6 dicas para aprimorar a assertividade no trabalho

Felix Schultz

Felix Schultz

No meio empresarial contemporâneo, um conceito que vem sendo cada vez mais debatido é a assertividade no trabalho. Desenvolver essa habilidade é recomendada para colaboradores de todas as esferas de uma hierarquia organizacional, mas sobretudo dos que ocupam cargos de liderança nas organizações.

Isso se justifica pelo fato de a assertividade servir para melhorar o clima nas empresas e ao mesmo tempo motivar os funcionários para que cumpram as suas atividades conforme o esperado, o que também reflete diretamente na lucratividade do negócio.

Ao buscarmos a definição de assertivo no dicionário Aurélio, encontramos que esse termo representa alguém que declara ou afirma algo. Mas o que é, de fato, uma pessoa assertiva no trabalho? E quais são as dicas para quem deseja melhorar nesse quesito? Falaremos mais detalhadamente sobre isso nos tópicos a seguir!

1. Saber ouvir e dar feedbacks

Uma pessoa assertiva sabe ouvir aquilo que os outros têm a dizer sobre ela, sem tomar isso como uma provocação pessoal ou ter alguma relação que cause qualquer tipo de problema. Afinal, ela entende que as vezes pode não enxergar certas coisas do mesmo modo que alguém de fora da situação pode observar.

O indivíduo assertivo também é um ouvinte nato, sabendo analisar opiniões e filtrar aquilo que é interessante e pode acrescentar para ele ou não. Além disso, reconhece a importância do feedback.

De tal modo, quando ocupa um cargo de liderança, a pessoa assertiva tem a habilidade de saber se comunicar muito bem com a sua equipe e se caracteriza por coletar as opiniões de todos e assim desenvolver uma gestão voltada ao bem-estar de todos.

2. Focar na resolução de um problema e não na identificação de culpados

Alguém que tem assertividade consegue compreender que os problemas ocorrem, na maioria das vezes, por situações ou condições alheias às vontades das pessoas. Desse modo, o líder assertivo preza pela identificação e resolução dos problemas, e não apenas em apontar culpados para cada situação adversa que ocorrer.

Também é característico do líder assertivo a promoção de um ambiente adequado para o trabalho dos colaboradores, com foco na melhoria geral dos problemas cotidianos que ocorrem nas empresas. Isso só ocorre com o estabelecimento de uma relação de confiança entre as partes, em que líderes e liderados precisam trabalhar juntos em prol do bem comum da organização como um todo.

A identificação de culpados fica sempre para um segundo momento, na visão desse tipo de pessoa. O primeiro passo é resolver as crises, encontrar soluções para que elas não voltem a acontecer e, apenas depois disso, verificar quem cometeu erros e, se for o caso, tomar as providências cabíveis.

3. Comunicar de forma clara e não agressiva

A comunicação clara é primordial nas empresas, de modo que é preciso que todos os envolvidos saibam entender quais são as prioridades na organização. Por isso, convém que os líderes saibam se comunicar e expressar muito bem as suas ideias, sem agir com agressividade.

O líder assertivo é direto, honesto e respeitoso, reconhecendo sempre a importância da comunicação e do diálogo para que todos tenham conhecimento de suas funções dentro de um time, de modo que uma complementa a outra, não sendo nem mais e nem menos importante para o resultado final almejado.

Portanto, quem deseja desenvolver a assertividade, precisa também entender sobre a comunicação clara, percebendo que o ato de comunicar não está apenas na emissão de uma mensagem formal, mas em praticamente todas as atitudes do dia a dia.

4. Saber dosar firmeza e flexibilidade

Há quem pense que não é possível ser firme e flexível ao mesmo tempo. Essas pessoas, certamente, não têm características assertivas, pois vão contra o pensamento de quem segue essa filosofia.

As pessoas assertivas conseguem sim se manterem firmes e convictas daquilo que querem e acham correto, porém sabem ser flexíveis e entendem que, em algumas situações, é preciso voltar alguns passos para alcançar resultados positivos.

O líder assertivo, portanto, precisa saber quando é o momento em que ele precisa ceder, tendo consciência das situações em que pode e que não pode abrir mão de algo para se beneficiar e contribuir para o seu time em uma negociação.

5. Assumir erros e compartilhar acertos

Todas as pessoas falham em algum momento e não há nenhum problema em reconhecer um erro perante as outras pessoas. Esse pensamento é típico de um líder assertivo, que não tem vergonha ou receio de se colocar em frente à sua equipe e dizer que cometeu um erro.

Quem deseja melhorar a assertividade, precisa ter em mente que é melhor reconhecer um erro do que tentar mascará-lo ou disfarçá-lo, correndo os riscos das pessoas descobrirem as mentiras e assim ficar com a reputação manchada e perder a posição de respeito que se espera de um líder.

6. Pensar antes de falar e agir

Os indivíduos assertivos precisam saber controlar as suas emoções e compreender o momento certo para expor aquilo que gostariam de dizer. Eles têm autocontrole e, por isso, desenvolvem o costume de pensar muito antes de agir e falar abertamente.

É preciso usar a racionalidade e, quem deseja ser um líder assertivo e tem o hábito de pensar ou agir por impulso, deve trabalhar e desenvolver o seu psicológico para que isso deixe de acontecer.

Seguir essas dicas é o ponto de partida para qualquer pessoa que deseja aprimorar a assertividade no trabalho. No entanto, outro ponto interessante é que pode ser observado é o uso de ferramentas tecnológicas que facilitem a execução de tarefas no dia a dia profissional.

Com o uso de um software de gestão que permita a informatização das atividades mais burocráticas, o líder poderá agir mais estrategicamente, buscando desenvolver a assertividade no trabalho não apenas para ele, mas também para todos os colaboradores da sua equipe.

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One Reply to “6 dicas para aprimorar a assertividade no trabalho”

  1. A comunicação clara é primordial nas empresas, de modo que é preciso que todos os envolvidos saibam entender quais são as prioridades na organização. Por isso, convém que os líderes saibam se comunicar e expressar muito bem as suas ideias, sem agir com agressividade. E um dos pontos que é necessário praticar

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