

Pensando nisso, explicamos a seguir as principais vantagens e características da plataforma de gestão financeira. Confira também dicas para você a fazer a melhor escolha para o seu negócio. 

Continue a leitura e confira! 

O que é um software de gestão financeira? 

O software de gestão financeira é o sistema responsável por automatizar e centralizar os processos e informações financeiras da empresa. Assim, garante mais agilidade e produtividade para as pessoas. 

Afinal, a ferramenta coleta e analisa os dados decorrentes dos processos financeiros da empresa e pode ser integrada ao ERP. Como resultado, a plataforma de gestão financeira proporciona uma visão mais abrangente do negócio, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas.

Dessa forma, o software de gestão financeira apoia as operações do dia a dia e maximiza a geração de lucro, assegurando a manutenção da empresa no mercado.

Além disso, esse programa de gestão financeira oferece muito mais vantagens: 

Acesso remoto

O software de gestão financeira possibilita o monitoramento quando e onde quiser. Assim, proporciona mais flexibilidade e autonomia para as pessoas e tornando as atividades mais eficientes.

Acompanhamento de indicadores financeiros

Os softwares financeiros apresentam indicadores de lucro líquido, faturamento bruto, ticket médio, rotatividade do estoque, entre outros. Como resultado, é possível acompanhar a saúde financeira da empresa e tomar as decisões necessárias.

Centralização das informações

Outra vantagem do software de gestão financeira é a capacidade de reunir os dados de diferentes áreas da empresa. Assim, facilita a consulta de informações e garantindo organização, padronização e segurança aos processos.

Quais as principais ferramentas de um software de gestão financeira? 

A seguir listamos as principais ferramentas do software de gestão financeira para ajudar você a melhorar ainda mais os processos financeiros do seu negócio.

1. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta básica de gestão financeira! Afinal, é essencial para acompanhar a entrada e saída de dinheiro do caixa em empresas de todos os portes.

Seu objetivo é gerar relatórios e demonstrações financeiras que possibilitem o gerenciamento dos recursos, apoiem as decisões gerenciais e garantam a conformidade no pagamento de impostos.

2. Controle orçamentário

Com o controle orçamentário, é possível realizar o planejamento anual e o controle dos custos gerais da empresa. Além disso, permite fazer as projeções de gastos para cada área. 

Como resultado, a automatização dos processos de cobrança e a atualização dos fluxos de recebimento melhoram a liquidez e mitigam os riscos das operações.

3. Gestão de custos

A gestão de custos avalia a situação financeira no curto prazo, evitando custos desnecessários e possibilitando a definição de estratégias para economizar. Para isso, ela inclui custos fixos e variáveis e baseia-se nos relatórios gerados para aumentar a precisão das previsões, orçamentos e diagnósticos para o negócio.

4. Sistema de emissão de notas fiscais

Outra ferramenta essencial para a gestão financeira é o sistema de emissão de  notas fiscais, que comprova as entradas e saídas e permite rastrear o dinheiro. Além disso, ela é importante para assegurar que a empresa pague os impostos necessários e tenha as informações acessíveis e organizadas em caso de auditoria.

5. Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é uma ferramenta de gestão financeira muito importante em grandes empresas. Afinal, o balanço registra todos os ativos e passivos do negócio, acompanhando o crescimento do patrimônio líquido ao longo dos anos. 

Com essas informações, é gerado um relatório que mostra o status financeiro da empresa, ajudando a demonstrar a solidez do negócio.

6. ERP

Por fim, outra ferramenta fundamental é o ERP para gestão financeira, que integra todos os dados e processos em um único sistema, automatizando uma série de tarefas. Assim, é possível ter relatórios mais amplos e indicadores mais completos de todo o processo. 

O ERP do BomControle oferece um módulo exclusivo para a gestão e controle financeiro da empresa. Dessa forma, possibilita gerenciar fluxo de caixa, faturamento, conciliação bancária, contas a pagar e receber, movimentações financeiras e emissão de notas fiscais e boletos.

Como escolher software de gestão financeira?

Agora que você já conhece as vantagens e ferramentas essenciais em um software de gestão financeira, é hora de saber quais fatores considerar na hora de escolher o sistema ideal para sua empresa.

Funcionalidades do sistema

Em primeiro lugar, verifique as funcionalidades que o software oferece e avalie se elas estão de acordo com as demandas da sua empresa. Para isso, faça um levantamento das necessidades do time financeiro. Dessa forma, será possível selecionar uma plataforma que faz sentido e que traz resultados.

Custo-benefício

Outro fator importante na hora de contratar uma plataforma de gestão financeira é o custo do produto. Nesse sentido, a dica é comparar as opções, considerando os recursos oferecidos e avaliando se o preço cabe no orçamento.

Segurança

A segurança é outro ponto muito importante, afinal os sistemas financeiros para empresas lidam com inúmeros dados e informações pessoais e bancárias. Portanto, é necessário verificar se o sistema de gestão oferece arquivos criptografados e tem o código de segurança SSL.

Facilidade de implementação

Além de avaliar as funcionalidades, é preciso verificar a complexidade de uso e implementação da ferramenta. Assim, a orientação é entender como é feito o processo de implementação, se a utilização é fácil e se o fornecedor oferece suporte especializado.

Flexibilidade do sistema 

Um ponto importante para escolher o software de gestão financeira é a autonomia do sistema para adaptar os recursos digitais de acordo com a realidade do negócio. Em outras palavras, é recomendado verificar se o software pode ser personalizado conforme as suas necessidades. 

Faça testes

Por fim, um fator importante na escolha do sistema é o período de teste. Com isso, é possível entender se a ferramenta será útil para a empresa e se ela supre as necessidades do time financeiro.

Qual o melhor software para controle financeiro empresarial? 

O melhor software para controle financeiro empresarial é aquele que oferece as funcionalidades que combinam com as demandas do seu negócio, como o BomControle. Afinal, ele mantém os processos financeiros de forma automatizada e eficiente.

Ainda, mais do que fornecer um software de gestão financeira robusto, nós apresentamos dados e informações capazes de ajudar você a entender a situação financeira da sua empresa. 

Com o ERP BomControle, você consegue gerenciar diferentes atividades! Dessa forma, terá uma gestão inteligente para o seu negócio por meio de seis módulos para livre acesso da empresa:

  • Gestão financeira: automatiza os processos financeiros do seu negócio;
  • Controle de estoque: gerencia o estoque de matéria-prima e produtos de forma integrada aos demais departamentos;
  • Gestão de vendas: controla todo o processo de orçamento e venda, automatizando as atividades;
  • CRM: gerencia o relacionamento com os clientes;
  • BPM: otimiza as atividades através da gestão e padronização de processos, garantindo mais qualidade.

Não perca mais tempo. Teste o BomControle por 7 dias grátis e descubra como nosso sistema ERP pode fazer seu negócio se destacar dos concorrentes. 

Ainda tem alguma dúvida? Então, fale com nossos consultores e saiba mais sobre a plataforma que oferece as ferramentas essenciais de gestão financeira para alcançar o sucesso nas vendas e potencializar o crescimento da sua empresa. 

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *