Você teve uma ideia de negócio e quer colocar em prática? Então saiba que, abrir uma empresa pode ser um processo lento e que vai exigir muita paciência.
O primeiro passo para você que deseja abrir um negócio é fazer uma breve pesquisa de viabilidade de nome, isto é, a razão social, na Junta Comercial. Em seguida, o empresário deve fazer uma consulta prévia de endereço na Administração Regional onde será a sede do negócio, para verificar se o endereço permite a realização de atividade econômica da empresa.
Vamos agora ver as recomendações para abrir uma pequena empresa no Brasil.
1. Busque um contador
Para que as documentações da abertura do negócio estejam todas corretas, alinhe-se com um contador. ficar achando que existe uma “espécie de crença”, que é mais interessante viver na ilegalidade, saiba que isso é uma ilusão. Somente um contador poderá recomendar, lhe auxiliar em qual será o melhor sistema tributário para o seu negócio.
O contador irá lhe ajudar montando um cronograma, com os dias de pagamento dos impostos e informando o melhor dia do mês para você fazer um balanço.
2. Consulte um advogado
O advogado é importante para auxiliar o empresário a elaborar o contrato social e outros documentos da empresa. As ferramentas de trabalho que deverão serem elaboradas por este profissional. Um exemplo são as vendas através de lojas virtuais , precisa do advogado para informar até quando vai a sua responsabilidade.
Precisando ficar por dentro da legislação trabalhista para que a equipe da sua empresa esteja regularizada
3. Cuide da sua marca registre
O investimento pode parecer alto no começo, mas é uma vantagem para a empresa a longo prazo. Imagine se, o negócio começa a se consolidar e, vai alguém registrou a sua marca, nesta caso, será preciso mudar o nome da sua empresa já pensou?
Além disso, o empresário deve considerar comprar um domínio na web, mesmo que não tenha planos para montar um portal robusto. Um site com informações básicas sobre a empresa faz bem para a imagem do negócio.
4. Invista no marketing do seu negócio
É comum que pequenos empresários recorram a soluções rápidas para fazer o logo da sua marca e produtos de divulgação do negócio. Economicamente pode parecer mais vantajoso do que contratar um serviço especializado.
Mas, hoje existem empresas especializadas para atender pequenos negócios que desejam investir um pouco mais no marketing. Seja diferenciado, já que é um serviço que poucas pequenas empresas utilizam.
5. Muito Importante fazer o planejamento financeiro
O sucesso de um negócio é fruto de um bom planejamento. E, quando abrir a sua empresa é preciso estar com as finanças em dia para não ter nenhuma surpresa. Não adianta achar que vão abrir o negócio e já vão ter clientes, o processo é mais lento.
Recomendamos serem um pouco mais conservadores em relação ao estoque inicial e pecar pela falta e não pelo excesso. Além disso, é preciso que o empresário tenha capital em dinheiro no caixa da empresa, para pelo menos três meses sem lucro.